A Marinha do Brasil, representada pelo Comandante do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), Vice Almirante Marcelo Francisco Campos, assinou durante a LAAD 2019 um contrato com a DGS para adquirir 2 lanchas blindadas para emprego na baia de Todos os Santos e proximidades. A previsão de entrega é de 240 dias.
O Com2ºDN assim poderá incrementar a fiscalização das águas interiores e combater os crimes transfronteiriços e ambientais de sua jurisdição, que abrande os estados da Bahia, Sergipe e parte de Minas Gerais.
De acordo com o VA Campos, com a chegada das lanchas, a o patrulhamento será feito com mais eficiência, melhorando os serviços na área de segurança.
A área marítima do 2º DN, é muito específica, já que é composta de águas rasas e com a presença de pedras, trazendo risco a navegação, dai a necessidade do uso de embarcações com baixo calado com casco reforçado e resistentes a impactos, por isso a opção por essas 2 lanchas ETRH – Embarcações Tubulares Rígidas Híbridas, que possuem como característica principal, a resistência ao choque mecânico, à incrustação do casco e uma manutenção mais fácil.
FONTE: MB