No dia 23 de abril, às 10h, em cerimônia presidida pelo Diretor-Geral do Material da Marinha, nas dependências do Estaleiro Inace – Indústria Naval do Ceará, em Fortaleza (CE), ocorrerá o Batimento da Quilha do Navio Hidroceanográfico Fluvial (NHoFlu) “Rio Branco”.
A construção do NHoFlu está inserida no Projeto de Cartografia da Amazônia, realizado em parceria com o Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira e o Serviço Geológico do Brasil, sob coordenação do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), órgão subordinado ao Ministério da Defesa.
O Projeto tem como propósito realizar o Levantamento Estratégico Integrado para Amazônia, visando cobrir os “vazios cartográficos” da região. Coube à Marinha do Brasil (MB), através da Diretoria de Hidrografia e Navegação, coordenar o Subprojeto de Cartografia Náutica, de modo a apresentar, como produto final dos trabalhos, cartas náuticas da Bacia Amazônica atualizadas na escala de 1:100.000. A MB apresentou a necessidade de novos meios navais para execução dos levantamentos hidrográficos e foi contemplada com recursos para a obtenção de cinco meios, sendo quatro Avisos Hidroceanográficos Fluviais e um Navio Hidroceanográfico Fluvial.
Ao navio serão atribuídas tarefas de levantamentos hidroceanográficos, coleta de dados ambientais, atualização contínua de cartas e publicações náuticas, além de poder atuar de forma extraordinária em apoio a órgãos governamentais na Defesa Civil, em ações de socorro e ações cívico-sociais.
A MB, representada pela Diretoria de Engenharia Naval, e o Estaleiro Inace assinaram, em 05 de dezembro de 2012, o contrato para a construção NHoFlu “Rio Branco”, primeiro navio integralmente projetado pelo Centro de Projetos de Navios, da Marinha.
O navio está previsto para ser entregue em dezoito meses, contados a partir da data de eficácia do contrato. Após a incorporação, O NHoFlu “Rio Branco” ficará sediado em Manaus (AM), subordinado ao Com9ºDN.
Características
O NHoFlu “Rio Branco” terá como características básicas o comprimento total de 55 metros, a boca moldada máxima de nove metros, o calado máximo de dois metros e o deslocamento de 530 toneladas. Projetado para operar em um raio de ação de 3.000 milhas náuticas, com uma autonomia de 25 dias, o futuro navio será dotado de modernos sensores científicos para o cumprimento de sua missão, tais como: ecobatímetros, perfiladores acústicos de correntes, sensores inerciais, medidor de velocidade do som e sistema de aquisição de dados de hidroceanografia. Sua tripulação será composta por 36 militares, sendo seis Oficiais e 30 Praças.
Justificativa do nome
Além do fato de “Rio Branco” ser o nome de um rio da Amazônia, afluente da margem esquerda do “Rio Negro”, também é a denominação do primeiro navio especificamente empregado para hidrografia no Brasil, incorporado à Marinha em 1934. Chamado de Navio Hidrográfico (NHi) “Rio Branco”, pode-se afirmar que após a sua construção, a região Amazônica passou a ser sistematicamente cartografada, ajudando a consolidar o prestígio internacional da hidrografia do país.
FONTE: INACE