Ontem, a TV 4 transmitiu uma matéria sobre o Gripen JAS 39, com a manchete – “Erro grave sendo silenciado”. Isso é gravemente enganoso.
Há cerca de um mês, a TV4 solicitou todas as edições da publicação “FlygDag”, de 2010 em diante. “FlygDag” é uma compilação de relatórios de desvios relevantes, emitida pela Aeronáutica quatro vezes por ano. Esta compilação, que é uma informação aberta, é parte essencial da cultura de segurança de voo aberto e confiante dentro da Força Aérea. Este tipo de relatório confiante e aberto, que, de jeito algum é “silenciado”, contribui fortemente para a alta segurança de voo e baixa taxa de falha demonstrada hoje pela Força Aérea Sueca.
O Gripen JAS 39 é um sistema tecnicamente complexo que está em constante atualização, da mesma forma que o software do sistema. Isso contribui para o fato de que o sistema tem grande potencial de desenvolvimento ao longo do seu tempo de vida, que por sua vez faz com que Gripen JAS 39 tenha um bom custo-benefício para as Forças Armadas e também haja grande interesse pelo sistema no mercado internacional.
O constante desenvolvimento e a introdução gradual de funcionalidades novas e avançadas no sistema Gripen JAS 39 às vezes significa que as limitações técnicas temporárias surgem em determinadas áreas. Isso é tratado pela Força Aérea, como com qualquer outro operador de aeronave militar ou comercial, por meio de restrições temporárias. Estas restrições temporárias visam manter o alto nível de segurança de voo, a fim de não pôr em risco a segurança de voo da Força Aérea, de outros operadores do ar ou de um terceiro.
As avarias que foram relatadas por TV4 são conhecidas pela Força Aérea e são corrigidas através do acima mencionado, e, neste contexto restrições limitadas. Treinamento e exercícios de atividade foram realizados em todas as partes principais. Ao longo do tempo, a Força Aérea tem e ainda está resolvendo suas funções, incluindo a preparação incidente, tal como foi decidido pelo Governo.
Autoridade reguladora da Força Aérea, o Military Flight Safety Inspectorate (FLYGI), não considerou necessário direcionar qualquer crítica de como a Força Aérea gerencia essas restrições temporárias. Em seu último relatório, o FLYGI escreveu:
“Os Inspetores de Segurança de Voo (FSI) avaliam que a segurança geral de voo atual é aceitável e não há tendências negativas claras. Em um sentido estatístico, é considerada boa, pois a taxa de acidentes no ano de 2014 é zero e o número de sérios incidentes é baixo. Além disso, as atividades de todos os operadores são caracterizadas por um nível de ambição elevada combinada com pessoal altamente qualificado”.
No geral, o Gripen JAS 39 é um sistema eficiente e seguro que resolve as missões da Força Aérea e na qual a Força Aérea tem grande confiança.
O original está no link: http://blogg.forsvarsmakten.se/flygvapenbloggen/2015/04/22/flygstabens-kommentarer-angaende-inslaget-i-tv-4/
Pronunciamento da SAAB:
A Saab, na Suécia, está ciente dos problemas relatados pela Força Aérea Sueca e enfatiza que medidas corretivas foram implementadas. Enfatizamos que o Gripen possui um dos sistemas de voo mais estáveis do mundo.
“NOTA DO EDITOR: O que foi relatado por este canal de TV é real, porém, relata problemas que ocorrem com diversos outros modelos de aeronaves também. Como citado na resposta acima, alguns casos são isolados, específicos em determinada aeronave. Não se pode e não se deve portanto, generalizar as situações que a emissora apresentou. Ressaltando a transparência com que a SAAB lidou com o fato.
Para o DAN, que teve a oportunidade de estar em Linkoping, junto com o ex-piloto naval, Comandante Sobral testando o Gripen, o que podemos afirmar é que o mesmo voou a 51 mil pés, quebrou a barreira do som, puxou Gs e não relatou nenhum problema como os relatados pela TV. Na aviação, as vezes algumas aeronaves são consideradas “temperamentais” (individualmente), e isso vale para qualquer tipo.
Finalizando, vale lembrar que os sistemas do Gripen E e do NG são diferentes dos modelos relatados pela TV sueca.”
Muito blá blá blá, e teóricos da conspiração de tudo quanto é lado. Não existe decisão perfeita e sim a melhor decisão dentro de um contexto. E não acho que o gripen foi o pior. Tiraremos muitos proveitos disso. E iremos parar de usar velhos, mais utilizáveis caças da 3ª geração “modernizados”. Isso sim é uma lástima. O resto é jogo de interesses. O que não podemos é ficar parados pelo medo de participar do jogo, incluindo seus críticos seja qual for a decisão tomada.
Edson, perfeito o seu primeiro comentário. É muito difícil para alguns entenderem mas…só entenderão quando o caldo entornar, mas aí, sera tarde de mais. Me parece que o senador de SP, aquele varias vezes derrotado, já pediu o fim do sistema de partilha, os entreguistas e privatizadores já estão botando as manguinhas de fora, ainda bem que a mobilização dos petroleiros, deputados, Senadores e entidades já estão se mobilizando contra o projeto do tal senador entreguista, só na Câmara já são mais de duzentos contrários a isso. E o pior, esta grande mídia continua subserviente a interesses internacionais bem conhecidos. Lamentável.
Isso se chama olho gordo nóis dos outros rsrrsrsrsrrs….jà dissia minha vóvozinha que Deus o tenha .
A verdade nua e crua:
Se o Gripen fosse realmente bom e confiável…teríamos milhares deles exportados pelo mundo…e não algumas dezenas e …pior ainda…pra forças aéreas pequenas sem importância.
Fala sério…esse jato é ruim tecnicamente (desempenho\capacidade) que os velhos F-16 e F-18.
Vamos nos lascar com esse projeto velho do anos 80.
Pior que a burrice é a ignorância.
Mas é isso ai…google está ai para isso. Informação hoje em dia não é luxo, basta querer.
Reportagem tendenciosa e sensacionalista desta tv.
Até onde eu sei coisa muito pior já aconteceu com o F-35 e ele continua aí.
Pois é, estranho tudo isso aparecer justamente agora, faltando apenas 1 semana para o senado ratificar o empréstimo dos bancos suecos para o Brasil começar a pagar esse projeto. Não sei não, mas algo me diz que a FAB vai ter que voltar a mesa para renegociar esse empréstimo, infelizmente
Não existe esse projeto que não possa ser identificado pontos negativos e que possam ser superados, posteriormente melhorado. Na minha opinião tudo que a TV4 falou foi só o obvio, trataram apenas do obvio achando que estavam destacando algo realmente imprtante, não é.
Estranho. Eu estava pensando exatamente nisso.
O lema da TV4 deve ser, Vi ses här.
Ah, voces estão entendendo aos poucos . . . Enquanto esses ataques ao Brasil e sua soberania acontecem via ataques à Petrobras, e generalizadamente ao governo brasileiro, campanhas de mídia etc, de uma certa forma ficava todo mundo aqui dentro tratando de Defesa com um certo conforto, como se o progresso e o desenvolvimento na nossa Marinha, Exercito e Aeronáutica também não fossem freados. Então, mesmo correndo o risco de ser censurado vou colocar mais uma vez aqui de uma forma bem clara: Para derrubar o governo do nosso País e mudar radicalmente a forma como o Brasil se relaciona com o mundo, com altivez, com soberania, dono de suas riquezas e destino, vão fazer de tudo para parar o País, suas empresas de grande porte, todas. A ordem geral é parar o País, cada coisinha que pare, não importa o tamanho, cada grãozinho de areia que der pra botar será posto. É uma energia tão ruim que fez com que até a nossa copa do mundo, que deveria ter sido uma festa para o mundo, fosse a tragédia de ódio, medo, violencia e derrotas, derrotas de todos. Por favor, digite o valor estimado das nossas reservas de petróleo reveladas, voces acham que dá pra anunciar isso e ir dormir na rede da varanda? Não da. Em uma outra matéria aqui neste blog mesmo, bem no final do texto, fala que o G1 apontava que o FX2 estava sob suspeita, ora, esses caras nunca falaram nada de bom, e quando aparecem é pra levantar poeira, botar areia. Jornal do interior é que é assim, os caras batem na prefeitura para o prefeito pagar matéria no jornal, então eu pergunto, a matéria dos Gripens no Fantástico foi de graça? Não podemos baixar a guarda, temos que deixar de ser ingenuos, temos que merecer as nossas riquezas, e saber quem de fato é nosso inimigo. É mais que uma questão de Defesa, é sobrevivência.
Concordo com vc Edson, se referindo especificamente a riqueza petróleo, veja o movimento das grandes petroleiras mundiais (Shell e BG) de olho no pre sal, e a tentativa de alguns setores da imprensa e política em querer entregar essa riqueza para o setor privado alegando q empresa estatal é sinônimo d ineficiencia, corrupção e outros males.
Assino embaixo Manuel…
Espera ai, muita calma meu caro. Acho até que esse tipo de.comentário não deveria ser aceito no site. Há uma imensa carga política velada nesse comentário. Ataques á Petrobras? Onde há fumaça há fogo amigo. Se não houvesse indícios de dinheiro mal gasto não haveria ataque. Talvez a governante não tenha nada a ver com tudo que esteja acontecendo, mas talvez tenha tudo a ver. A estrutura superior da Petrobras, bem como da grande estrutura da administração direta e indireta vem da base politica governista. O erro está na estrutura de governo adotada pelo Brasil mas o governo vigente é o que está ai. E indireta ou diretamente tem responsabilidade nisso ai. Então não venha com esse papo de partido perseguido porque não cola. Quanto ao Gripen, houve um aumento substancial no contrato e deve ser investigado. Não é troco de balinha, é algo realmente substancial. E as explicações dadas até o momento não são suficientes. Espero que não tenha ocorrido, mas se ocorreu que sejam apuradas e apenas as devidas responsabilidades. Por fim, o que me admira em país sério é a transparência. Falaram o que ocorreu e ponto final. Talvez se a FAB tivesse feito isso, não houvesse desconfiança. Mas não, brasileiro só explica quando percebe que pode sofrer algum prejuízo futuro. Só não percebem que isso tudo afasta ainda mais o civil das forças armadas.
Acabei esquecendo de comentar sobre a postagem. Jornalismo sem responsabilidade é isso ai. Se tivessem apurado de que tipo de informação se trata não teriam passado vergonha. Mais uma vez parabéns a Força aérea sueca, esclareceram o mal entendido e pronto. Credibilidade no alto.
Devem estar a serviço de alguém,esses cretinos carniceiros.
São hienas,nada mais que isso.
“””… algumas aeronaves são consideradas temperamentais …”””
Gostei da frase, poderia se dizer nervosa ou de personalidade mas com esse tipo de aeronave não há espaço para grandes erros.
De fato tudo que se refere ao Gripen é amplamente discutido nos blogs, mesmo porque esse é o vetor que foi escolhido para defender o Brasil por uns 30 anos no mínimo.
Essas discussões, na minha opinião, são saudáveis e sinal de que há um público atento com o tempo gasto, com a tecnologia empregada e com cada centavo do contribuinte empregado nele, portanto ainda que haja discordâncias é necessário todos manterem-se atentos … todos.
Vc pode comprar 10 aeronaves do tipo e uma delas ser a “temperamental”, ou seja, é aquela que a pane não larga de jeito nenhum. rsrsrsrsrsrs
Isso é comum em todas as Forças Aéreas. Os problemas ocorreram como ocorrem com todo tipo de aeronave. Mas sabe como é a mídia não especializada. Adora por lenha na fogueira. Enfim…..os posicionamentos estão ai.
abs
Qual seria o objetivo de se noticiar isso com uma manchete a lá revista Veja?
Engraçado. A mesma TV não deu o mesmo tratamento ao glorioso F35 e seus erros eternos, estouro de prazo e orçamento; nem deu tambem o mesmo tratamento aos erros do projeto do aviao A400-M que se arrasta desde 1994; Igualmente nao falou dos submarinos da navantia S-80. Parece mais dor de cotovelo, sabe-se la o porquê.
Não é estranho? Desde que o Gripen ganhou o F-X2 aparecem criticas de tudo quanto é lado. Vai entender.
Tenho esta mesma impressão. E olha que eu não sou lá o maior fã desta escolha do FX-2.
Curioso! eu estava pensando exatamente nisso. Muuuito estranho
Olhe ao redor Padilha e você vai perceber que se trata de lobby da concorrência. E se você me perguntar especificamente de qual fabricante eu respondo que o suspeito mais provável é a Dassault. O motivo? Muito simples: Receio! O atual cenário do mercado de aviação de caça, com ameaças crescentes e grana de medos, coloca o Gripen no topo quando você considera a relação custo-benefício.
A Dassault na LAAD 2015 nem mostrava o Rafale C/B. Somente o naval, Rafale M, para tentar disputar como caça embarcado no A-12 São Paulo após a reforma do mesmo.
Ou seja, a Dassault já considera o FX-2 como decidido.