Com a LYNCEA DEFEND, a NEXEYA FRANCE, uma empresa HENSOLDT, criou um sistema integrado de comando e controle (C2) de autodefesa multi-domínio 360° que inclui uma gama de sensores de bordo para detectar e proteger contra ameaças aéreas, debaixo d’água, acima da superfície da água e de terra.
O sistema de comando e controle (C2) LYNCEA DEFEND, foi desenvolvido com o objetivo de apoiar a tripulação da embarcação com uma avaliação abrangente da situação tática. A centralização de dados acelera o processo de tomada de decisão, apóia a análise de ameaças críticas e permite atribuir rapidamente as contra-medidas adequadas.
Para isso, o LYNCEA usa algoritmos de software avançados que analisam padrões de comportamento nas proximidades em tempo real. Ameaças potenciais são rastreadas e classificadas de acordo com seu nível de ameaça usando recursos de decisão inteligentes. Avisos de alarme visuais e sonoros automáticos notificam os operadores sobre ameaças. As contramedidas relevantes podem ser atribuídas manualmente pela tripulação ou automaticamente pelo sistema. O UAV de vigilância LYNCEA é implantado para avaliação de danos.
Para detectar ameaças, o LYNCEA DEFEND usa seu radar de navegação de longo alcance, um radar aéreo, um detector de varredura por radiofrequência (RF), um sonar de detecção de mergulhadores, um warner a laser, câmeras óticas diurnas e noturnas e o UAV de vigilância LYNCEA. As contra-medidas incluem um deslumbrante laser, dispositivo de bloqueio de drones, alto-falantes subaquáticos e o sistema de armas do LYNCEA.
O LYNCEA DEFEND junta-se à família de produtos LYNCEA como o sexto produto, adicionando ao LYNCEA MOBILE como uma opção para barcos rápidos, LYNCEA PATROL para barcos de patrulha, LYNCEA COMBAT para barcos de patrulha fortemente armados, LYNCEA COMMAND para centros de comando e LYNCEA TRAINING para centros de treinamento.
O LYNCEA já está em uso na Fragata de Vigilância Floréal da Marinha Francesa, na Embarcação de Patrulha Offshore tipo A69 e na Embarcação de Patrulha tipo POM. Também está implantado nos navios da Marinha de Camarões e na Marinha do Senegal.
TAmbem importante destacar que o LYNCEA oferece um datalink tático que aumenta as capacidades operacionais para se comunicar com os barcos infláveis de casco rígido e comandos do navio. O CMS também oferece capacidades adicionais para armazenar e analisar dados coletados pelo veículo aéreo não tripulado do navio. Importante lembrar que a NEXEYA FRANCE integra o mais recente datalink tático da OTAN em seu CMS LYNCEA Naval.
O LYNCEA é especialmente adequado para missões de ação estatal no mar, tais como vigilância de zonas marítimas, combate ao tráfico, missões de serviço público, busca e salvamento e Guerra Anti-Superfície (ASuW). Ele usa as mais recentes tecnologias de processamento de sinal para aumentar a distância de detecção de pequenos alvos.
Graças à comunicação segura Beyond Line-Of-Sight (BLOS), o Link 22 NATO pode atingir até 300 NM. O link de dados tático Link 22 oferece uma interoperabilidade completa das forças aliadas e permite a troca de dados táticos com todas as plataformas marítimas, submarinas, aerotransportadas, terrestres e espaciais. O Link 22 também dá acesso ao domínio da Guerra Eletrônica, ordens de Comando e Controle (C2) e Texto Livre. Entre seus maiores benefícios estão a comunicação BLOS, uma solução de retrofit das unidades de combate existentes está disponível, permitindo que as plataformas existentes estejam em serviço por um período mais longo de tempo. O Link 22 ‘ELFIN’ substitui o Link 11 ‘ALLIGATOR’.
Contato na America Latina
Luis Gueren – Latam.marketing@hensoldt.net