A quarta unidade da Frégate Européenne Multi-Missions (FREMM) da Marinha francesa, a Auvergne (D 654), encomendada pela Organisation Conjointe de Coopération en matière d’Armement (OCCAR) para a Direction générale de l’armement (DGA), suspendeu nesse sábado (25), do estaleiro da DCNS em Lorient para prosseguir com os seus testes e avaliações em Toulon.
A nova FREMM francesa iniciou seus testes de mar no dia 26 de setembro de 2016, na costa da Bretanha.
FONTE e FOTOS: DCNS
Jr e Bardini… levando em conta q a ”Classe IVER HUIFTIELD…” (q e uma absalon melhorada/derivada) por um preço de 400 mi de euros (isso hj ) … considerando as qualidades .. nao seria ideal pro prosuper ? ta mais barata q a KDX-2 alem de tudo e mais moderna .. quanto a classe Crossover .. essa sim acho sub armada .. embora mais moderna ..e ctz mais cara .
Bardini .. discordo q a Absalon seja uma gambiarras …. mt menos q seja sub armada .. vejamos ;
tem um deslocamento de 6600 tons
armado com canhão MK-45 de 127mm .. possui 2 CIWS millennium 35MM .. .36 misseis ESSM … 16 misseis harpon block II … 2 lançadores triplos de torpedo .. pode transportar 2 helis … pode transportar e alocar minas … entre outras coisas .. isso so na ”L-16/17” se n e bem armada n sei o q e ….. e como bem lembrou vc e o _RR_ … A ”IVER HUIFTIELD” e uma derivada dessa mesma absalon .. a MB poderia perfeitamente fazer as modificações a seu gosto iclui ai e eletrônica .(mesmo a presente na L-17 esta a anos luz do q a MB tem hj ) .. . e um projeto recente .. data de 2002 …
BrunoFN o Bardini tem razão,a Absalon não é uma fragata, ela funciona mais como um navio de apoio, se é para comprar esse tipo de navio, que se compre a classe Crossover da Damen que é mais moderna que a Absalon. A Absalon tanto não é uma fragata que os Dinamarqueses compraram 3 fragatas da classe Iver Huitfield que usam o mesmo casco da Absalon, mas é bem mais armada e mais moderna do que esta, aliás ontem estava lendo sobre esse fragata e pelo preço dela, cairia como uma luva na MB, ela é uma das favoritas na concorrência Canadense para a compra de 15 novas fragatas. Até congressistas americanos citaram ela quando criticaram os LCS americanos. Todo mundo sabe da certa aversão que a MB tem de navios asiáticos, ora porque não olhar então para os produtos que podem ser oferecidos pelos países Nórdicos( Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca) eles tem um indústria de defesa tão sofisticada quanto os nossos parceiros da Europa ocidental, só que oferecem um preço bem mais em conta
Concordo com o Bardini. Nossa realidade hoje requer, e permite, uns doze OPV, com hangar para um SH-16, um canhão Bofors Mk110 de 57 mm e capacidade para receber 2 lançadores de MAN-SUP se necessário.
Aliás, a Damen tem um projeto com uma proposta muito parecida com a da Absalon, se chama: Crossover.
Mas esses navios são “gambiarras”… Se fosse realmente útil, veríamos mais deles por aí. Se fosse o caso de escolher um desses para a MB… Por mim, gastaria o dinheiro em um bom OPV, esse sim, seria muito útil por estas bandas.
Absalon é mais barata pq não é uma Fragata é um navio de apoio. Conta apenas com defesa de ponto e eletrônica menos sofisticada.
A Iver Huitfield é a Fragata derivado do projeto das Absalon, custa um pouco mais caro mas é muito melhor armada e equipada. Casa melhor com as necessidades da MB, já que é dedicada a AAW.
Navio barato não é feito somente na Ásia…
A Classe Knud Rasmussen, um OPV dos Dinamarqueses também tem um preço atraente.
De fato a ”Absalon” n e uma fragata ..é mais q uma .. é uma classe unica extremamente modular .. barata ( ate entao ) e bem armada …por ser uma navio multiuso ..e exatamente o q a MB precisa (na minha visão ).. ela sozinha pode fazer o papel variado de missões (mais ate q uma fragata em si ) … um conceito único q se encaixa no q a MB quer .. se me permitirem a sugestão o DAN poderia fazer uma matéria sobre ela .. n conhecia essa classe .. mais fiquei fascinado por ela quando vi suas capacidades .. e o q poderia fazer alem …acho perfeita pra MB
A Absalon é um navio de apoio não uma Fragata. Também não é do que a MB realmente precisa no momento na minha opinião.
Essa FREMM francesa é uma Fragata ASW. Creio que o que a MB “pretendia” era algo como uma o ‘Carlo Bergamini’, mas com mais armamento, ou seja, uma Fragata Emprego Geral.
Uma Improved Bergamini foi apresentada na DIMDEX 2016.
Baita Fragata.
Valour Meko A200 – a um custo de 327 Milhões de Dólares a unidade.
_RR_ .. se a MB adquirisse o projeto das Absalon .. (propriedades e derivados do projeto ) n poderíamos fazer o mesmo junto aos chinas .. coreanos … ou outro estaleiro qualquer pra q produza partes do navio ?… mesmo q o preço em si fique acima dos 300mi … acho q seria perfeitamente viável …e consideravelmente mais barato q a própria FREMM … alem de possivelmente se tornar um projeto ”nacional’ …. algora se algum outro estaleiro herdou o projeto .. acho valido ao menos a MB fazer um consulta ….
Tipo 26, F124 (alemã) ou FREEM italiana.
BrunoFN,
Creio ser improvável que esse preço seja praticável por hoje… Eu apostaria o dobro disso, no mínimo…
O custo de construção dos últimos navios dinamarqueses somente foi possível a preço baixo por conta da utilização de mão de obra em países mais pobres. Seções da classe ‘Iver Huitfeldt’ foram construídas em estaleiros da Lituânia e Estônia, o que permitiu cortar os custos em mais de 40%.
Não creio que essa conjuntura tão favorável seja possível hoje…
Jr se faliu … ta ai uma baita oportunidade de aquisição das ditas propriedades .(mesmo as L16 E ‘L17’ poderiam ,quem sabe, ser envolvidas numa possível negociação na proxima década com o gov da Dinamarca ) .. e um navio q tem tudo haver com a MB mais ainda pelo seu custo (teria q reaver o preço atual entao ) .. de quebra ainda poderíamos exporta-las … ..a MB bem q poderia estudar essa situação …mas duvido q alguém pense nisso por la
Brunofn, infelizmente pelo que fiquei sabendo o estaleiro na Dinamarca que construiu as fragatas Absalon faliu e fechou devido a crise internacional, não sei como seria oferecido esse projeto no caso se aparecesse interessados, talvez os donos da propriedade intelectual do projeto oferecessem a venda com transferência de tecnologia além de serem construidos em estaleiros nacionais
Minha preferência é pela Type 26 SDS
Com corrupção ou n .. gostaria e mt de ter celebrado aquele contrato de 18 FREMMs (italianas) .. q quase saiu do papel no gov Lula .. mas … hj devido a crise … minha favorita virou a Classe Absalon (320 mi euros a unidade .. e por esse preço .. basta a MB vontade e visão ).. alem de custar metade de uma FREMM ..n deve em nada em relação a qualidades
Estaríamos bem servidos.
Quatro dessas estaria bom.
E aí, Jungmann. Consiga essa parceria…