Exército e FAB recebem as primeiras das 4 unidades previstas para 2017
A Helibras entregou dois novos H225M no mês de maio. As aeronaves que seguiram para o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira são as primeiras unidades dentre as quatro previstas para entrega em 2017.
O primeiro helicóptero, do Exército, é o quarto em configuração operacional, com sistemas exclusivos para as operações do Exército, e a nona aeronave do modelo recebida pela Força. O helicóptero ficará baseado em Taubaté, no 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx).
Já o H225M da FAB, também o quarto em versão operacional para a Força, seguiu para a Base Aérea do Rio de Janeiro somando agora 10 helicópteros do modelo à disposição da Força Aérea.
Com essas duas unidades, a Helibras já contabiliza 28 H225M entregues do contrato de 50 unidades do programa H-XBR, que tem previsão de conclusão em 2022.
Ao todo, a empresa deverá entregar quatro unidades do H225M para as Forças Armadas até o final de 2017. “Estamos cumprindo todas as etapas dentro dos prazos estipulados e confiantes no programa. Nossas equipes reúnem todo o conhecimento necessário para os trabalhos e estamos dentro do cronograma com todas as unidades das Forças”, disse o presidente da Helibras, Richard Marelli.
Os H225M das Forças Armadas são fabricados em Itajubá desde a inauguração da nova linha de produção da empresa, em 2012. Com o objetivo de atingir um importante nível de conteúdo nacional, a Helibras desenvolveu uma cadeia de suprimentos e fornecedores locais que atualmente conta com 37 empresas brasileiras, além de seu Centro de Engenharia próprio que desenvolve sistemas de missão específicos para os diferentes helicópteros de cada Força.
Outro importante marco do H225M neste ano inclui a qualificação da versão naval H225M, prevista para o segundo semestre.
DIVULGAÇÃO: Convergência Comunicação Estratégica
FOTOS: Helibras
Juarez, muito obrigado pelos esclarecimentos. E as FFAA continuam recebendo e pagando as j….s assim mesmo, é inacreditável…
Adriano, eles continuam operando com restrições de velocidade relativa, curva e G. A Airbus determinou uma inspeção no sistema de filtragem do óleo da transmissão a cada 10 horas de voo, o que está jogando a disponibilidade lá para abaixo.
Para tu teres uma ideia, o MOD Francês liberou um relatório aonde a disponibilidade do Caracal está em13%, abaixo até mesmo daquela outra bomba voadora chamada NH 90.
Quatro helicópteros por ano?
Quantos funcionários para montar um bicho desses?
Tipo uns 50 funcionários?
Aí a cada dia apertam um parafuso?
Falo isso porque parece que exige Pessoal qualificado, em quantidade razoável. E montar apenas 4 por ano parece ser um desperdício.
Inclusive essa cadeia de suprimentos locais.
Empresa y fábrica o trem de pouso. Imagino que fazem isso em um dia ou menos…
Antonio, a fábrica produz muito mais, mas se a grana do “cliente” não entra, não chega, fica-se restrito a 4 apenas. Paciência!
Se alguém souber por favor, me esclareça: O defeito na MGB dos H225M já foi definitivamente resolvido ou eles ainda estão operando com restrições?
Não, os supressores de It dos motores não acompanham, e ainda por cima falta os FLIR. Que devem ser instalados dia de são nunca…….
G abraço
Os abafadores de escape vem como acessórios ou são adquiridos à parte?
Não me lembro de ter visto algum instalado, apenas em algumas fotos dos Mi da FAB.
Em caso de necessidade tem que encomendar ao fornecedor?