Por Roberto Caiafa
O Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar (Pq R Mnt/3), localizado na cidade de Santa Maria (RS), finalizou no início de janeiro o Projeto de Recuperação das Viaturas Blindadas de Combate (VBC-CC) Leopard 1A1, compreendendo 41 exemplares do modelo adquiridos do Exército Belga na década de 1990.
A Força Tarefa de Manutenção criada foi estruturada com a participação de militares dos 4°, 6º e 9º Regimentos de Cavalaria Blindados, organizações militares de destino das viaturas recuperadas. Hoje, cada Regimento de Cavalaria Blindado (RCB) conta com um esquadrão de VBC CC Leopard 1A1, além de possuir, em seus quadros, militares experientes para manutenir rotineiramente essas viaturas. No entanto, o Pq R Mnt/3 é a Unidade Logística encarregada das missões de recebimento, manutenção e suprimento de todo o material do Projeto Leopard, tornando-se assim a OM de referência para as viaturas dessa família de blindados.
A solenidade de finalização do Projeto, realizada no último dia cinco no Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar (Pq R Mnt/3) contou com a presença dos Comandantes dos RCB envolvidos. Durante a formatura, a última viatura blindada de combate Leopard 1A1 recuperada, pertencente ao 9° RCB, desfilou pela Alameda general Napion, representando todos os demais carros de combate recuperados pelo Parque.
FONTE:T&D
FOTOS: Roberto Caiafa
Qual seria a viabilidade de modernizar os Leo 1A1 remanescente, e futuramente os 1A5, com as mesmas torres dos futuros Guaranis 8×8?!
Até mais!!!
Um dia, quem sabe, não estaremos fazendo solenidades para apresentar blindados ultrapassados remodelados, mas blindados novos em folha, de ultima geração e, talvez, produzidos aqui mesmo.
Boa noite senhores!
Bem que uma repotencialização nos moldes da modernização realizada pelos canadenses seria muito bem vinda.
Estes 1A1 e os 1A5 modernizados e armados com um 120mm nos deixariam, bem na fita.
Os trabalhos logicamente seriam realizados pela unidade de SM/RS da KWM.
CM
Uma futura repotencialização destes 1-A1 e dos 1A5BR para um padrão semelhante aos MBT’s Leopards canadenses, por parte da unidade de SM/RS da MWK seria muito bem vinda.
CM
Tomando por base a primeira e a ultima fotografia, percebe-se q somente foi feita uma recuperacao geral do equipamento……motor, transmissao, eixos e lagartas alem de uma boa pintura…..fora isso nao da para se saber o q mais foi recuperado ou se foi feita alguma modernizacao de seus meios tais como miras, radios, etc………Sds,
Foi apenas uma recuperação do equipamento ou retrofit?
Mais uma boa notícia, estes Leopard 1A1 apesar de não serem veículos novos, ainda são muito úteis., por se tratar de um dos melhores projetos de MBT ocidental.
Ela foi somente recuperada para o seu padrão original 1A1 ou foi atualizada para o Padrão atual do EB que é o 1A5 BR (ou pelo menos para um padrão intermediário mais próximo) ???
Padilha vc sabe informar o que foi feito nos blindados, alguma modernização ou melhorias, ou apenas deram uma revisão e pintaram???
Não sei a fundo o que fizeram. As informações não são extensas.