Na manhã deste sábado, dia 03, a nova aeronave da Embraer, o avião militar multimissão KC-390, pousou na pista do Aeroporto Municipal Tancredo Neves. É a primeira vez que o gigante esteve em Botucatu para demonstração e apenas os funcionários da Embraer terão acesso.
O KC-390 é uma das atrações da festa de fim de ano da unidade da Embraer em Botucatu. O avião militar, ainda em fase de certificação, está posicionado dentro da unidade fabril ao lado de outros modelos em exposição para os funcionários.
O KC-390 é um avião de grande porte, medindo 35 m x 35 m, que vai servir para inúmeras operações no Brasil e exterior. Na prática, irá disputar mercado com o modelo Hércules, da norte americana Lockheed Martin, que há décadas está no mercado.
O KC-390 pousou em Botucatu pontualmente às 6h55 deste sábado, usando apenas meia pista, característica do modelo que é capaz de se adaptar em qualquer terreno. A aeronave veio de fábrica de Gavião Peixoto e o Comandante Márcio Brizola Jordão foi o responsável pelo deslocamento. Ele destacou as características técnicas da aeronave.
“É um produto brasileiro, o primeiro grande diferencial. O segundo, e que fará grande diferença no mercado, é a flexibilidade de missões que essa aeronave oferece. O modelo pode transportar cargas, tropas, paraquedistas, lançar cargas durante o voo em grandes altitudes, operar em cenários táteis com uma avionica que é a última palavra de navegação. Com essa tecnologia, é possível voar na parte noturna com a aeronave totalmente apagada, apenas pelo sistema de navegação. Ela é capaz de fazer reabastecimento em voo, aliás, além de receber o combustível, ele também é um avião tanque, ou seja, ele transfere combustível”, disse ao Acontece Botucatu o comandante da aeronave.
A Embraer recebeu recentemente o ‘Certificado Provisório’ para o KC-390. O documento foi emitido pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), órgão da Força Aérea Brasileira (FAB). Resumidamente, a certificação atesta que o modelo de defesa da Embraer cumpre os requisitos da base de certificação.
Presente no evento, o diretor da unidade local da Embraer, Alexandre Solis, comentou a participação de Botucatu na fabricação do modelo militar. A aeronave tem a produção dividida entre as unidades de Botucatu e Gavião Peixoto.
“Botucatu participou desde o começo. A gente fez a parte traseira e dianteira desse avião. Ela é feita, produzida aqui e é enviada para Gavião Peixoto para fazer a junção das partes lá. Após a certificação, já temos 28 encomendas pela FAB e 32 cartas de intenção e é claro que esse volume é muito bom para os números da empresa”, comentou Solis ao Acontece Botucatu.
O modelo KC-390
O KC-390 é o maior avião cargueiro fabricado no Brasil, um projeto da Embraer feito em conjunto com a Força Aérea Brasileira para desenvolver e produzir um avião de transporte militar com menor custo operacional, além de ter a flexibilidade para executar as mais variadas missões.
O avião cargueiro é capaz de transportar até 26 toneladas a uma velocidade de 470 nós, ou seja, 870 km/h). O modelo possui capacidade de operar em pistas com condições severas, inclusive pistas não pavimentadas ou com solo acidentado.
Sua fuselagem pode acomodar cargas de alto peso e grandes dimensões através de sua rampa. O modelo mede 35 m x 35 m. O KC-390 concorrerá com o da norte americana Lockheed Martin, que há décadas fornece unidades para a Força Aérea Brasileira.
FONTE: Acontece Botucatu