Um dos principais pontos do Gripen é sua capacidade de encontrar e explorar informações. Por isso, desenvolveram-se amplas capacidades de guerra centradas em rede para compartilhar informação dentro de uma unidade tática do Gripen ou com forças da OTAN.
A funcionalidade de fusão dos sensores do Gripen para comunicar a detecção de todos os alvos e as informações de rastreamento para o piloto. Isso transforma a superioridade da informação em alta análise da conjuntura.
Os aviões de combate Gripen compartilham todas as informações por meio de data links, inclusive o Link 16 da OTAN. Este aspecto é a chave para a superioridade da informação da aeronave. Além disso, cada piloto pode receber dados de controladores no solo ou no ar.
Um CAS digital e um vídeo link permitem ainda mais benefícios nas comunicações.
Rede de batalha
O sistema de Data Link do Gripen (TIDLS), juntamente com um Link 16 ou um Link de Dados Nacional garantem as seguintes capacidades:
- Data Link dentro da Unidade Tática Aérea
- Data Link entre o Gripen, o AEW&C e os centros de comando e controle no solo ou no ar
- Data Link com o Controlador Avançado de Voo
FONTE e FOTO: Saab
O gripen não foi comprado num grupo de compra e venda no facebook. Foi um acordo sério e tudo virá como foi acordado em diversos acordos, será um grande passo para a FAB. Sera um grande salto na doutrina da FAB.
Vir ele vem mas pode vir pelado, com muitos eletrônicos faltantes.
Meu medo é que esse avião não venha