Ministros da Defesa do Brasil e da Argentina assinam a “Declaração pela Democracia e a Paz” e iniciam negociações para a venda de caças Gripen NG
Buenos Aires, 7/4/2015 – Os ministérios da Defesa do Brasil e da Argentina assinaram declaração conjunta iniciando conversações para a venda de 24 caças Gripen NG para a Força Aérea do país platino.
A previsão do negócio consta da “Declaração pela Democracia e a Paz”, assinada pelo ministro Jaques Wagner e seu par argentino, Agustín Rossi, após reunião bilateral realizada nesta terça-feira (7), na capital Argentina.
Em sua primeira viagem oficial ao exterior à frente da Defesa, Jaques Wagner destacou a escolha da Argentina como o primeiro país a ser visitado por ele e o caráter estratégico da aliança com aquele país, considerado fundamental para a integração regional da América do Sul. O ministro disse que foi uma decisão política que atende ao interesse de fortalecer a parceria e a cooperação no campo da defesa.
Já Augustín Rossi, além de abrir as negociações para a compra dos 24 caças Gripen NG, também reiterou a intenção platina de adquirir seis aeronaves cargueiros KC-390 – projeto brasileiro que tem os argentinos como parceiros em seu desenvolvimento.
Os caças Gripen NG, projetados pela multinacional sueca SAAB, serão produzidos no Brasil. Em outubro de 2014, a Força Aérea Brasileira (FAB) assinou contrato para a aquisição de 36 aeronaves – 28 unidades monoplaces (para um piloto) e 8 biplaces (para dois tripulantes).
Os caças serão entregues entre 2019 e 2024. O investimento previsto é de US$ 5,4 bilhões. A maior parte das aeronaves encomendadas pela FAB será produzida em território nacional em parceria com empresas brasileiras, que se beneficiarão da transferência de tecnologia prevista no contrato com a companhia sueca.
Unasul e Zopacas
Na declaração conjunta, os ministros da Defesa dos dois países reiteraram a importância de manter o Atlântico Sul como uma área livre da presença de armas de destruição em massa, nos marcos definidos pela Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (Zopacas) – organismo das Nações Unidas do qual Brasil e Argentina, além de 22 outros países, são signatários.
Wagner e Rossi também trataram da cooperação multilateral no âmbito do Conselho de Defesa Sul-Americana (CDS) – órgão da União das Nações Sul-Americanas (Unasul). O ministro argentino celebrou a evolução do projeto de criação da Escola Sul-Americana de Defesa, que fortalecerá, tanto entre militares como civis, um pensamento estratégico em nível regional.
Outro assunto tratado pelos ministros foi o projeto do Avião de Treinamento Básico da Unasul, iniciativa que objetiva coordenar a cadeia produtiva dos diversos países sul-americanos, bem como o fortalecimento da base industrial de defesa do continente.
Wagner e Rossi reafirmaram ainda a vontade de intensificar a Cooperação Antártica no apoio logístico e no trabalho conjunto na área científica realizado na região.
Ao fim do encontro, em entrevista à imprensa argentina, Agustín Rossi lembrou que Brasil e Argentina têm uma longa tradição de relações “tensas e intensas” na área de Defesa, e que os dois países estão engajados em “aprofundá-las permanentemente”.
Já o ministro Jaques Wagner reiterou que fez questão de visitar o país vizinho em sua primeira viagem oficial, pois as duas nações têm uma “parceria importante nesse novo conceito de Defesa” da América do Sul. Wagner aproveitou o encontro para convidar Agustín Rossi para o voo inaugural do cargueiro KC-390 – a aeronave já realizou um sobrevoo técnico.
FONTE: Asscom
Olá a todos,
Acabei de lembrar que eu assisti um seminário sobre o Gripen no canal da SAAB no youtube em inglês. E para aqueles que queiram assistir deixarei o link abaixo. O seminário é em inglês.
https://www.youtube.com/watch?v=7OpFXbOgIpU
Infelizmente o pessoal aqui não sabe o que é estratégia e muito menos conhece o significado da UNASUL. Vocês estão vendo uma situação hoje onde existem componentes que podem ser embargados, mas isso não quer dizer que essas mesmas peças não possam ser substituídas por versões nacionais ou sulamericanas através de parcerias entre paises(por enquanto só argentina). Por isso que o Brasil vai aprender a fazer o Gripen NG, para nacionalizar o máximo possível e não depender de potências extrarregionais. Essa é só minha opinião.
A Argentina pensará duas vezes antes de tornar uma parceira estratégica da China. Poderia ficar isolada pelos parceiros dos EUA (Chile, Colômbia, México) e sem apoio do Mercosul. Sem falar que ficaria nas garras dos chineses. Será se uma Argentina assim ainda seria tão interessante aos chinês?
Como parece que todos perceberam, entre o que é noticiado e a decisão final passarão muitas águas. A Argentina está vivendo período de eleições e tudo faz parte do marketing, inclusive a questão das Malvinas. Temos que esperar o novo presidente e suas tendências. O governo brasileiro lucra também com estas notícias, pois desvia um pouco o foco do cenário interno.
Independentemente do que Brasil e Argentina estiverem tratando, no que diz respeito aos componentes do RU e EUA, daqui há 05 cinco anos alguns componentes poderão estar até defasados. Os componentes que serão fornecidos à Argentina, e talvez até ao Brasil, poderão não ser top, como os EUA fazem quando vendem seus aviões. Outra coisa, deve haver um acordo sobre os termos de quem receberá o código fonte do Gripen. Certamente, a Suécia terá poder de decisão, e ela sabe a parte que deve ficar alinhada.
Sendo assim, um modelo de menor capacidade poderá ser vendido. O Chile tem os F16 Block, porém, não tem (ou não tinha) em seus domínios os principais armamentos, que estão aos cuidados do EUA. Exagerando, o Chile não abre nem mesmo o canopi sem ser do conhecimento dos EUA.
O importante é haver desenvolvimento de componentes alternativos aos dos EUA e RU. Uma parceria entre Brasil e Argentina, talvez junto de Israel, poderia dar bons projetos. Mesmo que seja uma jogada política, os EUA e RU não querem mais uma Venezuela por aqui, porém parceira de um concorrente econômico como a China.
O que seria menos “danoso” para os Ingleses em um eventual conflito?
Ter a Argentina usando caças com componentes feitos por eles?
Ou ter a Argentina usando caças Russos ou Chineses?
Alguém pode me responder,se possível?
Abraços.
Eles tem uma amarga experiência com as Type 42 na Guerra, os pilotos Argentinos sabiam exatamente das fraquezas dos sistemas e como limitar sua exposição.
Podem ficar tranqüilos que os Ingleses vão “caprichar” na TOT nossa!! Tem mais, teremos as partes Inglesas devidamente “controladas” nas prateleiras de forma que se a “coisa pegar” não teremos sobressalentes. Se os Hermanos toparem Gripen “Novo Genérico” gastarão seus poucos recursos em algo que só eles terão, duas dúzias de protótipos! Isso com certeza não acontecerá e essa brincadeira só servira para aumentar a desconfiança de nossos fornecedores e o risco na tão almejada transferência de tecnologia, somos tão legais e geniais não???
Eu acho que isso nunca vai acontecer, venda do G-NG para a Argentina, acho que tudo isso é apenas mais um “espetáculo” desses governos “democráticos”, sem chance, não acredito.
Essa gente não cansa de fazer papel de ridículo? Em 2010 A Nilda Garre ministra da defesa da Argentina anunciou a construção em conjunto com o Brasil de um submarino e nuclear ainda!!!!
Pensem bem. Se realmente pretendem vender Gripens para a Argentina porque não agem com discrição esses dois idiotas??? 5 anos antes do primeiro Gripen ser fabricado pela Embraer, os dois bestão ai saem com esse circo. Não vai existir Gripen Argentino!!! Eles não vão comprar nem o KC390. Mesma lorota do Submarino Nuclear da Nilda Garre.
Somos governados por idiotas. Quem realmente pode comprar esses gripens e também o KC 390 é a Colombia…. Mas ai a “cumpanherada” não quer, a Colombia não faz parte do Foro de São Paulo.
Não há espaço para conflito no atlântico sul. O Reino unido está blefando com o parlamento para aumentar a participação militar no PIB. Ora, não há espaço para aventuras e os Argens saberão que não poderá contar com nenhum aliado na América do Sul se agir intempestivamente. Haverá Grifo na Argentina se Houver dinheiro e ponto final. Chega de palhaçada e teorias da conspiração. O Gripen não é um caça suprassumo mas sim um caça no estado da arte, ou seja, serve para incorporação tecnológica, defesa, mas não é isto tudo! Agora é o que podemos juntando custo benefício é o melhor pros dois.
SE os americanos estiverem com “medo! da crescente influencia dos chineses por aqui, é só empurrar F 16 esto cados no deserto.
Ao menos um terço dos componentes do Gripen são britanicos
Vai ter que ser um Gripen-ling, sem radar Aesa, sem assento Martin Baker, e com armamento iraniano! E vão ficar prontos em 2055! Lembra-me o vizinho metido que compra fiado e na hora de pagar pede emprestado o talão de cheques do padeiro pra pagar!
Essa negociação está me cheirando mal. Além de desagradar os ingleses pode criar um problemão para a SAAB e com empresa seria já se sabe o que vai acontecer, adeus Gripen. O Brasil realmente precisa achar possíveis compradores para o seu novo caça, mas nos locais certos né… Porém, se vendermos eles para a Argentina (acho isso impossível) estaremos afastando a concorrência chinesa da América Latina (Que é muito bom) , porém, impossível de acontecer.
gente … de boa
Isso jamais vai acontecer.
Só se construirem o Gripen com motor a aviônica chineses, oque é impossível
Até o KC-390, eu duvido.
E tem mais uma: de caloteiro já basta a gente (que não paga a Helibrás, Embraer, Iveco e Avibrás). Não precisamos vender para quem não paga. Vamos arrumar um financiamento do BNDES e eles não vão pagar.
Acho que o jogo está bem claro e posto: Manter a FAA usando equipamento ocidental e no processo vender produtos de alta tecnologia e ganhar algum din-din, OU:
Jogar a FAA no colo do chineses e russos e no processo perder influência, negócios e ainda deixar a Argentina militarmente mais independente de equipamento ocidental?
Eu diria que, sob estas condições, que os próprios los hermanos de forma inteligente criaram ao começar negociações com os chineses…A argentina terá capacidade de escolher entre dois lados dispostos a vender.
E os ingleses não se oporiam, a não ser que sejam burros, o que não são…
Fred,
Aí é que está… Seria politicamente muito difícil para os britânicos permitirem escoar tecnologia avançada para os argentinos, justamente por conta do conflito de 1982… Aliás, já tiveram certa experiência nesse sentido, quando venderam destróieres Type 42 aos argentinos um pouco antes do conflito.
No mais, os britânicos sempre irão colocar em primeiro plano a segurança de seus territórios, mesmo que isso signifique perder mercados.
Se for ver pelo lado puramente financeiro, concordo, porém a questão de quem armará a FAA é muito mais do que financeira , é geopolitica e envolve pressões de outros atores poderosos, como o EUA…
Os ingleses não gostariam de ver a Argentina com s Gripen?Certamente… Más gostariam menos ainda de vê-la no futuro com J-10B, por exemplo…
Pode até ocorrer o fechamento do negócio. Mas pode ser um indicativo da preocupação americana em relação ao aumento da presença chinesa no continente. Mesmos com estes 24 caças, a Argentina não é nem sombra do que foi na década 70 e 80. A Argentina não tem a menor condição de realizar uma operação de larga escala para uma invasão das Malvinas. Acho que para isto, vão levar alguns anos e com certeza haverá também uma aumento da presença militar britânica nas Ilhas e no Atlântico Sul, seria uma corrida armamentista.
Roberto Henrique,
Concordo com sua visão, e no momento em que estamos, de crise global, os britânicos sairão perdendo, pois para manter um contingente de homens e equipamentos, requererão muito dinheiro, talvez dinheiro esse que seria essencial para a sobrevivência daquela ilha na Europa.
Olha o tamanho da ARMADILHA que os Argentinos estão armando pro nosso lado com essa conversa fiada. Um modo fácil da Argentina impedir que os Gripens venham para o Brasil e essa emboscada mascarada de interesse de compra!
No fim o Brasil não recebe os Gripens ou recebe capenga, das duas formas os Argentinos ganham! O prazer deles e ver nosso fracasso e parece que estão conseguindo mais uma!
um abraço.
Não concordo.
Concordo com voce, e é recorrente este raciocínio que tenta colocar os paises da America do Sul constantemente em confronto . . . VIVA UNASUL, porque é impossível um país aqui ter sucesso sozinho, a própria Região do Euro foi projetada dentro deste mesmo princípio da supra união . . . .
Bem… de fato espero que minhas palavras não virem realidade e que a FAB receba os Gripens, com todas as capacidades TOP! Um abraço.
Inclusive a Inglaterra pode até barrar esta venda para o Brasil,vendo esta proximidade com a Argentina.
Trata-se de uma noticia totalmente e meramente politica, talvez a Argentina fazendo pressão na China para conseguir desconto nos caças que querem comprar.
Os outros assuntos, como compra do KC-390, treinador[que o Brasil deu dinheiro, mas não vai comprar], são apenas especulações, nada certo, aliás o treinador esta as moscas.
A compra dos KC-390 pela Argentina, vem sendo colocada como certa, a vários anos, mas até agora nada, assim como o Guarani, que acabou sendo substituido pelos blindados Chinos.
Então senhores, são noticias “requentadas”, para mostrar algo, aos contribuintes dos 2 países, mas quem, como nós que participam e acompanham este mundo sabemos, que são “vazias”.
Gente, é lógico que uma possível negociação do Gripen com a ARGENTINA passa pela saab, se realmente estiver havendo negociações a Inglaterra nada poderá fazer, pois seus equipamentos podem ser trocados por outros americanos, israelenses, russos ou até mesmo chineses, então vamos deixar de bobagens e aguardar, se a Inglaterra tivesse essa moral toda o Israelenses não teriam oferecido 24 Kfirs e mais a reforma dos A4 da argentina, abraços.
A Inglaterra não poderia vetar a venda do Kfir ,o unico que poderia fazer algo era os EUA .Outra coisa,como a Argentina vai comprar um caça ,onde a fabricante tem que mudar todos componetes ingleses?Um assento ,por exemplo,não é só tirar um e colocar outro no lugar ,acho que vc sabe disso.
Pronto, publicado . . . .
Só eu que dúvido ver o G-NG na FAA? A Inglaterra NUNCA vai permitir isso, e mais… Se insistirmos vamos ficar sem acesso a tecnologias made in UK. Não vale a pena.
Mera demagogia ..e populismo barato … quantos aos ”assuntos” da reunião …ta com cara de especulação da imprensa Argentina nada oficial … o tal ”Unasul 1” ja foi engavetado …. a realidade da FAA e o FC-17 … .. unica coisa de ”oficial” por enquanto e o KC-390 (isso se num belo dia ….a Argentina n vier com algum similar Chinês ).. quanto a ”Escola a Sul Americana de Defesa” … mero sonho ”Bolivariano” … pelo menos e o q acho …o discuros e ”lindo” mais na pratica a Argentina ja esta entregue aos Chinas ,tanto no campo econômico quanto o militar (corvetas … Blindados ..centro espacial chines sendo montado na Argentina … provavelmente o FC-17 etc etc ) … prejudicando o Brasil.(ate um tempo atrás o Guarani era dado como certo por la … e sabemos o q aconteceu ) .. o Mercosul e a maior prova disso .. Nosso ministro da defesa deveria e estar cuidado dos problemas das 3 forças (trabalhando pra liberar as ditas verbas ,, hj retidas por contingenciamento na União … prosuper .. KC-390 …HX-BR … etc )… tentar soluciona-las .. e n ”isso” …
Uê , se a China prover a Argentina com corvetas,blindados, provavelmente FC-17 e etc,etc, nós vamos é ficar para trás,kkkk !
Eu acredito que é cedo muito cedo mesmo o BRASIL ficar pensando em exportar uma coisa que sequer começou a fabricar, é querer contar com o ovo dentro da galinha !
E se porventura a China esta oferecendo algo melhor para Buenos Aires, a coisa mais sensata é aceitar, mas oque mais me espanta é o ódio de alguns brasileiros para com os argentinos,creio que tal coisa se da,baseada na nossa rivalidade futebolística que durante anos vem sendo explorada pela mídia esportiva ! tudo uma bobagem muito dos nossos problemas somos nós mesmo que criamos,mas por a culpa de alguns nos outros é melhor que encara-los !
Eu acho que essa noticia está atrasada 1º de abril já passou.
SE de fato for verdade o encaminhamento das vendas do Gripen para a Argentina, trata-se, então, de forma inteligente do RU e dos EUA de afastar, ainda que por ora somente um pouco, a flagrante e intensa aproximação do Cone Sul à China. Para que isso de fato aconteça, porém, o Ocidente terá de tratar com muito mais carinho a região, e não seguir o velho riscado de dificultar a vida de todos por aqui, com crises políticas, econômicas, sabotagens, golpes, etc. Se isso continuar a acontecer, então, e infelizmente, o afastamento será progressivo e constante, até com o descolamento da influência do Ocidente e a atração pelo Oriente.
O problema não sao os EUA e sim os ingleses.
Daí porque mencionei também o RU (Reino Unido).
Concordo plenamente com você FRL, o Império Anglo americano ou para de nos tratar como antigas colônias e primos pobres não muy amigos, ou essas colônias serão explorada pelo oriente, notadamente a China que tem oferecido parcerias e não só exploração!
Chegado o caso somente teram que mudar los equipamentos ingleses desse caça, já que Argentina não tem maiores problemas de embargo com USA, até porque se tivessem
USA estaria jogando os Argentinos direto ao colo dos chineses nesse aspecto.
Algo que todavia pode suceder ao menos parcialmente no ambito das FAA.
Essa venda a meu ver, nunca vai acontecer, (GRIPEN NG), quanto papo furado, parecem dois papagaios de pirata, querendo aparecer na foto, nada mais.
Gallito…. Foi nisso que eu pensei, papagaios de piratas! pelo menos para a imprensa os ingleses já negam o Gripen aos argentinos.
este ministro pode nem ser lá um adido militar ou especialista em defesa mas a parte politica ele cumpre e se esforça em conhecer a situação das forças.
Tomara que continue assim
Concordo com o amigo. Este sabe vender o peixe, mas, axo muito problematico nas relacoes com os proprios militares; exemplo disso foi declarar que a Avibras tem problema de gestao – pode ate ser verdade, mas pra que procurar briga com ela.
Temos sempre que levar em consideração a chance disso ser pensando, se assim for, algo não vai bem para o ministro forçar uma barra com a Saab sobre a mudança de equipamentos restritos, e dada as ultimas conversações do presidente da empresa com a Dilma sobre ” ser importante manter a compra ” pode significar mau pressagio nas relações de compra, até pprque a poucos dias um grupo sueco entrou na justiça contra a Petrobras, o que pode ser um fato destacado…ou não.
O BRASIL nem começou a produzir os Gripens e já esta procurando sarna para se coçar,essas declarações podem até melar e atrasar a projeto FX-2, infelizmente a Argentina sofre uma espécie de embargo por parte de alguns países fornecedores de equipamentos de alta tecnologia que compõe o caça, e para esses países “embargarem “ o BRASIL eles não pensam suas vezes !
Por muito menos não podemos vender os Tucanos a Venezuela !
Tem componentes no Gripen que são ingleses e por isso os hermanos não verão um Gripen em sua força aérea nem que a vaca tussa!!!
Amigos, o Brasil não pediu a nacionalização do aviao à toa né. Até inde sei as “partes” inglesas sao softwares de integracao de sistemas. Ninguem seria maluco de efetuar uma venda desas sem ter certeza do que esta falando; até porquê os avioes serão quase que totalmente suecos e os mesmos têm o maior interesse em vende-los. Se esta venda for concretizada, e eu acredito enormemente que seja, abri-se uma grande porta para os gripens no continente e o Brasil tem uma grande parcela de contribuicao nisso.