A especialista em sensores HENSOLDT está fornecendo mais dois radares de alto desempenho TRML-4D para fortalecer a defesa aérea da Ucrânia.
Os dois radares serão entregues já nos próximos três meses. Na virada do ano, a HENSOLDT foi contrarada para fornecer quatro radares TRML-4D, como parte do sistema de defesa aérea IRIS-T SLM para a Ucrânia.
Thomas Müller, CEO da HENSOLDT, disse que “A conclusão do contrato deve-se principalmente aos excelentes resultados operacionais que foram relatados com a implantação no país, fortalecendo ainda mais a capacidade de defesa da Ucrânia. Os radares para a defesa aérea ucraniana protegem vidas e nós temos orgulho de poder fornecer equipamentos muito necessários em curto prazo”.
O TRML-4D usa a mais recente tecnologia de radar Active Electronically Scanned Array (AESA) com múltiplos feixes de formato digital. É capaz de detectar, rastrear e classificar diversos tipos de alvos aéreos, com foco em mísseis de cruzeiro e aeronaves, inclusive as de pequeno porte, rápidas e de baixa altitude, bem como helicópteros. Ele garante a rápida detecção e rastreamento de cerca de 1.500 alvos em um raio de até 250 km.
A HENSOLDT tem décadas de experiência com sistemas de radar para defesa aérea e impulsiona ativamente o desenvolvimento de tecnologias-chave neste campo. O portfólio da empresa também inclui o radar passivo Twinvis, a família de produtos Spexer e radares para proteger o tráfego aéreo e de navios.
A HENSOLDT fornece radares para as novas fragatas e corvetas da Marinha Alemã, para vigilância do espaço aéreo e para controle de aproximação em aeródromos das Forças Armadas Alemãs, entre outros.