Por Guilherme Wiltgen
O Japão finalizou a compra dos primeiros cinco MV-22 Osprey, marcando a primeira venda internacional da aeronave tiltrotor.
O contrato concedido pela Marinha dos EUA à Bell Boeing, inclui não só a fabricação e a entrega da aeronave, mas também suporte, formação e equipamentos de apoio, de acordo com um comunicado emitido nesta terça-feira pela Bell Helicopter e a Boeing.
A Defense Security Cooperation Agency (DSCA) notificou, em 5 de maio, o Congresso norte-americano sobre uma potencial venda de US$ 3 bilhões para 17 unidades do Osprey, “O Japão está modernizando sua frota de transporte para melhor apoiar a sua defesa e em missões especiais”, avisou a DSCA .
As aeronaves vão melhorar muito a capacidade japonesa em responder à ajuda humanitária em caso de desastres naturais além de ampliar a capacidade de operação anfíbia da Japan Ground Self-Defense Force (JGSDF), aumentando também a interoperabilidade com as forças dos EUA.
Atualmente, somente o USMC opera o MV-22, inclusive a partir de bases localizadas no Japão. A USAF utiliza o CV-22 em Operações Especiais e, no início deste ano, a US Navy anunciou sua intenção de comprar 44 aeronaves para uma variante naval.
Uma que já era esperada a anos, o Japão que é um tradicional usuário de equipamentos dos EUA vem namorando a anos o Osprey e agora torna seu desejo em realidade.
O V-22 não tem equivalentes no mercado gozando assim de um domínio em sua categoria, o que conta como ponto negativo é o valor por cada unidade, acredito que os próximos usuários possam ser a Inglaterra,Israel, e talvez França e Austrália, mas isso é o que acho.
Como mencionaram num dos comentários uma versão AEW seria muito bem vinda principalmente com o maior número de embarcações dotadas de Sky Jump o que impossibilita o uso dos E-2C/D. Tenho uma publicação da revista “Air International” de 2002 se não me engano, que tem a concepção artística de uma versão do Osprey dedicada a missões AEW.
Tal aeronave seria um incremento significativo para qualquer marinha que hoje dependem de helicópteros ou aeronaves baseadas em terra, acredito que existam estudos avançados de tal incremento de capacidade do Osprey mas que deve demorar mais alguns anos para ser lançada (espero que em menor tempo).
O mercado para o Osprey vai ser ampliado de forma substancial ainda nesta década devido a necessidades distintas de vários operadores, o próprio Japão deve adquirir mais unidades para suprir uma demanda futura.
Versões especializadas vão começar a entrar em produção como mostram os testes de uma plataforma REVO realizada a alguns meses, AEW entre outras é questão de tempo.
Japão está fazendo o dever de casa, construindo seus DDH, e comprando os brinquedos, como os V22, e podendo ainda este ano chegar F-35.
Depois, Koreia do Sul e Austrália poderam comprar os V22 também.
Sds
para um pais que tem as forças armadas voltada somente para a defesa… o japão estar de parabens.
Esses MV-22 darão um belo reforço para as operações do novíssimo DDH 183 Izumo e futuramente de seu irmão gêmeo ainda sem nome DDH 184…
Acredita-se que a JMSDF pretenda com esses grandes porta helicópteros de 248 m de comprimento operar futuramente com o F-35B transformando-os em NAes… e para isso é essencial a adição de alguns MV-22 para algumas funções básicas do navio.
O mesmo deverá ocorrer com os Queen Elizabeth da Royal Navy…
Japão ficando cada vez mais poderoso, Shinzo Abe e meio apressado, mas ele sabe que a situação na Asia é perigosa e sabe que Japão precisa se fortalecer para que o pior não aconteça, o Brasil precisa de um politico assim, que toma atitude para mudar algo.
Creio que uma verção AEW, e de reabastecimento aereo, do Osprey seria mais indicado para a opereçao embarcada em um NAe, e seriam opções bastante viaveis para o futuro A-13.