Por Nadia Gonzalez Ernould*
Desde que o mundo é mundo, o homem busca soluções para viver melhor. Um galho ou uma pedra já serviam como os primeiros instrumentos. Avançamos sem trégua e, na nossa jornada evolutiva, a Inteligência Artificial, a IA, é mais uma ferramenta para a conquista de um presente e futuro mais seguros e inclusivos.
A evolução que estamos presenciando aqui e agora, começou a se desenhar na década de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, quando o matemático inglês Alan Turing criou uma máquina que permitiu a quebra de códigos secretos nazistas, criados por outra máquina. Considerado o pai da computação, o matemático apresentou ao mundo o Teste de Turing, desenvolvido para verificar se um computador seria capaz de imitar o pensamento humano. De lá para cá, o desenvolvimento da tecnologia da computação foi exponencial e a Inteligência Artificial aportou para acelerar processos nas mais diversas frentes da economia.
IA na visão da Thales
Líder global em soluções tecnológicas, a Thales , está na vanguarda da revolução da IA para impulsionar a inovação e potencializar negócios nos mais diversos setores. É um orgulho acompanhar o trabalho desenvolvido pela nossa área de IA, que reúne mais de 600 cientistas e especialistas de diversas nacionalidades. Agrupada em único setor, o CortAIx objetiva acelerar o desenvolvimento das nossas soluções, já presentes em mais de uma centena de produtos.
Importante destacar que nós trabalhamos com o conceito de IA Preditiva, para antecipar eventos futuros e não apenas em dar respostas a partir de padrões já existentes, como acontece com a IA Generativa, que é aplicada, por exemplo, no ChatGTP. Em nossos produtos, aplicamos um padrão ético e responsável de IA, que a limita às proposições de ações. A tecnologia é apenas o meio, temos a convicção que as decisões devem seguir com os serem humanos capazes de operar com novas tecnologias.
Hoje geramos soluções de IA para os segmentos de Saúde, , Segurança Cibernética, Finanças, Defesa, entre outros, para capacitar empresas parceiras e governos a prosperarem na era digital. São muitos os exemplos que significam grandes avanços, como:
- Diagnósticos mais rápidos e precisos na área da Saúde, que permitem detecção mais ágil para cura de doenças;
- Processamento de operações financeiras que mitigam riscos e garantam a segurança dos usuários;
- Detecção e prevenção de ataques cibernéticos baseadas em algoritmos, na proteção de infraestruturas críticas;
- Detecção de alvos 100 vezes mais rápida, assistente de piloto; sistemas multi-drones e multi-robôs para aplicações dos sistemas de Defesa que desenvolvemos.
Temos consciência que estamos em contato com um imenso avanço tecnológico e que é preciso manter nossos times atualizados e orientados. A Thales mantém uma escola de IA para que nossos colaboradores continuem a progredir em seus estudos, e parcerias com as mais renomadas universidades, institutos de pesquisas e análises e startups em todo o mundo.
As aplicações são ilimitadas, as possibilidades infinitas, e a “novidade” pede atenção redobrada para ética e governança relacionadas à Inteligência Artificial. Mais do que circuitos e software, mais do que números e dados, a nova tecnologia deve nos mover para uma vida mais plena e segura. E também nos fazer sonhar. Como bem sintetizou o memorável escritor e inventor britânico, Arthur C. Clarke: “a única maneira de encontrar os limites do possível é ir além deles para o impossível”.
(*) Nadia Gonzalez é Vice-Presidente da Thales Latin America e Country Director na Thales México.
Assista a entrevista que a Nadia Gonzalez concedeu ao DAN durante o Paris Air Show 2023:
Paris Air Show 2023: Entrevista com Nadia Gonzalez, Vice-Presidente da Thales na América Latina