Gavião Peixoto (SP), 18/08/2015 – O ministro da Defesa, Jaques Wagner, visitou nesta terça-feira (18) as instalações da Embraer Defesa e Segurança, em Gavião Peixoto (SP). Na ocasião, Jaques Wagner conheceu as linhas de fabricação, produção, montagem e modernização das aeronaves militares brasileiras.
Um dos destaques apresentados pela Embraer foi o primeiro modelo pronto do KC-390, que voou em fevereiro de 2015, e cuja certificação será feita no primeiro semestre de 2017. O KC-390 é uma aeronave de transporte militar, preparada para realizar operação de evacuação, busca, resgate, combate a incêndio florestal. O cargueiro também pode ser usado para reabastecimento de helicópteros e caças de alto desempenho.
O modelo acomoda cargas de grandes dimensões com peso de até 23 toneladas em seu interior, como helicópteros, veículos e tropas. Também é equipado com sistema de autodefesa com proteção balística de áreas críticas, com capacidade de operação em pistas semipreparadas.
O ministro visitou o interior do cargueiro e constatou o alto nível tecnológico e de nacionalização dos sistemas embarcados na aeronave. “Conhecer de perto o KC-390 foi importante para comprovar seu uso flexível para realizar multimissões, estabelecendo novos padrões de capacidade e desempenho, o que eleva a eficiência de suas missões”, ressaltou.
Além desta aeronave, existem mais duas em estágio de produção. O presidente da Embraer Defesa e Segurança, Jack Schneider ressaltou a qualidade do KC-390, destacando que, no atual momento, vários potenciais clientes estrangeiros já se candidataram para a compra, somando mais de dez pedidos. “É uma aeronave necessária ao mercado com sucesso garantido”, afirmou Schneider.
O ministro também visitou as aeronaves F-5 e AMX, da Força Aérea Brasileira (FAB), que passam por processo de modernização, além do modelo AF-1 da Marinha do Brasil. Visitou ainda a linha dos A-29, os Super Tucanos, fabricados para exportação.
Segundo Schneider, 234 aviões Super Tucanos já foram vendidos para diversos países, retratando o sucesso do modelo no mercado. O presidente também esclareceu que para receber o Gripen NG, a Embraer já realizou as obras de terraplanagem para construção do prédio que abrigará o Centro de Desenvolvimento Conjunto do projeto.
Durante a visita, o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Rossato, destacou a boa qualidade dos projetos da empresa. “O que surpreende toda vez que se visita a Embraer é o nível de tecnologia agregado aos diversos projetos. Além da alta qualificação dos recursos humanos da empresa, com mestres e doutores trabalhando nos projetos, a empresa emprega máquinas e equipamentos de última geração”, disse.
Após receber o ministro, o presidente Jack Schneider, fez uma apresentação dos projetos e dos novos desafios da empresa. Destacou a existência de 17 mil funcionários, sendo cinco mil engenheiros e 1.300 mestres, doutores, e com pós-graduação.
FONTE: Ascom
Aqui não parece ser o sítio onde pessoas sem responsabilidades para com as FFAA possam usar de ofensas e baixaria. Muito bem colocado Padilha. Façam-se as críticas, as análises, mas exija sim um nível à altura de seu honesto e preciso meio de divulgação e comunicação. Tanto é de interesse público como um ótimo instrumento de informação. Mais uma vez, parabéns pela qualidade das matérias.
Jose Carlos, como vc nao leu o q escrevi pqe de certa forma houve bloqueio em meu comentario, parece-me q vc esta babando demais…….de forma alguma a critica construtiva ou q traz a verdade ao conhecimento de muitos eh ou pode ser considerada baixaria. Alias caro, baixarias e ofensas sao estas q lemos e vemos diariamente em todos os meios e informacoes deste pais e ditas e cometidas por estes politicos e apaniguados…..verdadeiros absurdos e bofetadas na cara da sociedade. Dito isso, nao eh dessa forma q taparemos o sol c a peneira….de-se destaque sim, mas ao assunto principal, ou seja, ao KC 390 e Embraer, mas vai dai colocar a foto daquele q nao se coaduna c as boas praticas da etica e honra…..isso nao da pra engolir…………..enfim, mais uma vez, nao venha dar puxacao de orelhas de forma precipitada e sem ter mais ou maiores informacoes…….. nao precisa puxar tanto assim aos editores, alias, o merito dos mesmos ja eh reconhecido e respeitado. Eu mesmo estou aqui desde o inicio deste trabalho e teco elogios frequentes bem como criticas qdo julgo adequadas e pqe nao…..tomo algumas caneladas tbm . Sds
Sou um cidadão comum do povo, leigo nos assuntos mas gosto das matérias do Dan e Luiz Padilha simples assim . por isto que eu leio todos os dias defesa Aérea e naval para saber notícias sobre o exército brasileiro, marinha e aeronáutica. Parabéns Padilha. Confiança! É como ter um amigo.FIM
Mais uma vez jogaram no lixo meu comentario….alguns podem escrever bobagens aqui, mas um comentario justo e correto q nao atenda aos interesses de alguns, nao podem……..fazer o que……
Celso se vc usou algumas palavras que nosso sistema bloqueia, pode ter certeza de que nem no lixo está. Procure usar palavras mais simples e sem conotações agressivas que o sistema poderá aprovar seus comentários.
Uma dica: Salafrário, Safado, preguiçoso, Putência e outras estão no sistema para serem bloqueadas.
Tenho certeza de que vc encontrará no português, outras formas de se expressar sem cutucar ninguém. Aqui não é como em outros lugares que se escreve o que quer. Fica a dica!
Abs
Padilha, posso ate concordar c algumas de suas recusas , mas me descul;pe, vcs estao exagerando…..dese qdo preguicoso eh ofensivo , primcipalemnte qdpo eh a mais absoluta verdade…..ou sera q vc nao conhece a historia dos personagens q aqui vc publica……saiba q este eu conheco de longa data e nao tenho o menor receio em afirmar isso. Outra coisa, aqui se escreve sim absurdos, de inumeras formas…basta saber ler, escrever e principalmente compreender. Ahh….quem fala e sempre falou PUTENFIA nao sou eu, nem inventei este termo….ja lembrou quem………nao preciso procurar novos termos em nossa lingua patria ou na nossa rica gramatica, senao isso aqui vira discurso do STF. Mesmo assim agradeco a sua preocupacao em me responder e justificar. Vamos dar valor aos assuntos q sejam de fato inerentes as FAs, mas dai a dar destaque ao dito cujo desta materia…ah meuuu isso eh uma baita bofetada no rosto dos honestos e eticos deste pais…….voces estao cometendo um erro enorme ao dar tanto espaco a este cara q nao o merece………vamos tratar de coisas serias e deixar de postar tanto bla,bla,bla, isso eh pura conversa mole e propaganda mentirosa, todos aqui sabem disso e vcs idem , de promessas e boas intencoes o inferno ta cheio. Sds
Gilberto… duvido deste cenário descrito por vc, mesmo porque esta “guerra” do governo contra a Embraer existe só na sua imaginação.
Para mim foi uma visita de caráter comercial “acerto de novos cronogramas de pagamento e de trabalho” e propagandística (uma maneira de mandar a mensagem de que, apesar dos cortes, o governo não abandonou os projetos tocados pela empresa).
Quanto a empresa usar caixa próprio no projeto… ela já usou, até o limite que poderia usar sem comprometer demais seu caixa (e os outros projetos). Depois disso, chega… sem grana, sem KC.
E quanto ao lucro só vir com a série… não é assim que a coisa funciona. A empresa foi contratada para desenvolver um projeto para o governo, e por isso esta cobrando um valor que cobre seus custos e prevê um lucro (como qualquer empresa). Vendas futuras trarão receita e lucro adicional para empresa e royalties para o governo. Então desde a fase de projeto já existe lucro.
Quanto a tal janela comercial, acho que o atraso divulgado não prejudicará a tal janela de oportunidade comercial.
É mesmo Luiz Fernando???
A Embraer NÃO criou um incidente diplomático com um convidado do governo brasileiro…
A Embraer NÃO está transferindo suas unidades industriais para Évora…
A Embraer NÃO está transferindo para o Exterior linhas de montagem de novas aeronaves…
A Embraer NÃO está atrasando o programa o Programa KC-390 por causa de 100 milhões de dólares e fazendo press-release para o mercado MUNDIAL para constranger politicamente o seu cliente sem negociação PRÉVIA e decisão informada oficial e CONJUNTAMENTE.
O anúncio DA MANEIRA que foi feito pela empresa passa a ANOS-LUZ de uma boa prática empresarial e de respeito ao seu cliente preferencial…
SÓ um desavisado ACHA que está tudo OK e tranquilo nas relações da empresa com o atual governo…
“A Embraer NÃO criou um incidente diplomático com um convidado do governo brasileiro…” resposta NÂO. Quem criou o incidente foi o idiota russo!!!
“A Embraer NÃO está transferindo suas unidades industriais para Évora…” resposta NÃO. Não está transferindo, está abrindo novas unidades para fabricar itens que antes comprava de fornecedores externos. Isso não é transferência.
“A Embraer NÃO está transferindo para o Exterior linhas de montagem de novas aeronaves…” resposta… SIM e NÃO… Anunciou que vai concentrar a montagem do Phenom (que já não é uma aeronave assim tão nova), para a linha que já existe em Melbourne, e que vai abrir uma segunda linha, em paralelo a linha brasileira, para montar o Legacy 500, no mesmo local. Apenas isso.
Quanto ao KC quem disse que são apenas 100 milhões, quem disse que não estão ocorrendo negociações, e quem disse que está tudo bem nas relações entre ambos… só que não existe uma “guerra” como vc proclama.
Chamo a atenção para um pormenor, as unidades de Évora, segundo o seu diretor Paulo Marchioto, vao provavelmente produzir estruturas para outros fabricantes não se limitando apenas a casa-mãe… estas unidades estão relativamente próximas de dois dos maiores polos aeronáuticos europeus, Sevilha, e Touluse, além de serem na região européia mas próxima dos EUA, maior mercado aeroespacial do mundo
Texto típico de Assessoria de Comunicação que INVENTA uma visita que não existiu.
O que EXISTIU foi uma dura reunião onde o Ministério da Defesa deve ter cobrado a decisão da Embraer anunciado o atraso do cronograma da certificação do projeto KC-390 por causa de um atraso nos pagamentos que não deve representar nem metade ou mesmo um terço do preço futuro de um KC-390 !!!
Na minha opinião o movimento da Embraer é um BLEFE para cima do governo. Não posso ACREDITAR que uma empresa do tamanho da Embraer não possua 100 milhões em caixa para adiantar e manter o cronograma de desenvolvimento do KC-390. A posição da Empresa é POLÍTICA (como foi na visita do premier russo).
E é política ACIMA até dos interesses da Embraer, o projeto do KC-390 é propriedade do Comando da Aeronáutica e portanto a Embraer só começa a lucrar de verdade com o projeto a partir das vendas externas.
Por isso e pelo fato que a janela de oportunidade COMERCIAL de disputar a renovação de transportadores militares táticos com o Lockhead Martin C-130J ANTES da disponibilização de outros projetos que estão mais atrasados que o KC-390.
O que deve ter havido é uma DURA cobrança entre o governo e a empresa e as notícias que se seguirão na próxima semana é que vai indicar como se deu o embate:
Se o governo vai pagar os atrasados ou não e/ou vai exigir a manutenção do cronograma original e/ou o governo vai aproveitar o blefe da Embraer e aproveitar para atrasar de vez os desembolsos e esperar o que for necessário para receber suas 30 aeronaves e a Embraer que lide com suas futuras perdas comerciais. Veremos nas cenas dos próximos capítulos…
Vejo a visita como um bom sinal. O que o ministro tem interesse e está trabalhando para reverter, pelo menos parcialmente, os problemas de corte de verbas para projetos de defesa promovidos pelo ajuste fiscal.
Minha humilde opnião, modernização dos F-5, parada, modernização dos AMX, parada, modernização dos AF-1, parada, construção do KC-390, parada por falta de recursos, linhas de aviões civil, migrando pros EUA, agora adivinham o que vai acontecer com a linha do GRIPEN na mão da embraer ??? quem adivinha vai ganha um beijo do ministro!!
Na minha opinião você é mais um que menospreza e até torce para o fracasso de qualquer coisa que envolva o nosso país. Se a marinha dos EUA reduziram encomendas do novo F35 por falta de verbas suficientes porque aqui no Brasil, onde nossa industria de defesa ainda está em processo de recuperação, não teríamos atrasos e problemas? Acredito que mesmo com toda essa crise econômica e a tradicional negligência dos políticos ao setor houve e haverá avanços! Meu conselho é que deixe de abraçar tanto esse “espirito de vira-latas” e procure ter fé e orgulho no Brasil.
Ele acabou de chegar do Iraque, esteve reunido lá provavelmente para acertar a venda do ASTROS e dos Super Tucanos que os iraquianos estão querendo comprar… Esta visita a Embraer logo após a sua chegada também pode estar relacionada com a venda…
O Jaques Wagner está trabalhando três vezes mais que o seu antecessor.
Até que enfim, alguém que também reconhece isso.
Independente da origem, esse cara tá mostrando serviço, acho válido dar algum crédito a ele, isso não é muito comum entre os nossos ministros.
Vender ou doar, vão pagar com o que?? petroleo?? o Brasil mal consegue vender o seu do pré-sal!! e a divida das ultimas compras que não foram integralmente pagas?? enfim… fazer doação é muito facil não precisa nem viajar e só telefonar e mandar alguém vir buscar!!! kkk
Pois é, justamente por isso que eu acredito que ele foi lá pessoalmente para tratar.
Como garoto propaganda do governo ele está se saindo bem o que precisa mesmo são os recursos para que estes projetos não andem a passo de lesma.
Zzzzzzzzzzzzzzzzzzz nada mais que isso!
CM
As vezes a velocidade não é o que a gente deseja mas estão andando. Esta dito:
Certificação em 2017 e
Mais dois em linha de produção.
Junto, o nobre ministro (sic), levou o cheque com o valor que o GF deve para a EMBRAER?
A respeito disso nenhuma notícia né?
Como disse Galitto: “No money, no business!”
O governo deve para embraer ou a embraer deve para o Brasil???
Estou curioso para saber como é o interior do KC-390, como é o espaço do compartimento de cargas, a cabine de comando…
É Carlos você tem toda a razão, vamos ver se todo esse falatório desses políticos vai virar realidade na prática, o negócio é esperar e torcer para que esses projetos tenham um bom andamento!!!
Político visitar instalações e falar bonito é uma maravilha, colocar as coisas pra andar no trilho certo é outra coisa!
Ou seja, mais do mesmo ! Infelizmente tudo em banho Maria.
Caro Ministro, no Money, no Business !