O Gripen possui armas para todos os tipos de missões, que vão desde bombas guiadas de precisão, com poucas avarias colaterais, até mísseis de longo alcance AR-AR e armamentos pesados antinavios.
Além disso, a aeronave possui ataque de precisão inerente e capacidade de permanecer de prontidão.
O Gripen monoposto possui o canhão Mauser BK de 27 mm. Essa arma pode ser usada em ataques AR-TERRA, contra alvos terrestres e navais e empregada em missões de policiamento do espaço aéreo.
O caça também pode transportar pod’s e sensores para reconhecimento e missões especiais. Entre eles, o Litening, o Reccelite, o DJRP (Digital Joint Reconnaissance Pod) e o MRPS (Modular Reconnaissance Pod System).
A integração de novos armamentos no Gripen é bastante simples. Isso o torna uma das aeronaves preferidas entre a as fabricantes de armas, já que podem rapidamente utilizar o caça para o desenvolvimento de seus produtos, como por exemplo, quando foi selecionado para testar o míssil Meteor.
Isso beneficia os usuários do Gripen pois, conforme novos armamentos estejam
disponiveis, eles serão integrados de modo mais rápido, em comparação com as outras aeronaves.
FONTE: Saab
Com a chegada do Gripen, é natural se pensar na aquisição do míssil antinavio RBS 15.
A FAB usa o harpoon antinavio nos P-3M
A MB não usa misseis antinavio em seus caças o que é uma vergonha. Ela usa o exocet, sea kua, e penguim em diversas plataformas menos em caças.
É claro que o lançamento do projeto da corveta Tamandaré não teve a mesma cobertura que esse avião.
Por mais simples que seja a integração de armas não quer dizer que seja barata, dependendo do custo da arma (míssil, canhão, bomba, foguete). Então essa vantagem é meramente técnica, mas nem sempre prática.
A FAB ainda não escolheu seu missil anti navio ? uma pena tanto a FAB quanto a MB não possuir em seus inventários .
Será que o lançamento da corveta Tamandaré terá a mesma cobertura que teve esse caça? É claro que não!
Sobre a integração de mísseis ser fácil não quer dizer que seja adotada com a mesma facilidade: uma coisa é a simplicidade da integração do armamento, outra é o armamento em $i. Dependendo do custo e manutenção do arsenal acredito que essa capacidade do avião é apenas uma vantagem técnica do aparelho mas não, necessariamente, prática por envolver o custo da arma considerada. Isso mostra que quando um produto é apresentado com pompa deve-se levar em conta outras condições inerentes ao que é anunciado.
André,
O que está sendo falado no texto é sobre o que cabe ao fabricante da aeronave, que o torna flexível quanto a integração de uma gama de armamentos, agora, quanto ao tipo de armamento (e o seu custo de aquisição) cabe única evexclusivamente ao que cada operador vai escolher para os seus caças.
A Saab faz a sua parte integrando-os à sua plataforma.
Abs