A EDGE, um dos principais grupos de tecnologia avançada e defesa do mundo, marcou o início de sua participação na Dubai Airshow 2023 anunciando o lançamento de 11 novos sistemas e soluções aeroespaciais inovadores que se somam ao portfólio de mais de 159 sistemas e soluções que abrangem vários domínios, incluindo inteligência tática, vigilância e reconhecimento (ISR), suporte logístico e operações de combate sofisticadas.
Entre os novos sistemas lançados pela EDGE na Dubai Airshow estão três aeronaves autônomas:
• O novo REACH-M é um Veículo Aéreo de Combate Não Tripulado (UCAV) de asa fixa de Média Altitude e Longa Resistência (MALE) projetado para operações de ISR e ataque leve ao solo. A aeronave tem um peso máximo de decolagem (MTOW) de 1.500 kg e apresenta recursos autônomos, como decolagem e pouso automáticos e rotas de voo pré-planejadas, e pode voar por 24 horas com uma carga útil máxima de 350 kg.
• Após o anúncio da EDGE, na semana passada, da aquisição de participações significativas na FLARIS, fabricante de aeronaves a jato de pequeno porte com sede na Polônia, e na ANAVIA, desenvolvedora e fabricante de sistemas inovadores de helicópteros não tripulados com sede na Suíça, o Grupo apresentou três veículos aéreos que agora farão parte do portfólio de aeronaves autônomas do Grupo – a aeronave a jato SINYAR, fabricada pela FLARIS, que pode voar a 545 kmh, a uma altitude de 30.000 pés, e pode transportar uma carga útil de 450 kg; e o helicóptero compacto HT-100 de desempenho não tripulado e multifuncional, fabricado pela ANAVIA para missões de ISR e logística. O HT-100 pode voar por até seis horas a uma velocidade de 120 kmh.
Entre as inovações, a EDGE trouxe novos sistemas de mísseis, munições guiadas e bloqueadores:
O NASEF-20 é um míssil de cruzeiro subsônico de baixo custo (LCCM) lançado a partir de aeronaves não tripuladas e projetado para engajamento de precisão contra alvos leves, e é guiado pelo Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS). Um buscador de laser semi-ativo (SAL) pode ser adicionado para aumentar a precisão contra alvos designados. O NASEF-125 é um míssil de cruzeiro subsônico e antinavio, capaz de engajar alvos terrestres e de superfície com buscadores de infravermelho por imagem (IIR) e de radar de localização ativa. O míssil conta com recursos avançados de deslizamento no mar para evitar a detecção por sistemas antiaéreos. O RASH-3H é um sistema de munição guiada de alta precisão capaz de atacar ameaças de pequeno e médio porte.
O HUNTER 2-SJ com Jammer é um novo sistema de drone seeker, que oferece recursos de mira para engajar sistemas de guerra eletrônica e de comando e controle (C2) por meio da detecção de sinais de radar. O HUNTER-N é uma nova variante do HUNTER SP que foi desenvolvido para ser lançado de embarcações navais.
Mansour Al Mulla, diretor administrativo e CEO do Grupo EDGE, explica que o Dubai Airshow é um dos principais eventos aeroespaciais do mundo e, portanto, a plataforma perfeita para que a EDGE possa apresentar seu portfólio em rápida expansão de produtos e soluções aeroespaciais, espaciais e de defesa aérea avançados. “Esperamos anunciar várias parcerias internacionais com empresas que operam em vários domínios nas esferas civil e de defesa, possibilitando a exploração de sinergias conjuntas para um maior crescimento por meio do compartilhamento de conhecimento, explorando ecossistemas de fabricação avançados estabelecidos e reforçando nossas cadeias de suprimentos globais”, finalizou.
EDGE revela o primeiro campo de testes multi-domínio da região
Dono de um dos maiores estandes da Dubai AirShow, a EDGE aproveitou o evento para adicionar novidades ao seu portfólio. Além das anunciadas, a empresa também lançou o ‘X RANGE’, a primeira instalação internacional de testes, avaliação e treinamento de produtos comerciais, aeroespaciais e de defesa na região do Golfo, formado por Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Catar, Kuwait e Omã.
A área oferecerá serviços e instalações de teste exclusivos, de ponta a ponta e de última geração para plataformas, sistemas e subsistemas nos domínios aéreo, terrestre, marítimo e de guerra eletrônica (EW), fornecendo dados e análises detalhados para acelerar o desenvolvimento de armas de infantaria, armas inteligentes, sistemas autônomos, embarcações navais, sistemas C4I, sistemas ISTAR e soluções EW.
Localizada em uma ilha de 350 km2 altamente segura, a área de alcance incluirá uma pista de 3.800 m para aeronaves de grande porte, bem como uma pista de 1.200 m para aeronaves não tripuladas, com uma área de perigo aéreo permanentemente fechada a 10.000 pés, com disponibilidade para se estender significativamente mais alto. Além disso, a ilha será equipada com uma vila de treinamento urbano para ensaios de operações especiais, uma rede de comunicações digitais em toda a ilha e uma linha costeira exclusiva para exercícios marítimos e de desembarque.
Mansour Al Mulla, diretor administrativo e CEO do EDGE Group, disse: “A linha de testes X RANGE trará recursos de testes sofisticados, flexíveis e abrangentes para o coração do Oriente Médio, da África e da região central e sul da Ásia. Esse lançamento inovador ocorre após uma preparação incansável e a busca pelas mais recentes tecnologias de defesa e alcance”, disse.
Munições convencionais terrestres e aéreas, bem como armas de energia EW e bloqueadores de sinal, podem ser testadas com vídeo de alta precisão, telemetria de alto nível e sistemas de aquisição de dados. Eles serão auxiliados por vários instrumentos de vigilância e rastreamento de ativos e radares avançados de rastreamento hemisférico. O monitoramento passivo de radiofrequência cria um ambiente de RF conhecido que facilitará os testes científicos dos produtos EW.
Omar Al Zaabi, Presidente de Comércio e Suporte a Missões do Grupo EDGE, disse: ” Estamos imensamente orgulhosos de estrear a X RANGE, que permitirá que nossos clientes e parceiros expandam seu alcance para novos patamares e profundidades em vários ambientes de combate”, finalizou.
X RANGE Norte:
– Litoral dedicado para treinamento e exercícios de desembarque anfíbio
– Modernos campos de tiro e instalações de treinamento
– Urban Training Village para CQB, combate físico e treinamento de lançamento rápido
X RANGE Leste:
– Pista de concreto iluminada de 3.800x60m totalmente operacional
– Zonas de teste de UAV
– Centro de planejamento de testes e centro de controle de alcance
– Radar de vigilância
– Sistema de telemetria digital de última geração
– Instalação de teste de veículos
– Grande cabide para drones
– Acomodações para clientes, escritórios, depósitos e oficinas
X RANGE Sul:
– Testes de propulsão aérea
– Teste de estresse ambiental
– Instalação de teste de arena e instrumentação com cabine de tripulação e cabine de controle
– Teste de armas de energia dirigida
– Teste de falsificação de GPS e interferência de sinal
– Doca flutuante com cabine da tripulação e cabine de controle
X RANGE Oeste:
– Pista de concreto de 1.200 m para aeronaves não tripuladas
– Alvos móveis robóticos para testes de armas de apoio de fogo direto
– Área dedicada a alvos de mísseis
– Plataformas móveis de demonstração
Belas notícias!!
Vi circulando no antigo Twitter uma foto do MANSUP-ER, alguma notícia?