O Projeto Estratégico do Exército Defesa Antiaérea (PEE DA Ae), cumprindo as aquisições previstas no seu escopo, adquiriu, após processo licitatório, por intermédio do Comando Logístico (COLOG) e da Comissão do Exército Brasileiro em Washington (CEBW) o sistema de mísseis telecomandados RBS 70, de origem sueca.
Com esta aquisição, o PEE DA Ae entrega ao Exército uma capacidade, que se enquadra nos objetivos estratégicos da Força Terrestre, permitindo a defesa eficaz de infraestruturas críticas do país e, também, de meios militares desdobrados.
A Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea (EsACosAAe), estabelecimento de ensino do Exército responsável por especializar militares no emprego da artilharia antiaérea, também receberá os meios para a capacitação no material.
O contrato celebrado com a SAAB, fabri_ cante do sistema de mísseis, prevê simuladores, mísseis reais, mecanismos de lançamen_ tos, equipamentos de manutenção, equipamentos de visão noturna e cursos na fábrica para oficiais e sargentos especialistas em Artilharia Antiaérea.
Na semana de 3 a 7 de março, uma equipe composta por militares do Escritório de Projetos do Exército (EPEx) e da Diretoria de Material (DMat) realizou o Teste de Aceitação de Fábrica do sistema RBS 70, quando foi possível comprovar o atendimento a todos os requisitos do PEE DA Ae.
Após a aprovação do sistema, a mesma equipe supervisionou e inspecionou a embalagem e preparação dos componentes do sistema para embarque do primeiro lote para o Brasil.
A previsão de chegada ao Brasil de parte do material adquirido é que ocorra em meados de abril de 2014, na cidade do Rio de Janeiro.
FONTE: EB
Espero que a Marinha entre nessa tb, os fuzileiros tem o Igla não é?
Seria uma arma interessante a aplicar e nossos navios Patrulha em caso de conflito, mesmo em mar azul um “batedor” de frota de 200 Tons “baixinho e folgado” capaz de 26 Knots, com canhão de 40mm e 20mm mais um lançador desses, se o Lynx do inimigo chegar a menos de 8 milhas para investigar ou lançar seu Sea Skua (Patrol Killer) vai ter uma surpresa desagradável, vai se dar mal!! Eu tambem adoraria ver nossos Patrulhinhas de 26 Knots armados com a versão de 20 Km de alcance do Avibrás MP-FOG filo guided, a marinha devia largar o pré-conceito contra guided deixado pelo Seacat!!! Veja que realço a velocidade esse aí pode sustentar acima de 21 Knots poderia reabastecer Heli em Vôo lá na frente da esquadra fazendo Piquete radar com os Helis e olha q temos 10 destes!
ola, meu camara vc esta meio mau informado…….
a MB usa o MISTRAL fraçes nos CFN, 2 sistemas SIMBAD no A-12 SAO PUALO, e SOOOOOOOO !!!!!!! e nao tem previsao nenhuma em usar nos navios-patrulhas.
nenhum inimigo nosso tem LYNX e o MP-FOG da avibras a muito nao esta em desenvolvimento…….
abraos
Quantos lançadores e misseis foram adquiridos alguns anos atras o Peru comprou um sistema semelhante só que foi da Coreia do Sul . Eles compraram 16 lançadores e mais de 100 misseis como gostamos de comprar a conta gotas eu não ficaria surpreso se comprássemos somente 12 lançadores e uns 60 misseis.