As Forças de Defesa Finlandesas vão comprar veículos blindados pesados Patria 6×6, dentro do programa Common Armored Vehicle System (CAVS). O Ministro da Defesa finlandês, Antti Häkkänen, autorizou o Comando Logístico das Forças de Defesa Finlandesas a iniciar uma aquisição em série de veículos blindados pesados de transporte de pessoal 6×6 da Patria.
A primeira fase da aquisição incluirá um veículo pré-série e 20 estações remotas de armas da Kongsberg que serão integradas nos veículos. A aquisição também incluirá uma opção para compras adicionais de 18 veículos, bem como provisões para equipamento, manutenção, peças de reposição e treinamento de veículos.
“As variantes de veículos blindados pesados são diferentes das variantes básicas de veículos Patria 6×6, pois possui maior proteção e poder de fogo. O veículo blindado pesado Patria 6×6 com sistemas de armas remotas é o resultado final do trabalho em equipe de P&D de vários países”, afirma Jussi Järvinen, Vice-Presidente Executivo da Divisão Finlândia da Patria.
Além da Finlândia, o programa inclui atualmente a Letônia, a Suécia e a Alemanha. O programa começou em 2020 e cerca de 700 veículos Patria 6×6 foram encomendados no âmbito do esforço conjunto. O programa também despertou interesse em outros países.
FONTE: Patria
“…As variantes de veículos blindados pesados, são diferentes das variantes básicas dos veículos Pátrias 6×6…”
Acho q este é o esquema, o EB poderia ir no embalo e fazer um Guarani ou “jacaré que cuspe fogo” com uma versão com blindagem mais resistente, de fabricação israelense, ou turca, ou russa…, com um motor mais possante, suspensões reforçadas e até uma versão 8×8, e por aumentar o peso, acredito q irá deixar de ser anfíbio, ou faz uma gambiarra igual ao blindado anfíbio da Coreia do Sul, q ao entrar na água, bolsões infláveis surgem das laterais do veículo.
Talvez assim o nosso Guarani virá campeão de vendas, fortalece as forças armadas com um blindado de peso ou de “responsa”, mais resistente a projeteis e ao vender gera muitos empregos…
“Lavoisier nada se cria, nada se perde, tudo se transforma…”
“O homem no mundo….”
Abraço
É tipo o nosso Guarani, não é?