O empresa de defesa alemã Hensoldt está apostando em seu próprio sensor de detecção e prevenção para emergir como o produto de escolha para o multinacional Eurodrone e outras aeronaves não tripuladas desenvolvidas no continente. Depois que o sensor de radar como elemento central de um sistema de aviso de colisão (Detect & Avoid) já foi testado com sucesso em vôo, o trabalho no software necessário para interação com um piloto automático está bem avançado.
A HENSOLDT é um dos principais fabricantes de radares da Europa com seus radares e componentes de radar utilizados em aeronaves, satélites, navios e em sistemas terrestres. Entre as plataformas equipadas com eles estão o avião de combate Eurofighter, os satélites TanDEM-X, os navios de combate da Marinha dos EUA e as fragatas da Marinha alemã. Além disso, a HENSOLDT fornece radares e transponders de controle de tráfego aéreo às autoridades de controle de tráfego aéreo e às forças armadas de todo o mundo.
Desde o início do ano, a HENSOLDT também está envolvida no programa EUDAAS (European Detect and Avoid System), no qual várias empresas européias estão desenvolvendo um conceito para grandes aeronaves militares de média altitude/longa resistência (MALE), como o Eurodrone recentemente lançado pelo parlamento alemão, para o espaço aéreo europeu.
A Airbus revelou uma maquete do futuro Eurodrone no Airshow Internacional de Berlim, em 2018. A aeronave não tripulada será o primeiro drone certificado para voar ao lado de aeronaves civis no denso espaço aéreo europeu.
O radar “Detect & Avoid” da HENSOLDT utiliza a mais recente tecnologia Active Electronically Scanning Array (AESA), que permite a realização simultânea de múltiplas tarefas de detecção e permite a detecção muito rápida de alvos. O radar escalável pode ser usado em grandes aeronaves militares, bem como a bordo de aeronaves civis menores.
“Avançamos mais rápido do que o esperado com nosso radar ‘Detect & Avoid”, diz Erwin Paulus, chefe da divisão de radares da HENSOLDT. “Entretanto, a cadeia funcional completa desde a detecção, classificação até o início das manobras de evasão está funcionando de forma tão confiável que temos certeza de que seremos capazes de demonstrar um sistema básico para o vôo autônomo no verão”.
O RADAR “ Detect and Avoid” DAA
O Radar ‘Detect & Avoid’ para aeronaves remotamente pilotadas (ARP) facilita uma integração segura de sistemas não tripulados no espaço aéreo não segregado.
Ele substitui a percepção do piloto por um sistema técnico que superam o olho humano no alcance, probabilidade de detecção e precisão, a fim de evitar colisões de aeronaves.
Quando há risco de colisão de aeronaves, uma manobra evasiva será calculada e enviada via link de dados para o piloto em terra.
O radar tem a capacidade de detectar e rastrear aeronaves cooperativas e não-cooperativas dentro de um grande campo de consideração. Não é afetado por condições climáticas adversas e de visibilidade e também inclui uma função de detecção do clima.
Este é o Eurodron
O “Eurodron” é um veículo aéreo não tripulado de grande autonomia de média altitude e longa resistência, cujo acrônimo é MALE RPAS. Possui dois motores turboélice e é desenvolvido pelas empresas Airbus, Dassault Aviation e Leonardo.
É uma aeronave que servirá principalmente para missões de inteligência, vigilância, reconhecimento e apoio em terra de longa duração, permitindo carregar materiais graças a sua capacidade de 2.300 quilos.
Medindo 16 metros de comprimento, com uma envergadura de 26 metros, o Eurodron pode atingir uma velocidade de cruzeiro de 500 quilômetros por hora.