A Hensoldt equipa o Navio Patrulha Triglav da Eslovênia com vários sensores: Sistema de Combate Lyncea, Radar do Navegação MK11, GMJ9 e Scrambler Autônomo.
Como parte da modernização do Triglav da Marinha eslovena, A Hensoldt Nexeya France e seu parceiro Pannaplus ganharam o contrato para melhorar o sistema de combate e os sensores associados do navio.
Para proteger os 50 quilômetros da costa do país, a Marinha da Eslovênia conta com uma frota de navios, que também desempenha um papel ativo nas operações da OTAN. Isso é notado no Mar Mediterrâneo faz parte da operação de Sophia sob seguros comuns e política de defesa (PCSD) da União Europeia.
Com o objetivo de aumentar a eficiência e a integração das forças da aliança, a Marinha eslovena decidiu melhorar o principal meio de sua frota, o Triglav, que o nome evoca o pico mais alto do país e que significa “três cabeças”.
A Hensoldt Nexyya France administrará uma solução integral que inclui a última versão do sistema de gerenciamento de combate Lyncea com o enlace de dados táticos L22 para aumentar a interoperabilidade pelas forças da OTAN. Como parte do contrato, a Hensoldt Nexeya France também fornece uma nova interface homem-máquina (HMI) para a solução do Lyncea, fazendo-a mais intuitiva, tornando-a mais ergonômica para os operadores. Além disso, a Hensoldt Nexeya France integrará vários sensores eficazes do grupo internacional Hensoldt que pertencem a empresa: um radar Kelvin Hughes Mk11 Sharpeye, um IFF LTR 400, um detector GMJ9 e um Scrambler autônomo.
“Após a recente implantação da cadeia operacional do Lyncea na Marinha da Mauritânia e a modernização dos caça-minas da Marinha da Indonésia, estamos orgulhosos que a Marinha da Eslovênia tenha decidido adotar nosso sistema”, diz Philippe Guibourg, presidente da Hensoldt France SAS e Chefe de Atividades de Defesa da Hensoldt Nexeya France. “A Eslovênia torna -se assim a décima segunda Marinha a operar a solução Lyncea, tanto na França quanto em todo o mundo, prova do sucesso contínuo na exportação das excelentes soluções oferecidas por empresas francesas no setor de defesa, da qual Hensoldt Nexeya France é uma parte, acrescentou Aliette Quint, presidente da Hensoldt Nexeya France.
Sobre o radar Mk 11:
O radar SharpEye Hensoldt Mk11 é um radar avançado de vigilância marítima projetado especificamente para aplicações navais. Este radar usa tecnologia de estado sólido e oferece os mais altos recursos para detectar e rastrear os objetivos de superfície e aéreos. A tecnologia SharpEye permite obter imagens de alta resolução e desempenho confiável em várias condições ambientais. Seu design modular facilita a integração em diferentes plataformas, o que a torna uma solução versátil para as forças navais modernas. Além disso, sua construção robusta garante durabilidade a longo prazo e eficiência operacional, cumprindo os requisitos exigentes das operações marítimas.
Sobre o Transponder LTR 400:
Com o modo IFF de tecnologia padrão mais avançado, o LTR 400 é um transponder leve que pode ser usado sem restrições para o tráfego aéreo civil e as aplicações militares para identificar unidades amigáveis.
O transponder LTR 400 pode ser controlado e monitorado pela unidade de controle e visualização (CADU) ou integrado a um sistema plano compatível usando telas multifuncionais na cabine de controle. Como parte do sistema IFF e S, o CADU pode ser instalado na área da cabine da aeronave ou em um sistema de gabinete naval.
Sobre o GMJ9:
O GMJ9 é verdadeiramente multifunção, pois também pode ser usado como um bloqueador de comunicações no modo Stand-In ou Stand-Off. Ideal para ambientes densos em sinais, este bloqueador de vários sinais de nova geração, definido pelo software, combina um bloqueador reativo para combater os dispositivos explosivos improvisados controlados pelo rádio (RCIEDs) em atividades de patrulha veicular e no bloqueio de comunicações táticas em um único sistema compacto e resistente.
Sem comprometer o tamanho e o peso, o GMJ9 fornece recursos valiosos de inteligência de comunicações operacionais (Commund) que normalmente requerem equipamentos separados que envolvem espaço e implantação adicional.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN