Cidade do Cabo, março de 2024 – A HENSOLDT, pioneira global em tecnologia e inovação nos setores aeroespacial, de defesa e de segurança, recebeu uma delegação de oficiais da Marinha da África do Sul para demonstrar o radar de superfície e vigilância Quadome 3D de nova geração. Desenvolvido em colaboração com o Conselho de Pesquisa Científica e Industrial (CSIR), este radar representa um avanço significativo na tecnologia de vigilância naval.
A demonstração não só destaca a inovação local, mas também sublinha o compromisso da HENSOLDT em estabelecer parcerias com especialistas locais e internacionais para impulsionar a inovação. O Quadome é a mais recente adição ao extenso portfólio de radares do Grupo HENSOLDT, apresentando tecnologia de nova geração que oferece consciência situacional avançada e tempos de reação extremamente curtos a um preço competitivo. Este radar multimissão de vigilância e aquisição de alvos apresenta operação em modo duplo e tecnologia de antena ativa dirigida eletronicamente (AESA), permitindo rápida detecção e rastreamento de alvos pequenos, lentos e rápidos, fornecendo assim uma imagem aérea confiável. O Quadome simplifica a interação do operador e reduz a carga de trabalho, melhorando a eficiência operacional geral.
“O Quadome foi projetado para maximizar o desempenho do sistema e, ao mesmo tempo, minimizar os custos de aquisição e de ciclo de vida”, afirma Bennie Langenhoven, CEO da unidade de negócios Radar da HENSOLDT na África do Sul.
O tamanho compacto do sistema e a excelente relação preço-desempenho o tornam ideal para embarcações de patrulha offshore (OPVs), corvetas, fragatas leves e embarcações de apoio. A sua acessibilidade e desempenho fazem dele uma escolha atraente para operações de segurança marítima, fornecendo vigilância aérea 3D e capacidades de defesa aérea a embarcações que, de outra forma, só poderiam ter sido equipadas com capacidade de detecção de alvos 2D. O Quadome é definido por software, permitindo a adaptação ao ambiente operacional em constante mudança, e oferece uma abordagem de manutenção preditiva, sincronizando as atividades de manutenção com as visitas ao porto, prolongando assim a sua vida útil operacional.
O programa de desenvolvimento do radar Quadome, realizado na África do Sul desde 2019, reuniu um número significativo de engenheiros da HENSOLDT África do Sul, do CSIR e de parceiros estratégicos locais. Atualmente é o maior programa de desenvolvimento de radar de defesa na África do Sul e posiciona a HENSOLDT África do Sul como um ator-chave na tecnologia de radar em todo o mundo. O Quadome é desenvolvido usando apenas IP local e não está sujeito a controle de exportação estrangeiro (ITAR por exemplo).
“Estamos orgulhosos em apresentar o radar Quadome à Marinha da África do Sul, destacando o notável progresso que fizemos no desenvolvimento local”, disse Bennie Langenhoven, CEO da unidade de negócios Radar da HENSOLDT na África do Sul. “Esta colaboração demonstra a profundidade da inovação sul-africana no setor da defesa.”
A demonstração teve como objetivo fortalecer parcerias e promover uma abordagem colaborativa para enfrentar os desafios em evolução na segurança marítima local. As capacidades avançadas de vigilância do Quadome podem desempenhar um papel fundamental no reforço da segurança marítima e na salvaguarda de interesses críticos, alinhando-se com a visão da Marinha da África do Sul de não ser desafiada no mar e de utilizar a informação para alcançar o sucesso da missão.
A proteção de recursos vitais e a salvaguarda da economia marítima na África do Sul, que abrange uma costa de 3.000 km, tornam tecnologias avançadas como o Quadome essenciais para o sucesso. Além de visar o mercado local, a HENSOLDT África do Sul espera gerar investimento estrangeiro significativo, alavancando os canais de vendas internacionais do Grupo HENSOLDT, exportando o sistema para clientes em todo o mundo.
O radar passará por extensa avaliação e testes no mar para demonstrar o desempenho do sistema e os requisitos ambientais, com entregas iniciais de produção programadas para o segundo semestre de 2025.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN