Por Luiz Padilha
A Israel Aerospace Industries – IAI, apresentou durante a LAAD o Mini Harpy, seu sistema tático projetado para unidades de campo ou Marinhas. Ele pode ser lançado de plataformas terrestres, marítimas e de helicópteros , proporcionando completa independência na coleta de informações para um quadro de situação atualizado e fechando o círculo de ataque a baixo custo. O Mini Harpy é um drone com munição que eu chamo de Kamikase (uma vez lançado ele não retorna), pois ele é lançado em direção à área alvo, voando até que uma ameaça seja detectada e então direcionado a ela.
Após a detecção, o sistema trava na ameaça e a ataca de forma rápida e letal. O sistema foi projetado para fornecer aos operadores controle até o último momento, incluindo a interrupção da conexão em qualquer estágio, para o caso da existência de civis próximo ao alvo, podendo após reavaliação do cenário, realizar novo ataque. Tudo isso é possível graças ao sistema EO/IR anti radiação, que fornece ao operador total consciência situacional durante a operação.
Com apenas 45 kg, ele é acionado eletricamente, é extremamente silencioso e carrega uma ogiva de 8 kg. O sistema é flexível podendo ser lançado de plataformas terrestres, marítimas e aéreas, com um alcance de 124 milhas ou 200 km, uma autonomia de 120 minutos e um teto operacional de até 5.000 pés. O drone pode voar a uma velocidade máxima de 200 nós.
Este tipo de míssil que acho que o Brasil devia investir e ter alguns dezenas pra ocasiões especiais, já imaginou a situação da Venezuela agora com o S300 quase na fronteira, se tivéssemos alguns destes poderíamos facilmente explodir o sistema deles e pensando de acordo com o nosso livro branco, tendo alguns destes o camarada arrogante e vizinho pensaria duas vezes em colocar seu sistema tão perto assim da nossa fronteira e quando falo em Venezuela utilizo apenas como exemplo pois poderia ser uma Argentina, um Paraguai, enfim, qualquer situação de fronteira com o nosso país inclusive no mar pois não temos o costume de usar em outros países como os americanos e tantos outros.
Temos que adquirir este sistema. Que maravilha ,o vídeo é empolgante. Um poder tecnológico que uma nação da grandeza do Brasil precisa ter em suas forças armadas.