Após quatro anos, uma das maiores feiras internacionais do setor Aeroespacial, a Farnborough International Airshow (FIA), volta a acontecer em 2022. O evento ocorrerá entre os dias 18 e 22 de julho, na Inglaterra, apresentando ao mundo as maiores inovações para o segmento. Entre as expositoras brasileiras, estará a empresa Akaer, com uma gama de produtos e soluções de alta tecnologia.
Sempre atualizada com o mercado nacional e internacional, a Akaer participa de importantes feiras para demonstrar suas capacidades tecnológicas e ficar atenta às novidades e demandas do cenário atual. Na última edição da Farnborough, em 2018, a empresa também esteve presente.
Destaques da Akaer na Farnborough:
UAS
A empresa demonstrará seu projeto de UAS para reconhecimento terrestre e naval, sendo que o mesmo poderá ser configurado para outros tipos de missões. A plataforma possui amplos compartimentos internos os quais somados aos seus pontos duros possibilitam o transporte de uma carga útil que poderá ser composta de sensores e sistemas de ataque.
Por meio do seu design inovador e de sua grande autonomia de voo, este sistema fica por muitas horas sobre a área de atuação, atendendo plenamente as múltiplas necessidades do seu operador.
“Temos a plena capacidade de desenvolvimento de soluções não tripuladas cobrindo todo o ciclo de desenvolvimento, desde a concepção, projeto, integração de sistemas, testes e certificação”, afirma Aldo da Silva Junior, Vice-Presidente de Marketing e Vendas da Akaer.
Segundo Aldo, o que a Akaer apresentará na feira é apenas um exemplo das soluções não tripuladas da empresa nesse segmento. “Desenvolvemos aeronaves que atendem a requisitos complexos oriundos dos nossos clientes: desde missões de inteligência, vigilância, até mesmo tarefas que exijam emprego operacional de sistemas de armas”.
Modificações e Modernizações de Aeronaves
Dentre os pacotes de serviços prestados destacam-se as soluções de modificações as quais efetuam as alterações de estruturas, mecanismos primários, desenvolvem novos interiores e instalam equipamentos e sistemas. Todas essas atividades são plenamente aplicáveis em aeronaves comerciais, VIPs e militares tanto de asa rotativa como fixa.
Para as modernizações, destacamos o trabalho feito com o P3 Orion da Força Aérea Brasileira destinado à patrulha do litoral brasileiro, no qual o mesmo passou por um processo completo de revitalização das suas asas, prolongando assim a vida útil dessa importante plataforma de vigilância aérea.
“A Akaer possui longo histórico referente à revitalização das mais variadas plataformas aéreas, sejam elas civis ou militares, adequando seu emprego para os novos desafios dos nossos clientes”, afirma Cesar Silva, CEO da Akaer.
Satélites
Para o segmento dos nanos e micros satélites de observação remota de alvos, a Akaer irá apresentar sua nova câmera, a qual possui dentre suas aplicações a geração de imagens em alta resolução para a detecção de movimentação de contingentes como tropas e veículos blindados.
Além disso, a empresa possui total capacidade de desenvolvimento de outras tecnologias utilizadas nesse setor, como por exemplo: processamento de sinal e controle de carga útil, concepção e projeto de missões espaciais completas, engenharia de sistemas espaciais, entre outros.
Modernização de veículos de combate
A empresa exibe também seu novo programa de modernização de veículos de combate blindados, aumentando dessa forma suas respectivas vidas úteis.
Dentre os possíveis pacotes de modernização, destacam-se a possibilidade de implantação de novas motorizações, a revitalização da suspensão, instalação de torres de comando automatizada para melhora da consciência situacional, substituição das miras óticas por optrônicos de última geração para busca e pontaria dos alvos e instalação de lançadores de mísseis antitanque.
Um dos pontos de destaque é a possibilidade de instalação de modernos computadores de tiro para execução de todos os cálculos balísticos e um outro computador de comando e controle o qual irá analisar em tempo real os parâmetros ambientais que possam interferir na execução das missões.
Com relação às asas do P-3, como está o programa? Lembro de ter lido notícia sobre a recuperação de 2 ou 3 conjuntos de asas. Mas salvo engano a FAB dispõe de 7 unidades. O texto da matéria é vago. Pode-se interpretar que todos os P-3M tiveram as asas revitalizadas.