Por Luiz Padilha
O Defesa Aérea & Naval – DAN, foi convidado para participar do Media Flight da aeronave Sikorsky M28 que se encontra no Brasil para uma série de demonstrações. A aeronave chegou ao país por Manaus, seguindo para Brasília e se encontra no Rio de Janeiro, onde a Sikorsky participa da feira de defesa e segurança LAAD 2017.
A mídia foi recebida por representantes da empresa na sala VIP da Lider no aeroporto de Jacarepaguá, onde recebemos um briefing sobre o Latin America Demo Tour do M28.
Na sequência nos dirigimos até a aeronave onde fomos recebidos pelo comandante Czeslaw Zywocki e seu co- piloto Lukasz Lal, que segundo o comandante Zywocki, foi quem pilotou o M28 durante a travessia do Atlântico.
O comandante Zywocki apresentou a aeronave detalhadamente aos jornalistas e convidou a quem quisesse a sentar no lugar do co-piloto para explicar o funcionamento dos instrumentos e tirar qualquer dúvida pendente.
Após todos estarem satisfeitos, o co-piloto assumiu seu lugar e foram iniciados os procedimentos para a decolagem.
O M28 foi construído na Polônia pela PZL Mielec, uma empresa Sikorsky, como uma aeronave multi-emprego de asa alta para pousos e decolagens curtos em pistas preparadas e não preparadas. O M28 possui um robusto trem de pouso, que por ser fixo, reduz bastante a necessidade de manutenção.
O M28 tem uma porta de carga traseira que se abre em 2 partes, conferindo à aeronave uma enorme capacidade de combinações entre carga e passageiros, além de um pod de carga no ventre da aeronave. No total, o M28 pode levar até 2.300 kg de carga útil, uma capacidade nada desprezível para uma aeronave de seu porte.
Isso tudo é possível graças aos seus dois motores PT6A-65B da Pratt & Whitney, de 1.100 shp cada, que conferem ao M28, potência e confiabilidade, além de ser um dos mais econômicos do mercado. Os motores PT6 da P&W são muito utilizados no Brasil, como por exemplo, nos Tucanos e Bandeirantes produzidos pela Embraer.
O Exército Brasileiro pretende utilizar aeronaves de asa fixa para dar o suporte necessário aos pelotões de fronteira, principalmente na região Amazônica, e tem observado algumas opções para realizar este tipo de missão. O M28 foi apresentado ao Exército Brasileiro e voou na região Amazônica, realizando todas as missões que o EB pretende que a aeronave à ser escolhida, venha a fazer sem restrições. O M28 transportou soldados, carga, lançou cargas e paraquedistas durante o tempo em que voou para mostrar suas qualidades ao pessoal da Aviação do Exército. cabe salientar que a aeronave pode transportar as pás das aeronaves de asa rotativa do EB.
Na imagem acima é possível ver um dos pontos fortes do M28. Esse dispositivo possibilita ao operador da aeronave içar a carga até 500 kg manualmente e a mesma ser colocada em seu interior rapidamente. Para os operadores de regiões que não possuam suporte em terra, é um grande diferencial que reduz bastante o tempo para carregar e descarregar a carga. O M28 também possui 2 janelas bolha, próprias para a realização de voos de busca e salvamento.
Voltando ao nosso voo de demonstração, o comandante Czeslaw Zywocki após um rápido taxi, efetuou uma decolagem curtíssima, utilizando apenas 300 metros da pista do aeroporto de Jacarepaguá. O voo durou aproximadamente 25 minutos e a aeronave além de silenciosa, quando comparada com outras similares, é super estável, tanto que a bonequinha havaina presa acima do painel do co-piloto, não dançou nenhuma vez.
Um dos pontos fortes do M28 para os mercados civil e militar é o seu pós-venda. A empresa possui um centro de Atendimento ao Cliente funcionando 24 horas, possibilitando ao operador encaminhar seu pedido de assistência e ter a solução o mais rápido possível, afim de manter o nível alto de disponibilidade da aeronave.
No caminho para o pouso no aeroporto de Jacarepaguá, o M28 veio para a aproximação final utilizando uma de suas excelentes características, a baixa velocidade de stall (65 kts), tocando no solo a 90 kts, num pouso extremamente suave e curto, seguindo para a posição reservada e com o corte de motores sendo executado rapidamente. Sem dúvida, uma experiência positiva que deixa a certeza de que, se a aeronave escolhida pelo Exército Brasileiro for o M28, a Aviação do Exército estará muito bem atendida.
Características da aeronave
- Peso bruto Max: 7.500 kg
- Peso vazio: 4.354 kg
- Carga útil: 2.300 kg
- Carga máxima de combustível: 2.278 l
- Velocidade máxima: 192 kts
- Velocidade de stall: 65 kts
- Velocidade de cruzeiro: 132 kts
- Distância de decolagem:548 m
- Distância de pouso: 499 m
- Teto de serviço: 25.000 pés
- Alcance Máximo 1.592 km
Acredito que essa seja a melhor aeronave para o EB.
Ao meu ver, é o principal candidato para o EB. O sherpa é um grande concorrente, principalmente pela capacidade , mas deixou de ser fabricado em 1990, ou seja, a quase 27 anos. Sua cadeia logística é, na melhor das hipóteses, uma grande incógnita. O M28, ao contrário, está em produção, e deve continuar assim por muitos anos. Sua manutenção é garantida pela sikosky, hoje parte da gigante Lockheed Martin. Logo, nesse quesito, não há como comparar um com o outro.
O twin otter é outro grande concorrente pelas suas características STOL, mas não tem a versatilidade do M28, com suas portas traseiras, etc. As fotos falam por si mesmo.
A USAF tem vários à disposição, recentemente retirados do serviço. São excelentes aquisições.
Não sei o porque não pegar um avião nacional e transforma-lo para nossas necessidades!
Dos concorrentes, também achei a melhor, tb são novos. Agora fico pensando, porque a embraer não transfere pra sua subsidiária Neiva, a tarefa de desenvolver aeronaves para o mercado a hélice? Pois mercado mundial pra essa categoria tem!
Esta aeronave seria muito útil não só ao EB, como todas as empresas que necessitam substituir os Bandeirantes em operação na aviação regional de passageiros, inclusive à própria FAB.
Melhor o avião americano Sherpa usado pelo exército americano.
Uauuuuuuuuuuuuuu……..fortissimo mesmo como candidato………vamos torcer, afinal chega de coisas velhas…..rsrsrsr valeu pela reportagem Padilha.