Abu Dhabi-UAE – A Milrem Robotics, empresa do Grupo EDGE, líder no desenvolvimento de robótica e sistemas autônomos na Europa, assinou um contrato para fornecer 20 veículos robóticos de combate (RCVs) sobre esteiras e 40 veículos terrestres não tripulados (UGVs) THeMIS para o Ministério da Defesa dos Emirados Árabes Unidos (EAU). O acordo, que representa o maior programa de robótica de combate do mundo, foi anunciado na Unmanned Systems Exhibition & Conference (UMEX 2023), que foi realizado no Abu Dhabi National Exhibition Centre (ADNEC) e terminou em 24 de janeiro.
A Milrem Robotics conduzirá um programa de experimentação e testes com o objetivo de integrar recursos terrestres não tripulados ao arsenal das Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos. Essa iniciativa é um passo significativo para aprimorar as capacidades de combate das Forças Armadas por meio da implantação de UGVs THeMIS e RCVs rastreados, ambos equipados com recursos avançados de autonomia, cargas úteis de terceiros e soluções de comunicação de alta qualidade.
Kuldar Väärsi, CEO da Milrem Robotics, disse: “O investimento do Grupo EDGE na Milrem Robotics abriu novos caminhos para nós na região, expandindo ainda mais nosso crescimento internacional e nossa presença no mercado. O início do maior programa de robótica de combate do mundo com o Ministério da Defesa dos Emirados Árabes Unidos não apenas demonstra a vantagem competitiva de nossas soluções, mas também destaca o valor estratégico da incorporação de sistemas robóticos avançados na estrutura da força, aprimorando assim suas capacidades de combate e eficiência operacional.”
O contrato inclui o fornecimento de RCVs sobre esteiras com canhões MK44 de 30 mm, unidades de combate THeMIS equipadas com estações de armas remotas M230LF de 30 mm e com sistemas de fogo indireto, e unidades de observação THeMIS com sistemas de radar e câmera, incluindo recursos de detecção de disparos. A Milrem Robotics também fornecerá treinamento e supervisão abrangentes para garantir que o pessoal relevante atinja um nível de habilidade satisfatório na operação de sistemas terrestres não tripulados de combate.
FONTE: TORRE Comunicação Estratégica