Por Luiz Padilha
Em um coquetel no aeroporto Santos Dumont-RJ, o Grupo ERA, um dos maiores operadores de helicópteros no mundo, em parceria com a Aeróleo Táxi Aéreo, apresentaram o novo helicóptero da empresa, o AW189.
Com a chegada de 2 helicópteros AW189, (PR-AEY e PR-AEQ) a AERÓLEO fortalece suas capacidades de transporte offshore no Brasil.
O helicóptero AW189 atende aos mais recentes requisitos internacionais de segurança e se beneficia da capacidade de 50 minutos de “run-dry” da gearbox. Considerado como uma aeronave Super-Médio, ele excede os padrões de certificação atuais do mercado e oferecendo segurança e confiabilidade incomparáveis para operações offshore de longa distância, podendo operar na área do Pré-sal com folga.
O CEO da Aeróleo Taxi Aereo, Diego Medeiros, disse que estava muito orgulhoso em apresentar o AW189, que agora faz parte da moderna frota de helicópteros de avançada tecnologia da empresa.
“A utilização do AW189 eleva nossa capacidade de atender às demandas da indústria de óleo e gás no Brasil e oferece aos nossos clientes uma aeronave de custo acessível, promovendo a solução de transporte offshore de longas distâncias.”
O AW189 é um helicóptero versátil, multifunção, com uma espaçosa cabine configurada com 16 assentos, incorporando o que há de mais recente em tecnologias de conscientização situacional para reduzir a carga de trabalho da tripulação, otimizando a eficácia das missões e aumentando a segurança operacional.
O AW189 possui entre seus equipamentos de segurança, botes de resgate acionados externamente, Sistema de GPS integrado e pás do rotor de calda de alta visibilidade com sistema de pulso e estroboscópio.
“Em adição ao design de ultima geração, estamos muito satisfeitos com a confiabilidade operacional e com o custo de operação”, disse Chris Bradshaw, Presidente e CEO do Grupo ERA. “O AW189 também oferece flexibilidade na missão. Nós somos capazes de realizar muitas missões que antes teriam sido limitadas a helicópteros de Grande Porte, enquanto hoje podemos oferecer uma proposta de custo muito eficiente por passageiro ao nosso cliente final”.
A ERA é a maior operadora civil mundial de Helicópteros da Leonardo Helicópteros e serviu como cliente de lançamento do AW189 nas Américas, com a entrega de dois helicópteros AW189 em 2015 para atender seus clientes no Golfo do México nos EUA.
Será, então, que a Leonardo é a Embraer perderam de vez o interesse de estabelecer a parceria para montagem de helicópteros dessa família AW-139/189? Tinha gente do EB visitando a Itália para avaliá-lo. O EB já está trabalhando no futuro substituto dos Black Hawks e Cougars, de repente a janela de oportunidade volte a se abrir. Só acho interessante reavaliar essa possibilidade, vai que…….
Até mais!!!