No dia 31 de março, após uma travessia de seis dias navegando na calha do Rio Solimões, de Manaus a Tabatinga, no Amazonas, a Lancha Patrulha de Rio (LPR-01), subordinada ao Comando da Flotilha do Amazonas chegou à região de Tríplice Fronteira entre o Brasil, Colômbia e Peru.
Durante todo o percurso, a Lancha teve o apoio do Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) “Raposo Tavares”, com fornecimento de combustível, água e gêneros, o que possibilitou a realização da logística inerente à região amazônica.
Em Tabatinga, a LPR será empregada nas ações de patrulha naval, sob coordenação do NPaFlu “Raposo Tavares” e atuará, também, em inspeções navais coordenadas pela Capitania Fluvial de Tabatinga (CFT).
Devido a sua blindagem completa e equipamento FLIR, instalado a bordo, a operação da LPR-01 em Tabatinga garantirá maior segurança para o pessoal a bordo, além do incremento na qualidade e quantidade das abordagens às embarcações daquela região, especialmente no período noturno.
As Lanchas Patrulhas de Rio foram adquiridas na Colômbia em decorrência do contrato firmado entre a empresa Corporacion de Ciencia y Tecnologia para El Desarrollo de La Industria Naval Maritima e Fluvial e a Marinha do Brasil.
FONTE : Nomar
Foram compradas 4 para avaliação, se tiverem sucesso em suas missões virão mais, sonar? pra q? tem submarino no amazonas?lança misseis?Pra que?
Gostei muito desta compra! Não se pode fazer tudo no Brasil e a Colômbia, sendo um país amigo, deve ter nossa ajuda para desenvolver sua tecnologia
Pois é, uma embarcação de porte, relativamente simples e barata poderia ser feita aqui no brasil e em maiores quantidades para reforçar inclusive a polícia ambiental e a polícia federal no combate ao narcotráfico no Rio Paraná na divisa com o Paraguai e em outros grandes rios das regiões sul e sudeste.
Seria muito interessante uma fabricação local dessa & outras lanchas da COTECMAR.
Foi noticiado que o grupo nacional Sinergy , teria fechado contrato com a Cotecmar , para produção no Brasil de seus produtos.
Em um futuro próximo , podemos ; baseado nesses produtos desenvolver um produto nacional com melhorias em áreas como ( FURTIVIDADE ; NAVEGAÇÃO ; COMUNICAÇÕES ; ARMAMENTOS ; CLIMATIZAÇÃO etc.. ).
e essa aqui http://www.youtube.com/watch?v=9I42PVJtOlc
Vai vim mais lanchas ou essas 4 foram um cala boca para os colombianos que estavam reclamando que compraram de nós os super tucanos e a gente nada deles.
essa é a 1 ° as outras 3 serão entregues entre 2014 e 2015,não foi um desabafo foi requisitado mesmo,está sendo testada e até agora se mostrou ótima,o unico problema nessas lanchas é que na amazõnia faz um calor de 40 ° graus e isso ai vira um forno.
Ótima notícia!!!
Mas, só 4? Será que não dá pra comprar mais lanchas dessas não?
Tem sonar tbm ??? e pq não um lança misseis tbm ???
Sonar pra que? A única coisa em baixo delas são algas e peixes. E nem há espaço nem haveria muito sentido em um lança misseis em um barco desse porte, a única coisa que seria possível instalar seria um reparo com Iglas, mas não seria algo de grande utilidade.
Ela é maior do que eu pensava!
Creio que essa pintura não seja a ideal para a Amazônia.