A Mac Jee, empresa brasileira com atuação no setor de Defesa, apresenta, com exclusividade na LAAD Defence & Security, as novas funcionalidades do Armadillo TA-2. No estande da empresa, localizado no Pavilhão 04, os visitantes podem conhecer o protótipo do exclusivo e inovador sistema de posicionamento e lançamento de foguetes da Mac Jee, além de conferirem as funcionalidades por meio de animações.
O Armadillo TA-2 foi desenvolvido e patenteado pela Mac Jee para oferecer ao mercado um sistema compacto, que atenda as demandas pelo uso de carros menores para suportar lançadores de foguetes. O sistema da Mac Jee será construído e montado já a partir do segundo semestre de 2020.
Entre as novas funcionalidades agregadas ao projeto inicial do Armadillo TA-2 estão: Sistema de conduta de tiro optrônico, desenvolvido com capacidade de designação de alvo até 10 quilômetros, tanto de dia quanto a noite; Mastro optrônico retrátil; Sistema de nivelamento do veículo eletrônico automático; Computador de Bordo touchscreen, permitindo a operabilidade do sistema completo desde a cabine do veículo.
A plataforma de lançamento opera em 360º e carrega três módulos, cada um contendo 16 foguetes de 70 mm, totalizando 48 disparos – tendo ainda mais 32 foguetes em um compartimento de recarregamento automático. O sistema pode ser operado manualmente ou de forma automática e foi projetado para retrair integralmente no veículo durante a fase não ofensiva.
Por ser totalmente retrátil, o sistema fica totalmente escondido, fazendo com que o veículo seja confundido com um veículo de patrulha 4×4 padrão. Além disso, mantém a eficiência em qualquer condição meteorológica, mesmo em situações extremas como tempestades de areia, fortes chuvas ou frio extremo, ou variedades de terrenos.
O protótipo foi instalado no veículo da empresa americana AM General, modelo M1152 HMMWV e deve entrar em fase de testes no CAEx (Centro de Avaliações do Exército), no Rio de Janeiro.
Além desse protótipo, a Mac Jee já prepara novas versões do sistema lançador de foguete, como um veículo de comando e controle e um veículo de observação avançada.
“O Armadillo TA-2 é o veículo leve com maior poder de fogo do mundo, podendo disparar tiros diretos até dois quilômetros sem estabilização e até dez quilômetros em tiros de artilharia indireta. Esse é um novo conceito que a Mac Jee passa a oferecer ao mercado, representando um novo marco ao setor de Defesa”, destaca o CEO da Mac Jee, Simon Jeannot.
Com o sistema de recarga automática, o Armadillo TA-2 mostra-se também mais rápido, seguro e eficiente para operações de combate. O sistema de nivelamento elétrico e automático garante a estabilidade do veículo em missões, com tiros de artilharia precisos.
Características de cada módulo TA-2 (casulo)
- 16 foguetes de 70mm, oferecendo maior segurança e proteção maximizada
- Transporte fácil e seguro
- Revitalização possível
- Armazenamento eficiente
- Manutenção Otimizada
- 3 módulos na plataforma de lançamento + 2 módulos no compartimento de munições
- 80 FOGUETES carregados num único veículo
- Utilização rápida e eficiente
Múltiplas aplicações em operações:
- Reforço de patrulhamento
- Avançado posto de artilharia
- Suporte para lançadores de foguetes de calibre maior
- Complemento à bateria da Artilharia
- Monitoramento de fronteiras
- Operações especiais
Mac Jee na LAAD 2019
Local: estande Mac Jee – S.40, Pavilhão 04
DIVUGAÇÃO: Rossi Comunicação
Se não me engano a empresa tinha um projeto SHORAD baseado no mesmo conceito de veículo leve. Acho que poderia ser mais interessante ao EB, visto que ele já está servido dos Astros.
Positivo
poderiam comprar umas 100 unidades dessas e repartir entre o EB e o Corpo de Fuzileiros Navais, com certeza cabe uma boa quantidade deles no PHM Atlântico.
Uma dúvida, esse sistema poderia ser instalado em um veiculo da Agrale utilizado pelo exército? Ou até na viatura 4×4 blindada da iveco, que o exército vai adquirir?
Não entendi o fato desse sistema ser instalado nesse veículo.
Abs
Ele foi desenvolvido para este veículo. Ele é escamoteavel/retrátil.
Muito interessante este projeto . Assim como tantos outros , tomara que vá para frente !