Karlskoga, Suécia – A BAE Systems fechou um contrato para produzir e entregar cinco canhões navais Bofors 40 Mk4 para os navios de patrulha da classe “Macaé” da Marinha do Brasil. O 40 Mk4 é a mais nova versão naval do Bofors 40 mm, canhão usado por muitas Marinhas e Guardas Costeiras ao redor do mundo. “A versatilidade do novo canhão e seus sistemas de munição 40 mm são atraentes para clientes em todo o mundo”, disse Lena Gillström, diretora de sistema de armas da BAE Systems Suécia. “Este contrato reforça nossa posição como fornecedor líder de canhões navais nas Américas.”
A produção em série começará imediatamente, com entregas iniciando em 2016 e continuando até 2018. Uma parte da fabricação das peças, de subsistemas, montagem final e testes será feita no Brasil, por meio de parcerias com empresas nacionais. Uma delas é com a Ares Aeroespacial e Defensa S/A, do Rio de Janeiro, fechada recentemente para a fabricação, montagem e instalação e atividades de pós-venda para os canhões 40 Mk4. “A produção local dos canhões navais mostra nosso compromisso em estabelecer parcerias mutuamente benéficas com a indústria brasileira”, disse Llyr Jones, vice-presidente para a América Latina e Canadá na BAE Systems. “Estamos aplicando princípios semelhantes aos nossos outros programas brasileiros.”
Nos últimos 40 anos, a BAE Systems entregou cerca de cem canhões 40 mm para a Marinha do Brasil, para o corpo de Fuzileiros Navais e para o Exército Brasileiro, assim como milhares de cartuchos de munição 40 mm. A munição programável e multiuso 3P da empresa é fabricada no Brasil desde 1999. Além do Brasil, Japão, Suécia, Finlândia, Islândia, Estônia, Uruguai, Indonésia e Malásia, entre outros países, também usam os canhões 40 Mk4 da BAE Systems.
Não tem dinheiro para as fragatas nem para corvetas mas tem para comprar 5 torretas de 40mm com ToT e tudo que tem direito , kd as duas torretas de L70 40mm da Corveta classe Inhaúma em desmantelamento ? Ta mais que bom para esses patrulheiros de projeto do século XX!! O negócio e continuar a assinar e gerenciar contratos!!! Por mim ficamos com a corveta e coloco um reparo de 30mm ou 2x23mm russo que o EI coloca a preço de banana até em cacamba de caminhonete, nada melhor para combinar com um patrulha de projeto totalmente defasado sem rampa para lançamento de inflavel pesado e de velocidade baixa!!
Muito bom ,bem que poderiam fazer um upgrade nas Amazonas também…
concordo….este eh o ponto……sera q isso pode acontecer……….c a palavra os Srs do blog.
Excelente compra, só achei que deviam comprar mais quantidade. O de 57mm stealth também é muito bom.
Sou mais o novo modelo da Oto Melara…
😉
a arma e boa mas as Macaé sao ultrapassadas em termos de desaine e desempenho
5 canhões só vão dar para equipar os navios que estão em construção e os “MACAÉ” e “MACAU” que já estão na ativa vão ficar chupando dedo ?
A MB já trabalha desenvolver em Forças Distritais de respeito, ótimo!!
Uma ótima notícia dentro do mar de incertezas financeiras vivido atualmente pelo Brasil!!!
o canhão tem um bonito desenho Stealth…. vai remoçar pelo menos de cara as Macaés…bommm
E ao que consta, tambem eh mais leve e mais rapido, com gerenciam,ento melhor, etc….otima aquisicao para as Macaes……sera q eh para as mais novas ou substituirao as ja em operacao…..antes q me esqueca, uma coisa caminha bem proxima de outra…..qdo li q os 4 rebocadores q a argentina comprou de segunda mao da russia , poderao a vir instalar canhoes de 40 mm nas mesmas…..gelei…..ja to sentindo o cheiro de doacao destes canhoes em uso pela MB……………….se isso acontecer eh caso de prender os responsaveis imediatamente…..mera suposicao de minha parte hemmmm…………mas ja tem histortico muito ruim essas doacoes para os hermanos (varios)….sera……………….