Taufkirchen/Alemanha, 2 de maio de 2023 – A HENSOLDT concluiu com sucesso a modernização dos principais sistemas de teste do radar de localização de artilharia COBRA, que está em serviço com vários exércitos da OTAN.
Sob um contrato concedido pela OCCAR (Organization Conjointe de Coopération en matière d’Armement) em nome da Alemanha e da França, a HENSOLDT substituiu o Radar Target Generator (RTG) e o COBRA Radar Environment Simulator (CRES), elementos-chave do ambiente de teste do COBRA, indispensáveis para determinar a implantação ideal e testar o desempenho do sistema.
O RTG é projetado para gerar retornos primários de radar e pode ser colocado no campo distante do radar para simular trajetórias de alvos.
O novo RTG leva em consideração as mudanças nos requisitos operacionais das nações usuárias, como implantações de longo prazo em locais estacionários, operação simultânea de vários sistemas e missões de vigilância 24 horas por dia, 7 dias por semana.
O CRES é o elemento chave para testar e verificar o desempenho do radar COBRA em um ambiente de laboratório com trajetórias de alvo reproduzíveis.
Gera retornos de radar artificiais permitindo simular todos os tipos de projéteis balísticos (mísseis, granadas de morteiro, obuses ou projéteis de armas) sem a necessidade de transmissões reais.
COBRA é um sistema de radar móvel para localizar artilharia hostil e posições de mísseis e para calcular antecipadamente a trajetória de voo de projéteis para dar alerta precoce e permitir ação protetora e, se necessário, defensiva.
Sua primeira configuração foi desenvolvida pelo consórcio Euro-Art International EWIV compreendendo a HENSOLDT, Airbus Defence and Space, Thales e Lockheed Martin para as forças armadas alemãs, francesas e britânicas.
Hoje, um total de mais de 40 sistemas de várias configurações foram implantados pela OTAN e outras forças armadas dentro e fora da Europa.