Os NH90 suecos e suas tripulações estão rapidamente aumentando as suas horas de voo, apesar dos atrasos que vêm atingindo o programa.
Quatro NH90 estão atualmente em serviço no Esquadrão 214 da Ala de Helicópteros da Força Armada sueca, atualmente baseados na Base Aérea de Malmen, perto de Linkoping.
A quatro aeronaves estão atualmente um uma configuração provisória de transporte tático de tropas permitindo a realização de treinamento de voo básico, operando a partir de locais inóspitos e conduzindo operações embarcadas com dois navios. Os voos noturnos não estão sendo realizados, mas devem começar ainda este ano.
“É um grande helicóptero e tem um grande potencial”, disse o Maj Jonas Wiborg, Comandante do Esquadrão 214.
“Percebemos com os atrasos que não estaria pronto para o Afeganistão, e agora estamos trabalhando para estar pronto para possíveis missões em 2016.
Nos próximos cinco anos vamos perceber que o NH90 é capaz de cumprir um amplo espectro de missões” revelou Wiborg, e que o Esquadrão tinha voado cerca de 270 horas em 2011, e só no primeiro semestre de 2012, já foram voadas mais de 200 horas.
A Suécia encomendou 18 NH90 e, de acordo com NHIndustries, o próximo lote de NH90 suecos serão entregues na configuração TTT International Mission (IM), que adiciona um guincho (host) de salvamento SX-16 e uma estação de missão tática, fabricada pela SAAB, operada na parte de trás da aeronave.
A primeira dessas aeronaves está prevista para ser entregue em setembro ou outubro deste ano. Os NH90 suecos foram construídos na Finlândia, pela Patria, e pela Eurocopter na França e na Alemanha. Sete aeronaves foram produzidos para a Força Aérea, além de quatro em serviço com o Esquadrão 214, dois estão em uma configuração provisória, enquanto que o primeiro helicópteros construído é usado pela Eurocopter para testar a configuração naval.O governo sueco encomendou cinco, dos 18 NH90, para ser configurado para operações de guerra naval, porém baseados em terra.
Conforme as aeronaves são entregues, a frota de NH90 será dividida entre as bases em Ronneby, no sul do país, e em Lulea Kallax, no norte. A Base de Ronneby vai receber a configuração naval.
FONTE: Rotorhub
TRADUÇÃO e ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea e Naval