De 1 a 4 de abril, a Safran participa da LAAD 2025, um dos maiores eventos de defesa e segurança da América Latina, no Rio de Janeiro. Reconhecida mundialmente, a Safran Electronics & Defense se dedica à projeção e ao desenvolvimento de sistemas e equipamentos inteligentes, versáteis e confiáveis nas áreas de inteligência, suporte à decisão, proteção, mobilidade e ataques de precisão, seja na terra, mar e ar, com o objetivo comum de apoiar a soberania dos países com tecnologia de ponta.
Parte desses produtos – aviônicos, sistemas de observação, sistemas de vigilância embarcados portáteis e navegação inercial – já está inserida em diversos projetos estratégicos nas Forças Armadas Brasileiras e de Segurança Pública.
EXCLUSIVO PARA O BRASIL
A Safran Electronics & Defense apresenta no Brasil a solução SKYJACKER – um sistema anti-drones desenvolvido para uso pelas Forças Armadas e agências de segurança em campos de batalha e instalações sensíveis.
Um dos principais diferenciais do SKYJACKER é sua exclusiva capacidade de spoofing: a tecnologia altera a trajetória do drone ao simular sinais GNSS, direcionando-o para umm alvo designado e neutralizando a ameaça.
Combinado com detecção por radar e identificação optrônica, essa tecnologia pode derrotar de forma eficiente drones individuais e enxames de drones em ambientes terrestres e navais, mitigando potenciais ataques. Além do mais, também é capaz de neutralizar drones pilotados remotamente a distâncias de um a dez quilômetros, oferecendo proteção avançada em operações críticas.
A Safran também apresentará suas soluções de UAS (Sistemas Aéreos Não Tripulados), destacando o PATROLLER e o LANNER. O PATROLLER é um UAV tático certificado, de longa autonomia e múltiplas aplicações, projetado para missões de inteligência, vigilância e aquisição de alvos. É perfeitamente adequado para operações militares externas, segurança interna e vigilância marítima. Notavelmente, o PATROLLER é o primeiro UAS do mundo a ser formalmente certificado pela norma OTAN STANAG 4671, um marco importante que permite sua operação sobre áreas densamente povoadas.
O LANNER é a nova geração de UAS tático leve com decolagem e pouso vertical (VTOL), com um peso máximo de decolagem (MTOW) de 50 kg. Ele foi desenvolvido para atender a uma ampla gama de missões, incluindo ISTAR (Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvos e Reconhecimento) e vigilância terrestre e marítima. Sua capacidade modular de múltiplas cargas úteis permite a identificação precisa e a designação de alvos fixos e móveis. A funcionalidade VTOL permite sua operação em superfícies muito reduzidas, minimizando o risco de detecção.
CELEBRAÇÃO
Além de introduzir novos produtos para o Brasil, a Safran também vai celebrar a parceria de sucesso com a empresa HBR Aviação durante o evento. A Safran fornece à HBR o sistema eletro-óptico de alta precisão EUROFLIR 410 que equipa os helicópteros Robinson R66 para atender o mercado brasileiro.
O EUROFLIR 410 é um sistema optrônico aerotransportado da Safran Eletrocnics & Defense adaptado às necessidades de todos os tipos de plataformas aéreas – helicópteros, aviões, aeróstatos e drones. O equipamento oferece desempenho de observação incomparável, graças à integração de dez sensores, um telescópio de longo alcance e uma estabilização de linha de visão de alto desempenho. De dia ou à noite, em qualquer condição climática, pode ser utilizado em missões de inteligência, vigilância, designação de alvos, proteção, intervenção (ISR/ISTAR) ou busca e resgate (SAR).
“O ano de 2025 marca o centenário da Safran Electronics & Defense, e um dos marcos dos quais nos orgulhamos é o sucesso das parcerias que estabelecemos em todo o mundo. No Brasil, não é diferente: temos uma parceria sólida com a indústria nacional, fortalecendo nossa presença no mercado brasileiro e abrindo caminho para futuras vendas. A família EUROFLIR é um dos produtos que exemplificam essa trajetória. Além disso, destacaremos nosso simulador, proporcionando aos visitantes da LAAD uma experiência imersiva para conhecer de perto a precisão e a superioridade do EUROFLIR 410. Esta é a oportunidade perfeita para compreender como essa tecnologia de ponta pode transformar operações aéreas civis e militares”, destacou David Montmasson, CEO da Safran Electronics & Defense Brasil.
PRODUTOS DE PONTA
Entre as mais diversas inovações desenvolvidas pelo grupo, outros produtos poderão ser vistos no evento. Voltado para a Marinha, o VIGY é um sistema eletro-óptico de vigilância e reconhecimento que combina câmeras de alta resolução e sensores avançados, permitindo monitorar e identificar alvos em ambientes marítimos com alta precisão.
O VIGY é projetado para ser integrado a plataformas navais, como navios e embarcações, proporcionando vigilância de longo alcance, mesmo em condições adversas, como mau tempo ou durante a noite. Ele utiliza tecnologia de imagem térmica e câmeras de alta definição para detectar, rastrear e identificar alvos, sendo ideal para missões de segurança, controle de tráfego marítimo, e proteção contra ameaças como embarcações não identificadas ou drones.
A Safran também oferece o GEONYX, o INS (Sistema de Navegação Inercial) mais compacto em sua classe de desempenho. Este sistema de navegação inercial é projetado para operar de forma independente de sinais externos, como GPS, tornando-o essencial para ambientes em que os sinais de navegação podem ser interrompidos ou indisponíveis, como em missões militares ou em áreas de difícil acesso.
A Safran estará presente no estande D20, com executivos da Safran Electronics & Defense Brasil e Safran Electronics & Defense (França).