SÃO PAULO, 13 de outubro de 2021 – A Honeywell anunciou hoje que a InbraTerrestre, com sede no Brasil, adotou sua tecnologia Spectra Shield para capacetes militares e policiais. A InbraTerrestre, uma das empresas do Grupo Inbra, será a primeira empresa de defesa estratégica do país a receber a certificação T&A para capacetes balísticos nível III-A.
Projetado com Honeywell Spectra Shield, o capacete representa um desenvolvimento sem precedentes para a indústria de segurança e defesa do Brasil e é um marco para a América Latina.
“Ao usar o Spectra Shield da Honeywell, podemos reduzir o peso em mais de 30 por cento em nossos novos capacetes e derrotar ameaças de armas pequenas com peso mais leve do que os materiais atuais”, disse Jose Antonio Silva Pinto, CEO e CFO do Grupo Inbra. “Oferecemos soluções para capacetes, coletes e escudos à prova de balas que disponíveis em vários níveis de proteção e atendem ao padrão do Instituto Nacional de Justiça dos EUA (NIJ)”.
A InbraTerrestre desenvolve e fabrica capacetes para atender aos testes balísticos exigidos pela norma NIJ 0106.01, níveis balísticos II e III-A, resistência balística VPO da norma NIJ 0108.01 e fragmentos de alta velocidade, além de ameaças em níveis mais baixos de proteção. Todos os produtos são testados e certificados pelo Centro de Avaliações de Exército (CAEx) -Campo de Provas da Marambaia sob a Portaria Nº 189-EME para garantir que os produtos controlados pelo Exército sejam fabricados de acordo com as normas técnicas que visam qualidade, segurança, durabilidade e desempenho.
“As tecnologias avançadas da Honeywell são resultado do investimento em pesquisa e desenvolvimento para produzir continuamente materiais balísticos e trazer essas soluções de ponta para as instituições de segurança e defesa em toda a região”, disse Tim Swinger, diretor de negócios de blindagem da Honeywell Life Sciences and Protection Industries. “Nossas inovações fornecem consistentemente a clientes como a Inbra materiais confiáveis de alto desempenho e alta qualidade, resultando em soluções de baixo peso para fabricantes de capacetes, coletes e placas para projetar equipamentos de proteção de última geração para forças de defesa e segurança”.
A Tecnologia de Deflexão Dinâmica Avançada da Honeywell é usada em produtos de blindagem rígida para reduzir a deformação e danos estruturais em até 40% sem qualquer diminuição no poder de parada balística. Mesmo com peso reduzido, a série de produtos oferece total cobertura e proteção contra pequenos fragmentos e projéteis.
Em uma comparação direta de massa, a fibra Spectra é 15 vezes mais forte do que o aço e leve o suficiente para flutuar. Possui resistência até 60% maior do que a alternativa de fibra de aramida. A fibra Spectra é feita de UHMWPE usando um processo especial de rotação patenteado.
A Honeywell mantém um programa ativo de pesquisa de fibras e materiais balísticos Spectra com foco na melhoria contínua e no desenvolvimento de materiais de alto desempenho.
A InbraTerrestre , uma das empresas do Grupo Inbra, desenvolve e fabrica produtos de defesa, vidros balísticos, veículos blindados civis, produtos compósitos aeroespaciais e outros materiais compósitos. Além de outros produtos de proteção balística para órgãos do governo, polícia e forças armadas no Brasil. O Grupo Inbra foi fundado em 1979 no segmento têxtil, com a produção de filtros e tecidos técnicos industriais. Com o seu desenvolvimento, consolidou-se no mercado por meio de novas tecnologias aplicadas aos seus produtos. Hoje, é um dos maiores fabricantes brasileiros de equipamentos de proteção à vida.
Já tive a oportunidade de utilizar o mesmo modelo do primeiro capacete. A InbraTerrestre precisa rever o laços laços que ajustam o capacete na cabeça do operador. Esses laços são horríveis e causa um desconforto enorme. O padrão hoje em dia é a do segundo modelo.
Uma curiosidade: por que alguns capacetes não cobrem a região das orelhas (vide foto da chamada deste artigo)?
Esse capacete foi desenvolvido para dar maior conforte ao operador, principalmente quando o operador faz uso de headset táticos. Com o segundo capacete também é possível utilizar headset tático, porém, dependendo da circunferência da cabeça do operador, o headset pode acabar espremendo a orelha dele.
Veja essa imagem como exemplo: https://emperionstore.com/media/catalog/product/cache/c441171a5067c0edbe00954fe76944ba/m/3/m32h_black_tactical_communication_hearing_protector_for_fast_mt_helmets_earmor_3.jpg
Se cada brasileiro comprar um.
200 milhões.
Se venderem para mim, eu compro.
Uso pra baike.
Que comprem grande quantidade deste capacetes pra equipar nossas tropas.
Amém