A Indra, uma das principais companhias globais de tecnologia e consultoria, concluiu com êxito o projeto de modernização de dois radares secundários transportáveis IRS 20-MP/S da Força Aérea Brasileira (FAB), também fornecidos pela empresa. Os equipamentos ajudam a controlar movimentos no espaço aéreo do país e têm capacidade para substituir os radares de vigilância aérea, em caso de longas interrupções em seu funcionamento, além de manter elevada a disponibilidade geral do serviço de vigilância para a Circulação Aérea Geral.
Os radares são de responsabilidade do Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ), sob a coordenação da Subdivisão de Radiodeterminação (RAD) da Divisão Técnica. A conclusão do projeto se deu por meio de testes de aceitação em campo (TAC) do processo de modernização eletrônica, elétrica e mecânica/estrutural das duas unidades de radares secundários transportáveis. Um dos equipamentos está instalado em Petrolina, no estado de Pernambuco, e o outro será instalado em Bom Jesus da Lapa, na Bahia.
O objetivo do projeto de modernização foi equipar os sistemas radar com as mais avançadas funcionalidades digitais, capazes de elevar a precisão e a qualidade dos dados coletados, além de ampliar sua cobertura. Para isso, optou-se pela implantação de um sistema de recepção e tratamento de sinais ADS-B (Automatic Dependent Surveillance – Broadcast) ou Sistema de Vigilância Aérea Automático Dependente por Radiodifusão, que detectará aeronaves juntamente com o sistema dos radares, melhorando, assim, a qualidade dos sinais recebidos e aumentando a probabilidade de detecção de aeronaves, além de contribuir para a redução dos custos de manutenção.
Fabricados pela Indra e entregues à Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) em 2011, os radares transportáveis IRS-20MP/S têm um raio de alcance de 256 NM (aproximadamente 500 km) e são capazes de operar em Modo S, padrão de máxima precisão para a identificação de aeronaves, podendo atuar nas fases de aproximação das aeronaves ou durante o voo em rota.
Recentemente, integrantes da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) e do Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ) concluíram o treinamento teórico e prático avançado de otimização, configuração e extração do plot e de rastreamento (tracking) dos radares IRS 20-MP/S nas instalações da Indra, na Espanha.
A Indra é líder global em gestão de tráfego aéreo e, nos últimos anos, modernizou os sistemas de 25 países da América Latina. Atualmente, dois de cada três centros de controle do continente utilizam os sistemas da companhia para gerenciar o espaço aéreo de forma mais eficiente, segura e ambientalmente responsável.
Os sistemas radar mais avançados
A Indra é um dos principais fabricantes mundiais de radares, aplicados tanto à proteção no âmbito da mobilidade como no transporte e na defesa. Há mais de quarenta anos trabalhando no desenvolvimento desses sistemas, a Indra exportou seus equipamentos aos cinco continentes, é o principal fornecedor da OTAN e, além disso, conta com uma das maiores fábricas de radares da Europa, com mais de 7 mil metros quadrados e 200 profissionais especializados.
A companhia desenvolveu, um dos radares de vigilância espacial mais potentes e avançados do mundo, capaz de detectar objetos em órbita a mais de 2 mil quilômetros da Terra e que se encarrega de proteger lançamentos, satélites e a Estação Espacial Internacional.
FOTOS: INDRA