Sistema desenvolvido com apoio da Marinha do Brasil e em parceria com a Israel Aerospace Industries está em operação na costa sul do país
A IACIT, empresa brasileira com atuação consolidada no desenvolvimento de produtos e serviços de alta tecnologia, estará presente na LAAD Defence & Security 2017 apresentando os primeiros resultados da operação do Radar Além do Horizonte (Over The Horizon – OTH), desenvolvido no país. A LAAD acontece de 4 a 7 de abril, no Riocentro e a empresa estará no Pavilhão 04, estande H-64.
O sistema único no país foi desenvolvido em parceria com a Israel Aerospace Industries (IAI) e apoio da Marinha do Brasil, que cedeu a área na costa sul do país e ofereceu apoio logístico para a realização das instalações estruturais do sistema. O Radar “Over The Horizon” (OTH) está operando no Farol de Albardão, no Rio Grande do Sul, desde o final de 2016 e atualmente está em fase de aferição dos primeiros resultados.
O sistema começou a ser desenvolvido em 2013 com o objetivo de proporcionar maior autonomia do país no controle e vigilância das fronteiras marítimas, permitindo o monitoramento de embarcações localizadas em até 200 milhas náuticas da costa, enxergando as riquezas dos mares brasileiros dentro do limite de jurisdição nacional. O Radar OTH é essencial para detectar as embarcações que não transmitem sinal de AIS, conhecidos como embarcações “não cooperativas”.
O Radar emprega o conceito “surface-wave” (ondas de superfície) que garante rastreabilidade de uma área maior, já que os sensores fazem uma “varredura” seguindo a curvatura da Terra, sendo mais eficiente que os radares convencionais que têm o alcance limitado pela linha de visada direta. Operando na faixa de HF, o Radar é capaz de monitorar centenas de quilômetros além do horizonte no ambiente marítimo. O radar emprega tecnologia “phased array” e um sistema específico de técnicas de eliminação de interferências o qual proporciona uma confiável e persistente cobertura de ampla área marítima em todo o tempo, independente das condições meteorológicas ou condição do mar (sea state).
“Além da complexidade logística do Farol do Albardão, a complexidade tecnológica torna esse projeto um dos mais significativos tanto para a IACIT quanto para o país, que passa a figurar como um dos poucos a dominar tal conhecimento”, explica o presidente da IACIT, Luiz Teixeira.
Interessante, é difícil ver noticias sobre o radar OTH, espero que eventualmente seja implementado ao longo da costa brasileira.
Ótima notícia!!!
Na minha opinião é sobretudo a pior das noticias sobre tudo para a atividade no dominío das comunicações radio eletricas no setor do radio amadorismo pois com uma boa propagação ionoesférica os sinais que emanam deste OTH radar de horizonte localizado junto ao Farol Albardão na costa sul antlântica distante de 100 km da fronteira com o Uruguai provocam interferências numa faixa de 400 khz bastante fortos ainda esta manhã durante 2 horas no periodo entre as 8 ás 10 utc estavam em portugal com sinais estrondosos da ordeem s9+20 impedindo qulquer contacto radioamadoristicvo, pergunto que pensa a INATEL e a IARU desta ocorrencia gostaria de obter algum feed back
Menos o alcance do radar OTH instalado é de cerca de 200 milhas náuticas, cerca de 370 km da linha de costa num azimute de 120 graus
Muito bacana.
Tão importante quanto renovar os meios da Esquadra, é a dotação de sistemas de monitoramento/vigilância de longo alcance que permitam ter ciência do tráfego naval a todo instante em águas de nossa ZEE.
Caso houvesse outra guerra das Malvinas por que a Inglaterra iria se preocupar em ter sua frota detectada?
Acho que a evolução deste projeto seja um radar OTH que detecta-se aeronaves e também misseis balísticos a milhares de Quilômetros de distância.
Imaginem o que este radar pode fazer ? Não apenas monitorar nosso mar, um exemplo se houvesse outra Guerra das Malvinas a frota inglesa teria que passar raspando o litoral africano pois não confiaria que por ser detectada pelos radares brasileiros estaria oculta dos olhos Argentinos.