São Paulo, maio de 2023 – A Mac Jee, empresa brasileira especializada em tecnologias de defesa, apresenta ao mercado suas novas munições para obuseiro em calibre 155mm. Fabricada nas instalações da empresa em Paraibuna, na região do Vale do Paraíba (SP), a munição está consolidada no mercado desde a década de 30 e evoluiu gradativamente de acordo com as novas necessidades e cenários geopolíticos. A solução da Mac Jee conta com as exigidas certificações das Forças Armadas Brasileiras e a garantia de qualidade Mac Jee, que cuida de toda a produção, desde a criação do projeto inicial, até a forja e carregamento das munições, entregando eficiência e baixo custo-benefício.
Munições de obuseiro 155 são projéteis lançados por obuseiros ou canhões com diâmetro do corpo de 155mm e com característica de funcionamento de fragmentação e explosão. O projétil conta com dois tipos de carregamento de carga explosiva, podendo ser TNT ou Comp B (que consiste em misturas fundíveis de RDX e TNT). As espoletas de detonação podem ter algumas variações de acordo com a missão a ser realizada, podendo ser do tipo espoleta de tempo, proximidade ou impacto.
“Trata-se de uma munição com excelente desempenho de custo-benefício e largamente utilizada para defesa de fronteira e operação de apoio à paz. No cenário atual é umas das munições mais utilizadas na Europa por seu range de alcance e poder de dissuasão”, destaca Alessandra Stefani, CEO da Mac Jee.
A capacidade de produção da companhia para a munição 155mm é de 85 mil unidades por ano, com uma demanda majoritariamente internacional. “Nosso foco está nos mercados do Oriente Médio, Estados Unidos e Leste Europeu”, explica a executiva. “É um mercado fundamental para a soberania brasileira, que gera emprego e renda e representa aproximadamente 5% do PIB do nosso país. O setor passa por um momento de retomada e o apoio da esfera pública será fundamental para a indústria de defesa brasileira buscar oportunidades no exterior e mostrar a nossa força para o mundo”, diz a CEO.
A tecnologia 100% brasileira e exclusiva, com envolvimento da Mac Jee desde a criação, projeto inicial, até a forja e carregamento de produtos, tem alavancado negócios no mercado global. Para atender a demanda aquecida, nos últimos dois anos foram investidos mais de R$ 120 milhões no desenvolvimento de novos produtos de defesa e expansão da empresa, com a construção de uma nova unidade fabril em Paraibuna voltada para armazenamento e logística de materiais energéticos.
FONTE: FSB Comunicação
Bom dia: qual seria o custo de um pedido vamos dizer de umas 10.000 unidades?
Parabéns para a Mac Jee, ja ta na hora de passamos esse contratos da IMBEL pra a indústria privada.
PS: de onde vem o investimento da Mac Jee tendo em vista tanta pesquisa e desenvolvimento que eles estão tendo mesmo sem uma unica venda ja feita
Parabéns para a Mac Jee, torço muito para esta empresa triunfar e ter muito projetos de sucesso com muitas venda
Luiz Padilha
Boa tarde
A MAC JEE tem condições técnicas de produzir as munições de 120 mm para o centauro 2?
Sinceramente? Acredito que sim, desde que haja demanda. Sem demanda não há porque a empresa investir em uma nova munição. Se eles estão produzindo a de 155mm, pode ter certeza de que há encomenda. Vamos ver quando o EB começar a operar o Centauro com o canhão de 120mm, se vai haver demanda.
A demanda por 155 mm é grande, os países da Europa e os EUA estão fornecendo para Ucrânia.