Modelo de competição entre estudantes universitários aconteceu em Itajubá (MG) como teste para edições futuras
A Helibras promoveu, no mês de março, a edição experimental do evento Helidesign. Destinada somente a helicópteros, a competição foi organizada por funcionários voluntários da empresa, com o objetivo de atrair atenção de estudantes de graduação para os aspectos práticos de projeto de aeronaves.
No regulamento do Helidesign, foi determinado que os alunos deveriam desenvolver quatro opcionais no helicóptero radiocontrolado: gancho, bambi-bucket, guincho e flutuadores. Na primeira fase, os alunos apresentaram o projeto de instalação aos funcionários da Helibras que, posteriormente, julgaram o desempenho do helicóptero em um ensaio de validação, ocorrido na segunda fase.
Participou da edição inaugural e de teste do evento a equipe Red Hawk, da Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI.
“Além de premiar os jovens por seus talentos e conhecimentos empregados nos aeromodelos, o evento reforça a parceria da Helibras com o meio acadêmico e mostra que é possível indústria e universidade trabalharem em conjunto para a formação de profissionais mais integrados e aptos ao mercado de trabalho”, diz Vitor Coutinho, diretor de Inovação da empresa e um dos idealizadores do projeto.
Os alunos eram desafiados a operar os helicópteros e cumprir diferentes missões usando cada um dos equipamentos integrados. Jurados técnicos avaliaram a performance dos modelos e marcaram pontos positivos ou negativos, conforme acertos ou faltas cometidos, sendo a equipe Red Hawk premiada ao final da competição.
FONTE:Convergência Comunicação Estratégica
FOTOS: Felipe Christ
Sou capitão da gestão da equipe Red Hawk (equipe de Helidesign da UNIFEI) esclarecendo:
Competições deste tipo são excelentes formas para complementar uma formação universitária, onde o aluno tem a oportunidade de aplicar os conhecimentos que aprendeu em sala de aula e com certeza desenvolver muitas outras habilidades.
A intenção é que projetos como esse não se percam, por isso sim, precisamos do incentivo tanto do governo e da universidade como de iniciativas privadas sob forma de patrocínio. Sem esses patrocinadores acreditando em nossa equipe, não poderíamos ter tirado o projeto do papel.
A competição de Helidesign teve sua edição “teste” agora em março e somente a Red Hawk conseguiu finalizar o helicóptero a tempo, portanto não houve um “projeto vencedor”. Mas o evento foi um sucesso, e com isso novas edições virão com muitos outros participantes.
Parabéns.
Bom dia Srs. leitores;
Mais uma prova, da grande capacidade acadêmica dos brasileiros; falta incentivo .
Seria conveniente que a Helibras divulgasse qual foi projeto vencedor…
Essas competições são muito boas,pena que muitos projetos criados se perdem,ou são sequer aperfeiçoado posteriormente !