A BAE Systems exibirá, de 4 a 7 de abril, uma gama de produtos inovadores e tecnologicamente avançados na LAAD Security – Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa – no Centro de Exposições e Convenções Riocentro, no Rio de Janeiro, Brasil.
A BAE Systems irá apresentar uma série de recursos-chave, que estão ajudando seus clientes e parceiros a ficar à frente das ameaças mais recentes e emergentes.
O destaque irá para o obuseiro autopropulsado M109A5. Atualmente, a BAE Systems está atualizando a frota de M109 do Exército Brasileiro para a configuração M109A5+, que oferece maior capacidade e melhora o tempo de recepção da missão ao disparo em mais de 80% em relação às variantes anteriores. As primeiras entregas estão previstas para 2018.
A BAE Systems apresentará para a imprensa uma atualização sobre o programa às 15h do dia 5 abril, quarta-feira, no estande da empresa, localizado no estande K40.
Histórico:
A BAE Systems recebeu um contrato, por meio do U.S. Government’s Foreign Military Sales (Escritório de Vendas Militares Estrangeiras do Governo dos EUA) para fornecer 32 veículos M109A5+ atualizados em setembro de 2016.
As atualizações melhoram significativamente a capacidade de artilharia do Exército Brasileiro e baseia-se nas fortes relações com os clientes da empresa no Brasil.
O M109A5+ proporciona um aumento da capacidade por meio da digitalização da sequência de missão de tiro e é adaptado para atender às necessidades do Exército Brasileiro. Melhorias adicionais foram feitas ao sistema de posicionamento e navegação, na unidade de exibição de comando, rádios digitais, sistema de controle de armas e bloqueio do tubo remotamente acionado.
M109A3 ficarão nos demais grupos, os m-108 serão tirados da ativa, 3 x 12 em cada grupo.
Só fazer a conta, temos 6 GAP atualmente, tira-se 1, ficam 5, divide-se 3×12 e 2×16, então sim haverá uma padronização só pena que os M-109A3 não foram modernizados ainda… já deviam ter sido.
Se o 16 GAC AP será desativado, para aonde irão os M109 A3? Para o 22 GAC, padronizando a frota?
Alguém poderia explicar como funcionam esses morteiros?
Aula para leigo.
São “canhões”, certo?
Autopropulsados porque são montados em cima de caminhões.
Como conseguem acertar seus alvos?
Qual o alcance?
São usados com que objetivos específicos? Destruir tanques, pontes?
Qual a precisão dessas armas?
Ao colega acima, os M-108 serão todos desativados, o GAP de São Leopoldo será transformado num grupo de lançadores ASTROS 2020.
Teremos 5 GAP , 2 com M-109A5 e 3 com M-109A3, isto consta no Plano Estratégico do Exercito divulgado aqui mesmo neste site.
Os M-109A5+ (32 unidades) irão reequipar dois GAC/AP, um em Santa Maria/RS (3°) e outro em Curitiba/PR (5°), com 16 unidades em cada um. Ambos operam hoje os M-108. Quanto a esses, continuarão equipando apenas uma unidade, o 22° GAC/AP de Uruguaiana/RS. Os M-109A3 atuais (37 unidades), equipam o 15°, 16° e 29° GAC/AP’s, em Lapa/PR, São Leopoldo/RS e Cruz Alta/RS, respectivamente, com 12 unidades em cada um e uma unidade na Escola de Material Bélico. Há esrudos para uma modernização para padronizá-los com os A5+. Para os M-108 que forem , há planos de transformá-los em veículos de apoio, como transporte de munições.
ficaram “top” mesmo, apenas acredito que o EB precisava fazer uma modernização URGENTE em suas camuflagens ( principalmente em veiculos ) afinal estamos em um País Continental e o que é bom para ser usado na Amazônia não é bom para o Semiarido da Caatinga e muito menos nos campos do Sul…enfim, acho que não é tão dispendioso o investimento em uma boa e moderna camuflagem..
Não trocaram o tubo?
Encontrei. Existe um projeto para transformar os M108B em veículos para transporte de munição de artilharia. Um protótipo foi feito Matricula EB20546.
Padilha tira bastante foto lá pra nós hein, me parece que o Guarani com a torre Torc 30 estará lá tbm.
Padilha, e os antigos M109a3 que já estão em nosso exército, alguma novidade, serão tb modernizados ou continuarão no mesmo padrão?
Pelo que eu li alguns serão transformados em porta morteiros , terei de que procurar onde eu li,
E o que vao fazer com os M 108……..serao atualizados tbm ou serao desativados…..
Até onde sei continuarão M108, mas perguntarei na LAAD sobre eles.