Um ótimo dia para voar Gripen E de novo!
Hoje (22) o Gripen E 39-8 realizou segundo voo, desta vez foi pilotado por Robin Nordlander.
O segundo voo durou 68 minutos.
FONTE e FOTO: Saab
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital
Ta muito bom, agora falta projectar mais aquisições , mais 108 unidades, e desenvolvar o GRIPEN-M ou SEA-GRIPEN, acredito que serão 24 SEA-GRIPENSs para o nosso NOVO NAE, apartir de 2024, e apartir dai ingressar no clube dos caças aero-navais multifunções (EUA com o F-18 Super Hornet e F-35C, UK com o F-35B, FRANÇA com o RAFALE-MARINE, RUSSIA com o SU-33 e o MIG-29 , CHINA com o J-15 e INDIA com o MIG-29), depois dessa maturação partir para a 5ª Geração atraves do projecto FS2020 da SAAB, acredito que será a evolução natural do GRIPEN-NG, e a FAB naturalmente irá caminhar para a 5ª Geração , teremos mais ou menos o mesmo modelo de cooperação com Suecia, alguns modelos do futuro FS2020 serão montados aqui, mais isso é para depois de 2030… Daqui a 13 anos.Já Já ainda é o GRIPEN-NG.
gostaria de saber como anda o processo de treinamento dos nossos pilotos ?
se quando o brasil receber suas aeronaves , eles ja estaram prontos a pilotarem
Respondendo ao colega acima as 21 primeiras unidades serão montadas na Suécia, já com componentes brasileiros, e com participacao de técnicos e engenheiros nossos q lá estao.
As últimas 15 unidades serão montadas no Brasil incluindo a versão biposta, q terá a mesma capacidade de combate da monoposta. As unidades seguintes serão todas aqui.
O protótipo da variante brasileira será montada na Suécia e está sendo incluído dentro dos 36.
A versão nacional terá o IOC em 2021.
Os 2 primeiros Gripen E de produção (a partir de 2019) serão usados para testar as especificidades brasileiras (WAD, data-link, etc).
Ou seja, os Gripen E protótipos 39-8, 39-9, 39-10 serão padrão sueco.
Não é demais lembrar que este é o segundo voo do protótipo do Gripen E SUECO…
O Gripen E com a configuração para a FAB deveria ter um protótipo para certificação a parte uma vez que as diferenças são bastante expressivas principalmente na aviônica. Uma boa pergunta a ser feita para a SAAB ou a FAB.
A versão brasileira será certificada só APÓS a certificação da variante Sueca ou será um processo paralelo ?
O protótipo do Gripen E-BR será montado na Suécia ou no Brasil ?
Será uma aeronave dentro do pedido de 36 aeronaves ou será 36 mais 2 (um protótipo E-BR e um F-BR) ?
Curiosidade minha…
Ótimo ver que o trabalho sério de um país responsável e com empresas focadas nos seus objetivos estejam atingindo os seus objetivos. Parabéns ao povo sueco e à SAAB!
Sobre a MB operar Gripens… particularmente penso ser um desperdício de recursos. Serão um ou dois esquadrões a menos na FAB, onde eles são realmente necessários. Não apenas para ficarem em Brasília e arredores mas estacioná-los mais próximos as fronteiras (terrestres e marítimas) onde possam dar respostas às ameaças com mais rapidez.
A MB no momento deve pensar em obter barcos de patrulha oceânica e começar a fazer o que já deveria estar fazendo. Um PA está fora de cogitação. Fora da realidade.
Poderia adquirir os 2 asas fixas e rotativas para combate
Muito bom poder ver ele sem ser em Renders de computador…
Logo devem surgir essa imagem com aplicações de camuflagens da FAB. Aliás, a FAB poderia dar uma melhorada nisso também né? Usar quem sabe aquele padrão de camuflagem digital que acho sensacional!
A marinha irá de P3 orion e bandeirulha
Não vejo a hora de ver esta criança nas cores da Fab voando em demonstração e estático para apreciação no domingo aéreo aqui na Pampulha/BH ou Lagoa Santa. Acredito que a MB no futuro encare o projeto do Gripen M sim e acredito que a India se der o Gripen como vencedor de sua concorrencia tbm o fará( e deve fazer até antes pois eles já tem PA operacional).
Eu acho que pra nenhum!!!!!!!
Muito bom! Será que a MB planeja adquiri-lo para substituir os defasados A-4 ou irá imigrar para helicópteros de combate?