O caça Gripen experimentou pela primeira vez durante uma série de voos, testes com 100% de biocombustível. Isto demonstra que o caça pode voar com um combustível alternativo e proporciona valiosos conhecimentos para o futuro uso de combustíveis alternativos.
“Demostrar que o Gripen pode voar com 100% de biocombustível é um passo importante para fazer com que o Gripen seja seguro no futuro”, disse Göran Bengtsson, Diretor de Investigação e Tecnologia da Saab Aeronáutica.
“Ganhar independência de importação de petróleo é importante do ponto de vista da defesa e abre o caminho para fontes adicionais de combustíveis, criando flexibilidade. Naturalmente também é bom se a longo prazo contribuirmos para reduzir o impacto ambiental da aviação militar”.
Esta foi a primeira vez que caça monomotor voou com 100% de biocombustível. Os voos foram realizados com um Gripen D (biplace) nas instalações da Saab em Linköping e foi completamente como estava previsto.
“A equipe de provas não notou diferenças entre o biocombustível e o combustível normalmente utilizado, o que significa que o biocombustível pode ser usado como uma alternativa completamente satisfatória ao combustível para os caças Gripen”, dice Göran Bengtsson. “Voar com biocombustível durante o serviço operacional com o Gripen requer, porém, una certificação adicional do combustível e o acesso ao mesmo em quantidades que correspondam as necessidades operacionais”.
O combustível testado (CHCJ-5) é feito a partir do óleo de colza. Não houve nenhuma diferença em comparação ao combustível baseado no petróleo. O combustível deve cumprir os mesmos requisitos, independentemente da matéria prima.
A Administração de Materiais de Defesa da Suécia (FMV) está por trás do projeto e além da FMV, Saab e GKN Aerospace, que produz o motor (RM12) para os Gripen C/D, estão participando do projeto. A través de um acordo bilateral entre a Suécia e os Estados Unidos, a Marinha dos Estados Unidos e a Força Aérea Americana estão contribuindo com valiosos conhecimentos e experiência para a certificação de biocombustíveis.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE E FOTO: SAAB
do jeito que esta a crise, vão querer usar GNV nele ….auhauhauhuah
E ao chegar o Brasil, vai ser testado com Etanol… rsrsrs