Os tripulantes da equipe de ensaio em voo da Helibras realizaram o primeiro voo oficial de teste do TDMS sobre o mar.
O sistema de gerenciamento tático será empregado na versão operacional do helicóptero H225M da Marinha para controle dos demais sistemas de missão.
Os técnicos da Helibras puderam verificar as funcionalidades do TDMS e o controle de outras funcionalidades e opcionais da aeronave desenvolvidos exclusivamente para essa versão do helicóptero, como o radar de patrulha APS143.
FONTE : Helibras
kkkk e a carruagem continua a passar, muito boa a reportagem, e lindão o Heliz
Wellington…..a quais mentiras vc se refere, e embalos so se for os de sabado a noite..outra coisa , vc foi ate la medir esta altura…..vc eh engenheiro e especialista em hidraulica e calculos…projeta ou conhece sistemas hidraulicos ..eu nao entrei nesta seara para dar piteco , ao contrario, so estou tentando entender a logica do uso deste radar nesta aeronave q nao foi feita para isso………..Sds…………..
..Patrick…..que projetos sao estes, quais feitos merecem tantos elogios e ufanismo….nao vejo nenhum q mereca tantos elogios assim……..projeto e adaptacaoes feitas a posteriore e desenvolvidas pelo fabricante fora do pais, em suma, compradas e pagas por nos. Nao cabem tantos elogios assim como vc tenta acreditar. Sds
Guilherme , seus comentários são muito precisos.Toda vez que nossos engenheiros trabalham em projetos tão significativos alguns costumam menosprezar nossos feitos.Abs.
Guilherme, já dizia o ditado, uma mentira contatada mil vezes a quem não sabe da verdade, acaba por ser levada em consideração. Dá pra olhar na imagem, que o radome está a uns meio metro altura em relação ao solo. Aliás, isto é algo simples de se fazer, é só recalibrar os amortecedores pneumáticos. O problema é que o pessoal tem o costume de ir no embalo dos outros e não procura pesquisar e raciocinar um pouco mais.
Até mais!!! 😉
Wellington, vc esta enganado, mentira ou nao, o fato em si mostra q esta adaptacao eh muito ruim e chamo tua atencao para o seguinte…….nao preciso de sua opiniao ou de outrens para ter a minha. Nao sou moleque de recado pra comecar. Tenho minha propria opiniao e conhecimento suficiente……..nao fico dando opiniao ou palpite furado. Sou apreciador das coisas relativas as nossas FAs e vivo perifericamente c amigos q por la ja passaram. Nao escrevo aqui pra babar ovos a ninguem. A verdade eh nua e crua e percebo sim q foi feita uma entubada na forca e este eh o resultado q nos eh mostrado. Cabe a alguns defender o indefensavel, mas ate ai eu respeito, mas nao venha c baboseiras e aparelhamento . Ate mesmo o Sr Guilherme tem o dever de defender, explicar e justificar c seu conhecimento o q publica, responde e defende, eh isso q da credibilidade ao blog ( informacoes privilegiadas ). Sds
Prezado Guilherme, nao ha como refutar q isso eh uma adaptacao ou gambiarra no popular como queira. Este radomo vai ficar perigosamente perto do deck qdo for pousar (coloque o balanco do navio em mar crespo). Por obvio q outrens tbm parecem aa primeira vista uma adaptacao, mas tenho certeza q foram feitos e pensados para suportar um pouso duro no de conves de numa fragata ou algo do mesmo porte . Tvz seja o objetivo opera-lo no conves do A 12 . Enfim, esta eh minha opiniao e se vc ler o final de minha opiniao, compreendera q deixo uma duvida substancial e a cargo dos tecnicos, aguardemos pois. Sds
Celso,
Pensando deste modo, e como escrevi, o radome do Seahawk está muuuuuito, mais muito mais baixo que o do UH-15A e nunca soube de qualquer incidente/acidente relacionado com esta condição durante a operação no mar e também nunca li nenhuma crítica a aeronave por causa disso.
Aí eu te pergunto: Por que o do UH-15A, que está mais alto, “vai ficar perigosamente perto do deck qdo for pousar”?
Lembro que, assim como ocorreu com o Seahawk, cuja versão naval também foi adaptada a partir do Black Hawk, esta adaptação nunca foi alvo de críticas ou dúvidas e muito menos considerada como gambiarra e no H225M é uma gambiarra.
Gostaria de entender este tipo de colocação, levando em conta que quem fala isso na internet, nunca chegou perto do UH-15A…
Abs
OK…..agradeco sua colocacao , mas em tempo, vc entendeu obviamente o q escrevi, tvz nao tenha compreendido…..nunca estive perto do UH 15, mas te asseguro q mesmo observando , a impressao nao eh boa . Nao eh preciso conhecer ou estar perto , basta ter discernimento…critica eh outra coisa. Qto ao emprego desta aeronave nesta configuracao , acredito q a mesma nao eh a mais adequada. nao foi feita para esta utilizacao. Mas como citei, cabe aos especialistas q vao testa-la obter os parametros para seu uso. Tenho absoluta certeza q vai ser meia sola e so por isso vejo a coisa toda como uma adaptacao q enseja duvidas qto ao resultado. Enfim caro Guilherme, essa nao eh a melhor utilizacao para este meio de combate, tvz complemente ou seja util como dissuacao. Sds
PS….Pouso em conves sao dificilimos e complexos. Espero q seu trem de pouso absorva muitissimo o impacto de todo este peso, e nao permita um afundamento exagerado q danifique este radomo. Eh disso q comento e tenho duvidas qto a este Heli.
Sds
Como ja li em outra opiniao….tbm acho q este radomo do radar esta muito perto do chao…….sei nao….mais parece uma gambiarra…..aguardemos o resultado tecnico deste modelo.
Celso,
Me desculpe, mas chamar de gambiarra o trabalho de engenharia que está sendo desenvolvido pelos engenheiros da Helibras/Airbus Helicopters, é no mínimo leviano.
Quem faz este tipo de comentário nunca viu ou chegou perto do UH-15A.
Se fomos comparar com o radome do Seahawk, ele está muito mais próximo do solo do que o do UH-15A, e não o impede de operar normalmente embarcados nos navios da US Navy ao redor do mundo e em todo tipo de condições sem problema.
Agora, só o do UH-15 é gambiarra? Só o radome dele fica próximo do solo?
Se persarmos deste modo, podemos concluir que os engenheiros da Sikorsky fizeram uma gambiarra para adaptar o radome ao Black Hawk?
Compare com o radome do Super Puma da Armada chilena, e eles o operam normalmente…
Abs