“Precisamos ser muito eficientes no desenvolvimento da próxima versão do Gripen”, disse o Diretor de Testes de Voo da Saab, Rignell Ola, em uma sessão de testes de voo do Gripen E – o Gripen Next Generation, no Seminário Internacional na Aero India 2013.
O Sr. Rignell fez uma apresentação sobre os desafios enfrentados durante os testes do Gripen E e sobre encontrar as soluções técnicas para superá-los.
Falando durante a sessão técnica, o Sr. Rignell disse, “Orçamento das forças de defesa da Suécia é limitado a Suécia é um país muito grande para uma pequena população de cerca de 9 milhões de pessoas, o que significa que nós temos que fazer as coisas de forma diferente. Para produzir uma aeronave como o Gripen, precisamos ter uma tecnologia crescente e uma arena competente “.
Dentro da comunidade voos de teste sueca, existem três agências diferentes: Saab, FMV (a agência de aquisições) e a unidade de teste operacional da Força Aérea Sueca. Todas as três agências têm trabalhado muito perto ao longo da história do Gripen e agora estão fazendo ainda melhor.
“Até agora, juntos, conseguiram produzir o Gripen A/B e Gripen C/D. A versão C/D está operacional em cinco países diferentes. O Gripen A/B tornou-se operacional em 1995 e no ano de 2003 a versão C / D tornou-se operacional “, disse Rignell.
“Nas versões A/B, começaram com os cinco testes da estrutura básica e depois tivemos de continuar com a verificação mono place. Ao mesmo tempo, começou-se com o desenvolvimento da versão B. O processo de desenvolvimento foi paralelo, o que não era a forma mais adequada de fazê-lo “, acrescentou.
Nas versões C/D, vários nações – clientes, estavam envolvidos e tivemos pilotos de teste da África do Sul também. O número de testes de voo que temos feito em cerca de 25 anos, é de 8.200, que é uma soma baixa de testes de voo para um programa de caça. Nós precisamos ser ainda mais eficientes para o desenvolvimento da próxima versão do Gripen com o orçamento baixo, explica.
“Então fomos para o estudo Gripen Next Generation, que começou em finais dos anos 90 e foi concluída em 2005. Depois de completar o estudo do futuro caça, nós tivemos a decisão do Parlamento da Suécia para produzir uma aeronave de demonstração do Gripen, o que fizemos e o avião voou até o ano de 2008. O objetivo da manifestação foi mostrar aos clientes atuais e para os futuros, as tecnologias a serem incorporadas no Gripen NG. Na aeronave manifestante, colocamos um motor novo, o F414G , que acrescentou 25% a mais de empuxo. Esta foi a Fase 1. A Fase-2 incluiu um novo radar, a fase-3 incluiu um novo sistema de aviônicos, a Fase-5 inclui a Infra Red Search and Track (IRST). Para a fase-5, o teste de voo foi agendado para Maio de 2013. Os clientes suecos irão participar do programa de testes, o que vai nos ajudar a ter sucesso no futuro “, disse o Sr. Rignell.
Model Based Software Engineering (MBSE) foi utilizado para aumentar a eficiência e reduzir custos e tempo. Os testes de voo são caros, e precisamos reduzir o custo dos ensaios em voo, por isso estamos usando o mesmo software de Desenvolvimento e Maturação nas fases de verificação. Uma das estratégias, inclui também o uso de novos simuladores de testes de voos Federal Telecommunications Infrastructure (FTI), novas antenas de telemetria e a implementação das lições aprendidas com o passado para garantir a detecção e retificação antecipada.
FONTE: Gripen Blog
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval