Por Luiz Padilha
Durante a Convenção Modern Day Marine 2023, um protótipo chamou bastante atenção por ser um conceito de veículo elétrico para ser usado em combate. Sua vantagem principal é ser silencioso, além de não poluir o meio ambiente.
A GM Defense e a Cummins Power Generation foram designadas para produzir os protótipos dentro do Programa da Unidade de Inovação de Defesa chamado Stable Tactical Expeditionary Electric Power, ou STEEP.
O veículo participa de uma concorrência do Exército dos EUA para novos Veículos de Reconhecimento Elétrico, e se for bem sucedido, poderá vir a equipar também o US Marine Corps. Os novos veículos elétricos da GE Defense utilizam as baterias Ultium Flexible desenvolvidos pela montadora.
Este veículo é concebido para ser aerotransportado e possuir grande mobilidade. Contudo o emprego de propulsão hibrida (motor a combustão da cummings e motor elétrico/baterias Ultium Flexible) me parece que não é a melhor opção para as missões previstas. Um dos problemas esta relacionado a um peso muito elevado da bateria e a suscetibilidade desta em relação a possiveis incêndios, principalmente se usarem ions de lítio. Vamos aguardar mais notícias.
Na minha opinião, o maior problema em se operar esse tipo de veículo em ambiente de conflito (além da logística pra manter eles carregados), é como combater um incêndio das baterias… Muitos bombeiros reclamam que o esforço absurdo que é dispensado para extinguir incêndios em carros elétricos.
Um tiro de uma arma de mão colocado no lugar certo, e o show de fogos vai ser grande. E longo.