A aeronave de transporte militar KC-390 fabricado pela empresa brasileira Embraer realiza apresentações oficiais em diferentes países, após participar do salão de Le Bourget, no final de junho na França.
A Embraer anunciou no final de junho que nos próximos meses espera assinar acordos para a venda de até seis unidades do KC-390, sua nova aeronave multi-missão de transporte militar e reabastecimento aéreo.
O primeiro acordo deve ser assinado com o Governo de Portugal. O valor final do contrato ainda é desconhecido, uma vez que vai depender da configuração e os equipamentos específicos em cada aeronave. Apesar das questões ainda pendentes, a entrada de uma aeronave brasileira a frota de um país membro da OTAN, é considerado pela empresa como “uma vitrine” para o mundo.
Alguns meios de comunicação na Argélia, Nova Zelândia e Austrália destacaram a chegada do KC-390 nesses países, como parte de um tour deve percorrer diferentes países.
Além disso, países como Argentina, Colômbia, Chile, República Checa, Suécia e Alemanha tem demonstrado interesse em adquirir o KC-390.
Que notícia boa!
Que a Embraer venda centenas nos próximos 5 anos , apesar de pressões políticas externas!!
Ele não pode ser versado num excelente AWAC?
Que boa notícia preconizada por um Site sério!!
Que a EMBRAER venda centenas dele nos próximos anos!
E pensar que li muitos especialistas desancarem este projeto, justamente, por focar no nicho do C-130.
Os Pontos cruciais do KC 390 serão as suas capacidades de pousar e decolar em pistas de terra e reabastecer helicópteros, porque de resto ele dá conta do recado, ou melhor arrebenta, dá e sobra!
Um detalhe, para países como Alemanha e França, no futuro próximo, quando estiverem substituindo seus patrulhas marítimos Orions e Atlantics, respectivamente, pelo A319 MPA, será uma ótima oportunidade à Embraer usar como justificativa, além das qualidades da aeronave, a padronização de componentes, visto que o KC-390 usa a mesma motorização da família Airbus A320 (IAE V2500).
Hoje a França é Alemanha têm interesse no KC-130J, para apoiar suas operações especiais, entretanto em pequenas quantidades.
O KC-390 tem tudo pra ser um sucesso e um sucessor a altura dos C-130 operados em muitas forças aéreas mundo a fora.