Leonardo e Rheinmetall assinaram hoje um Memorando de Entendimento (MoU) para estabelecer uma nova joint venture 50/50 com o objetivo de promover uma abordagem industrial e tecnológica europeia no campo dos sistemas de defesa terrestre.
O objetivo do acordo é promover o desenvolvimento industrial e a posterior comercialização do novo Main Battle Tank (MBT) e da nova Plataforma Lynx para o Sistema de Combate de Infantaria Blindada (AICS), dentro dos programas de sistemas terrestres do Exército Italiano.
Armin Papperger, CEO da Rheinmetall AG falou: ” A Leonardo e a Rheinmetall, dois dos principais fornecedores europeus de tecnologia de defesa, estão unindo forças para realizar projetos ambiciosos. Juntos, queremos estabelecer novos padrões e abrir as portas para uma nova série de veículos de combate de última geração para a Europa. Ao fazer isso, estamos nos voltando para o mercado italiano, bem como para outros países parceiros que tenham necessidade de modernização no campo dos sistemas de combate.”
Roberto Cingolani, CEO da Leonardo, acrescentou: “As sinergias tecnológicas e industriais entre a Leonardo e a Rheinmetall são uma oportunidade única para o desenvolvimento de tanques de batalha principais e veículos de infantaria de última geração. Consideramos este acordo uma contribuição fundamental para a criação de um espaço de defesa europeu.”
Em particular, a futura joint venture – com sede na Itália – atuará como o integrador líder de sistemas, contratante principal e integrador de sistemas, em ambos os programas italianos (MBT e AICS) e definirá o roteiro para a participação no futuro Sistema Europeu Principal de Combate Terrestre (MGCS).
Dentro dos programas MBT e AICS, sistemas de missão, conjuntos eletrônicos e integração de armas serão desenvolvidos e produzidos pela Leonardo de acordo com os requisitos do cliente italiano. As tecnologias também serão a base para o desenvolvimento do futuro MBT europeu (MGCS) e das novas versões destinadas à exportação internacional. Com o recém-desenvolvido tanque de batalha principal Panther e o novo veículo de combate de infantaria Lynx, a Rheinmetall está equipada com a tecnologia básica apropriada para desenvolver ambos os programas.
As linhas de montagem final, os testes de homologação, as atividades de entrega e o suporte logístico serão realizados na Itália, com um workshare italiano de 60%.
A implementação do memorando de entendimento, assinado hoje, estará sujeita à aprovação prévia das autoridades regulatórias competentes, incluindo a Comissão Europeia e as respectivas autoridades nacionais de concorrência.
FONTE: Leonardo
Pelo que entendi dessa notícia a Itália realmente entra como participante do programa do novo tank europeu (Alemanha e França).
Estou certo? Li a notícia e não entendi exatamente onde ela deseja chegar.
Linx e Phanter na Itália.