Como um parceiro-chave da indústria para o Departamento de Defesa dos EUA, a BAE Systems está desenvolvendo o HVP para as Forças Armadas dos EUA e seus aliados. Este projétil fornecerá melhorias de letalidade e desempenho para sistemas de armas atuais e futuros e permitirá o crescimento tecnológico, reduzindo os custos de desenvolvimento, produção e propriedade total.
O HVP é um projétil guiado de última geração, comum e de baixo arrasto, capaz de executar múltiplas missões para vários sistemas de armas, como os sistemas Navy 5-Inch; Navy, Marine Corps e Army 155-mm; e futuros railguns eletromagnéticos (EM). Os tipos de missões realizadas dependerão do sistema de armas e da plataforma, mas variam de fogo de superfície naval a defesa de mísseis balísticos e de cruzeiro, guerra antissuperfície e outras futuras áreas de missão naval.
O design aerodinâmico de baixo arrasto do HVP permite alta velocidade, manobrabilidade e tempo reduzido para atingir o alvo. Esses atributos, juntamente com eletrônicos de orientação precisos, fornecem eficácia de missão de baixo custo contra ameaças atuais e a capacidade de se adaptar a ameaças aéreas e de superfície do futuro.
O design compacto de alta velocidade dispensa a necessidade de um motor de foguete para estender o alcance da arma. Disparar rodadas menores e mais precisas diminui a probabilidade de danos colaterais e fornece carregadores mais profundos e melhor segurança a bordo.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Até onde se sabe o railgun foi abandonado e o HVP na verdade foi o único elemento do projeto a ver a luz do dia por representar um incremento de baixo risco à artilharia.