O programa Gripen E da Saab continua progredindo. A aeronave Gripen E 39-8 conduziu uma série de voos bem sucedidos levando cabides externos, incluindo os produzidos pela empresa suíça RUAG Aerostructures.
O chefe de área de negócios da Saab, Aeronautics, Jonas Hjelm, expôs como as próximas duas aeronaves Gripen E, do programa de testes de voo, estão se beneficiando das principais decisões do projeto.
“As ameaças de hoje não serão as de amanhã e os modernos caças podem ser vistos como uma rede de supercomputadores voadores, que buscam superar seus oponentes. Por isso, projetamos a arquitetura inteligente do Gripen para garantir que possamos introduzir os mais recentes e avançados computadores e hardwares, com rapidez e simplicidade, o que é inigualável nessa indústria. Temos uma dupla vantagem, A de ser a aeronave mais nova e a mais capaz de pular, sem esforço, à medida que a potência de processamento avança. O piloto que está voando o Gripen E terá, portanto, uma vantagem inegável”.
As outras duas aeronaves, a 39-9 e a 39-10, se beneficiaram dos computadores novos e atualizados que foram rapidamente adicionados, melhorando ainda mais a capacidade em relação a primeira aeronave, a 39-8.
Um fator crítico era que isso poderia ser feito sem afetar os sistemas críticos de voo e, portanto, era concluído em dias ou semanas, em vez de meses ou anos, como é típico nos caças. Isso significa que o Gripen E pode estar na vanguarda do combate aéreo por décadas, à medida que novos recursos ou tecnologias exigirem cada vez mais poder de processamento.
Jonas Hjelm também revelou que durante o mês de julho, o Gripen E realizou seu primeiro voo armado com dois mísseis IRIS-T, um em cada ponta da asa, quatro pylons sob as asas e mais um central na fuselagem.
O voo incluiu o teste de várias manobras em velocidade supersônica. Isso aconteceu no Mar Báltico e abre caminho para futuros testes envolvendo transporte e lançamento de mísseis, tanques alijáveis e outros pylons externos.
O Gripen E é um programa internacional e também houveram progressos no design do Gripen F, a versão biplace. Ele está sendo projetado junto com a Embraer e poderá ser usado para Treinamento, Treinamento de Combate, Missões de Combate com operador de Guerra Eletrônica, Missão de Comando com operador de sistema de Armas no banco traseiro.
Outros destaques foram as novas entregas em torno de hardwares, como o WAD (Wide Area Display), liderado pela empresa brasileira AEL.
O Gripen E está sendo desenvolvido para a Força Aérea Sueca e a Força Aérea Brasileira receberá tanto o Gripen E quanto o F.
FONTE e FOTOS: Saab
Gripen NG + meteor + Comando e Controle em redes = FAB estara bem servida nos próximos anos .
A FAB continuará operando o Derby… que eu saiba não há previsão de compra do Meteor, infelizmente