A HENSOLDT, principal fábrica independente de sensores alemã, equipará o segundo lote das corvetas K130 da Marinha Alemã com seu radar naval TRS-4D Rotator e seu sistema de identificação friend-or-foe MSSR 2000 I (IFF). A empresa recebeu um pedido correspondente para 7 (sete) sistemas de cada tipo da autoridade de compras alemã BAAINBw, que serão entregues até 2022.
“Com o TRS-4D, as corvetas receberão um sistema de radar extremamente poderoso que já provou suas capacidades, especialmente no difícil ambiente das águas costeiras”, disse o CEO da HENSOLDT, Thomas Müller.
O TRS-4D já está sendo usado a bordo da nova fragata F125, em uma configuração que compreende quatro matrizes planas fixas. Além disso, a HENSOLDT já equipou o primeiro lote das corvetas K130 com seu radar TRS-3D. Para o segundo lote de cinco navios, o TRS-4D foi agora encomendado para ser fornecido em uma versão que compreende uma antena rotativa mecanicamente (TRS-4D Rotator), que, por exemplo, também está sob contrato para o Littoral Combat Ship classe Freedom da Marinha dos EUA. Este sistema de radar é parte de uma família de produtos que também inclui um radar de defesa aérea baseado em terra, o TRML-4D, e assim se beneficia de melhorias contínuas do produto e vantagens com relação ao gerenciamento de peças de reposição e treinamento.
O TRS-4D foi projetado para ser usado em operações antiaéreas e anti-superfície. Sua antena rotativa combina varredura de azimute mecânico e eletrônico, que permite que os alvos sejam detectados e rastreados rapidamente. Graças à maior sensibilidade da tecnologia AESA do sistema de radar, é possível detectar alvos pequenos e de manobra com mais precisão e confirmar os alvos mais rapidamente, o que significa que a tripulação do navio tem mais tempo para responder às ameaças. Como as características do sistema podem ser definidas através de seu software, o radar pode ser programado especificamente e seus parâmetros definidos de acordo com os requisitos do cliente e também podem ser adaptados a quaisquer ameaças novas ou modificadas que possam surgir durante a vida útil do navio.
O sistema também inclui um radar secundário MSSR 2000 I para identificação de amigo ou inimigo (IFF), que está em conformidade com todos os padrões IFF, inclusive o mais recente “Mode S / Mode 5”. Atualmente, todas as tropas da OTAN e seus aliados estão no processo para converter os seus sistemas IFF para o Modo 5, uma vez que este padrão é necessário para operações conjuntas com a OTAN e outras forças aliadas.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
E qual deve equipar a Classe Tamandaré?
No momento o Artisan 3D da BAE Systems.