O ministro da Defesa da Guatemala, Manuel López, afirmou que seu país pretende comprar aviões Super Tucano do Brasil com um empréstimo de um banco espanhol. O presidente Otto Pérez havia afirmado que a aquisição estava suspensa por um aumento do preço das aeronaves.
A compra, com um crédito de 11,9 milhões de euros do banco espanhol BBVA, também inclui duas lanchas e três radares, disse López na noite de terça-feira a jornalistas locais.
Temos projetos de lei que esperamos que caminhem. Um é de um empréstimo de 11,9 milhões de euros para a compra de duas lanchas de patrulha, dois aviões Super Tucano e três radares, comentou o funcionário.
O ministro argumentou que os aviões são fundamentais para proteger a biosfera da Guatemala e que já discutiu o assunto com o presidente do Congresso, o opositor Luis Rabbé.
Temos este ano para obter a aprovação do empréstimo, que será outorgado pelo banco espanhol BBVA. O presidente do Congresso tem a intenção de fazer isso andar, afirmou o ministro citado pelo jornal Prensa Libre.
Em outubro de 2013, o governo guatemalteco concretizou a aquisição de seis aviões A-29 Super Tucano com a Embraer. No entanto, um mês depois o presidente guatemalteco cancelou a compra pelo aumento de aproximadamente 3 milhões de dólares por cada aeronave.
A negociação para adquirir os seis aviões havia sido iniciada em 2009 entre Lula e o presidente guatemalteco da época Álvaro Colom.
Com a suspensão unilateral de cancelamento da compra, a Guatemala deveria pagar 600.000 dólares de indenização à Embraer.
FONTE: Terra
Calma senhores, como diria Jack, vamos por partes
1º A FAB precisa de cada super tucano que tem em inventario para diversas tarefas dentro das suas obrigações diárias então ela nunca ira vender super tucanos (o Brasil não tem a política de vender material mais antigo ate doa, mas não vende) então vender para Guatemala isto e impossível de acontecer, vender para os emirados e muito difícil acho mais fácil leasing ou empréstimo mais teria que passar pelo congresso nacional e muito demorado acredito que a Embraer tente realocar a produção para atender este pedido que e muito importante para a companhia como cartão de visitas no oriente médio.
2º Pensão, isto e um esculacho deveria ser feito uma grande reforma não só o das filhas de militares, mais de todos os funcionários públicos, vai dar um exemplo tenho uma tia que recebe quase cinco mil reais de pensão do meu falecido avo ele era funcionário da antiga rede ferroviária federal olhando velhos documentos descobri que ele entrou na rede em 1912 ele se aposentou com +- 25 anos de trabalho na rede recebeu aposentadoria ate 1976 morreu e a pensão passou para minha tia filha dele que recebe ate hoje, faz mais de 102 anos que o governo federal paga salário a meu avo e ele, em minha opinião em caso de morte do titular a aposentadoria seria dividida por dependentes ex 50% para o cônjuge e 10% para cada filho menor de idade e acaba por ai.
3º que eu saiba não existe no mercado mundial super tucano usados para vender!
4º Pelo que me falam material russo e difícil de manter voando, principalmente pela demora de envio de pessoas devido à grande diversificação da linha produtiva e da mudança constante de itens. Exemplo quem já teve uma uno sabe como e, quando você vai à autorizada comprar uma peça querem saber numero de serie data de fabricação e modelo, pois embora seja uno as peças variam muito de mês para mês de fabricação outro motivo e a distancia não só de quilômetros mais quando se precisa de uma peça USE, UE tem uma infinidade de vôos por dia de La para Ca, na Rússia vc demora uma eternidade para descobri quem fez a peça onde e a fabrica, ver se tem em estoque caso não tenha tem que ser fabricada depois mandar esta peça para onde tenha vou para “no caso o Brasil´´ agora imagina isto para Guatemala.
5º Em minha opinião o governo federal deve ajudar de todas as maneiras possíveis empresa como EMBRAER, AVIBRAS, METRON, ENGEPRON, e toda empresa que produza material bélico no pais, terminando com imposto para estas empresas financiando e garantindo suas exportações investindo em novos produtos e se possível sendo seu principal vendedor no exterior
6º Sobre política não tenho muito a dizer estou muito desiludido, pois acho que deveríamos escolher quem e a melhor pessoa (ou partido) para governa nosso amado Brasil tenho mais de 50 anos e ate hoje só escolhi quem e o MENOS PIOR, nunca tive o prazer de escolher o um candidato que eu pudesse bater no peito e dizer este e o melhor para Brasil
Perai após negociação apareceu um aumentinho de 3 milhões por aeronave? Aí se eles topam além do prêmio de trouxa do ano com certeza algo estranho teria! Não sei porque o Russo não coloca no mercado sua versão turbo hélice de um Su-25 menor! Ia vender para todo o terceiro mundo! Algo parecido com um Pucara , bem blindado, moderno, com metralhadoras, canhão e com motores que não quebrem o usuário nem na compra e nem no uso. Lancha armada com canhões 23mm ou até 30mm sai por Peanuts com o “Ivan”, e as adaptadas com esse armamento povoam a maior parte das marinhas africanas.
Uma duvidas, essas aeronaves serão novas ou sairão dos lotes ativos da FAB ?
11,9 milhões de euros para a compra de duas lanchas de patrulha, dois aviões Super Tucano e três radares, nem a pau juvenal, com esta grana da para 1 super tucano e olha la !!!
Claudio, concordo. Você tem toda razão.
Mas já começo a pensar que, para atenuar problemas financeiros, a FAB poderá entregar a Guatemala até 6 ST por este preço. Mais outros para os EAU e ainda, outros para diversos países. Isso diminuirá imensamente as despesas e colocará um dinheirinho em caixa para pagar as pensões das filhinhas de altos oficiais. E olha que nem será necessário desviar dinheiro do maior projeto de alta tecnologia deste país: a CORRUPÇÃO.
Abraços.