Os mísseis FASGW(H) (Future Anti-Surface Guided Weapon (Heavy)) usam tecnologia sofisticada para atacar alvos de pequeno e médio porte e serão utilizados nos novos helicópteros AW159 Wildcat da Royal Navy.
O Ministério da Defesa britânico (MoD) vai contribuir com £280 milhões para o desenvolvimento dessa arma complexa, no primeiro projeto colaborativo desde a cimeira anglo-francesa, que aconteceu no mês passado na RAF Brize Norton, marcando um passo significativo no trabalho conjunto sobre armas complexas entre as duas nações.
O investimento vai manter cerca de 200 postos de trabalhos, altamente qualificados, no Reino Unido e será feito nas instalações da MBDA, em Bolton, próximo de Manchester, Bristol e Stevenage. O contrato também irá proteger mais 200 postos de trabalho na França.
O Ministro do Equipamento de Defesa, Apoio e Tecnologia, Philip Dunne, disse: “Este sistema de armas complexo, e altamente sofisticado, irá oferecer aos nossos novos helicópteros AW159 Wildcat capacidade de ataque sem igual. Este contrato só não vai proteger cerca de 200 trabalhos de engenharia especializada no Reino Unido, mas principalmente por ser um ponto importante na construção da nossa relação com a França, por meio de aquisição conjunta de equipamentos de uso comuns, o que irá proporcionar a interoperabilidade e outros benefícios do trabalho em parceria”.
O First Sea Lord Admiral Sir George Zambellas disse: “Esses mísseis no estado-da-arte vão desempenhar o seu papel na manutenção de uma Marinha crível. Eles não só vão fornecer a Fleet Air Arm uma vantagem no combate futuro, mas também irá ajudar a fortalecer a nossa parceria e interoperabilidade com os nossos bons amigos da Marine Nationale”.
Parece que esses mísseis de pequeno porte terão um alcance maior do que o AM39 Exocet e até mesmo o Harpoon. Mais de 100km. Que poder de fogo invejável para um helicóptero! Só a questão da ogiva de pequena potência é impedirá o engajamento de alvos navais maiores